TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva - Competências profissionais

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

RA

Deborah Rabelo Peixoto

9902003823

Atividade Discursiva

Anhanguera Educacional

2016


           Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Discursiva

Trabalho desenvolvido na disciplina de Competências Profissionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Discursiva, sob orientação da tutora Liliane Lima.

Anhanguera Educacional

2016


O texto de Rubem Alves traduzido no contexto da leitura nos mostra que assim como na música, onde a criança para aprender primeiro deve conhecer e ter prazer, para depois aprender as partituras, na aprendizagem da leitura não deve ser diferente.

As crianças devem ter conhecimento, ouvir histórias contadas pela família e pelo professor, tomar gosto para a leitura, para que assim, tenham curiosidade e queiram aprender a ler e escrever.

Rubem Alves nos diz que o professor deve ser o mediador, o que causa curiosidade e não o que dá “respostas prontas”. A resposta está nos livros, na internet e em todo lugar, portanto cabe ao professor aguçar a curiosidade do aluno, ler para que ele tome gosto por leitura.

O método tradicional que aprendemos, o famoso BA-BE-BI-BO-BU não permite que a criança descubra sozinha e sim aprende de forma “pronta e forçada”, por isso temos crianças e jovens que odeiam a leitura.

Na música, uma simples canção que a mãe canta para fazer o bebê dormir, percebemos sua compreensão quando este se tranquiliza e dorme, sem precisar saber sobre notas.  E no contexto da leitura é o mesmo, não é necessário ensinar o abecedário, as letras, as vogais, juntá-las e formar palavras, e sim se faz necessário o professor levar o aluno a pensar, a se expressar, a ter gosto e vontade em aprender e ter autonomia.

Os professores devem ter em mente que não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam as crianças e sim a história, elas ficam encantadas com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro.

A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras, pois primeiro a criança deve ouvir alguém ler, para escutar com prazer, a partir daí sua curiosidade é aguçada e ela volta-se para sinais misteriosos que são as letras, deseja decifrá-los e compreendê-los, pois é isso que abre o mundo das delícias que moram no livro. Deseja a autonomia, ter prazer pelo texto sem precisar da mediação da pessoa que o lê.

A prática da leitura em casa deve ser continuada pelo professor na escola, onde o aluno terá prazer e irá descobrir o mundo da leitura tendo desejo em aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com