TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa - Noções De Atividades Atuariais.

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Colaborativa - Noções De Atividades Atuariais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução histórica do seguro no Brasil

O seguro teve inicio no Brasil no ano de 1808 com a Companhia de Seguros Boa fé, cuja abertura foi feita por D.Joao VI, onde situava-se na Bahia e seu principal foco era o seguro marítimo.

No ano de 1822, nascia o código comercial, onde, falava que, os seguros marítimos estavam regulamentados, ou seja, mais empresas passaram a ter esse segmento de venda de seguros marítimos, porem, ficou proibida a venda do seguro de vida por motivos religiosos.

Com o ano de 1850, já liberada a venda de seguros de vida, assim como o seguro terrestre, nasce a primeira empresa, a Companhia de seguros tranquilidade no Rio de Janeiro. Após este advento, com o ano de 1862, começaram a nascer empresas provindas do exterior a vender seguros, onde promulgou grande alavancagem no Brasil. Visto isso, em 1901, a normatização das companhias de seguro em território nacional, com isso, veio a criação da SUSEP (superintendência geral de seguros), onde em 1916 ficou sancionado a Lei 3.071 que previa que o Código civil brasileiro, tivesse um capitulo só para seguros.

Definição de seguro

É um contrato, o qual umas das partes, estãoobrigadas a indenizar a outra, o segurado no caso, onde haja uma ocorrência de determinado sinistro em troca de um premio de seguro.

Características do Seguro

Previdência: Esta característica se dá á proteção contra danos e perdas que no futuro atingirão as pessoas e seus bens;

Incerteza: Caracteriza duvida, ou seja, quando irá e se irá realmente acontecer o risco que se busca essa proteção, porem, no seguro de vida, a incerteza é contada por época;

Mutualismo: Pessoas que possuem o mesmo interesse segurável, onde ocorre uma formação em massa econômica, que sirva para suprir eventuais necessidades de risco que ocorra sobre uma delas.

Seguro de Automóvel

Definição: è destinado a veículos terrestres automotivos, onde, cobre partes relacionadas ao automóvel, como: colisão, incêndio, roubo, acidente a passageiros e terceiros, reposição do veiculo. Seu custo varia de acordo com o veiculo e suas características.

Características: Este tipo de seguro oferece diversificados serviços que estão diretamente ligados ao automóvel, é extremamente completo, como: guincho, caso haja falha mecânica, serviço de chaveiro, troca de pneu.

Considerações finais

Neste trabalho acadêmico, observamos e estudamos que, o seguro no Brasil tem um histórico de crescimento muito significativo, pois, ele advém das necessidades das pessoas. Hoje, existem muitos tipos de seguros, seguros de saúde, seguros de vida, seguros de automóvel, etc.; todos possuem um peso relevante na vida das pessoas. O seguro se tornou parte importante, pois, estamos sempre correndo risco, e ele foi criado justamente para que possamos correr riscos sem preocupações ou com poucas preocupações.

Referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com