TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Libras

Trabalho Escolar: Atividade De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

LIBRAS EM NOSSA VIDA

LIBRAS (língua brasileira de sinais) é um meio de comunicação necessário não apenas pelos alunos que possuem uma necessidade especial em ser surdo ou mudo, uma pessoa que não tem nenhum tipo de necessidade especial também pode ficar surda ou muda ao longo de sua vida e assim fazer uso dessa língua para se comunicar.

Desenvolvimento

O ensino de LIBRAS deveria ser inserido na rede de educação desde pública e privada como uma disciplina básica junto com a Língua Portuguesa e Matemática. Isso tornaria a inclusão algo desnecessário já que todos teriam conhecimento deste meio de comunicação não sendo necessário um tradutor interprete na sala de aula. Independente do aluno ser surdo ou ouvinte ele não teria dificuldades em se comunicar facilitando a interação entre ambos diminuindo as discriminações.

Os requisitos básicos para a formação de um professor em libras é que ele tenha formação superior em graduação de licenciatura plena em letras ou em curso de pedagogia , é importante que obtenha de curso promovido pelo ministério da educação . Fazer de tudo para ajudar no desenvolvimento e aprendizado do aluno, valorizar seu aluno, se preparar, adquirir conhecimentos, melhorar a cada dia mais aprendendo com todos ao meu redor e ser humilde para reconhecer que sempre aprenderá e que não sabe de tudo. Contudo o profissional especializado em LIBRAS supera dificuldades com amor pela profissão e principalmente para quem ele o faz.

O governo precisa com urgência investir na formação de profissionais em LIBRAS, já que é uma área que não possui muitos profissionais e tem grande necessidade. Esta falta de profissionais pode ser pela falta de recursos e estruturas, pelas dificuldades mediante a este tipo de trabalho entre outros motivos. É necessário também estruturar todas as instituições de ensino para acesso aos alunos surdo-mudos e disponibilizar recursos de matérias apropriadas para as aulas.

Independente do professor de LIBRAS ser surdo ou ouvinte, o que faz o aluno aprender na verdade é a didática da aula, o preparo do profissional levando-se em conta a importância dos recursos matérias,que serve de apoio para o professor e alunos.

O ensino da Língua Portuguesa aos surdos é semelhante ao ensino de uma língua estrangeira devido às diferenças entre as duas línguas, mas é contraditório dizer que LIBRAS é uma linguagem estrangeira se ela foi desenvolvida para nós que moramos aqui no BRASIL, nos comunicar com as pessoas que são surdas. Isso não ocorreria se LIBRAS fizesse parte fundamental na grade curricular das escolas. Aprendemos uma língua estrangeira quando precisamos ir para fora do país onde as pessoas não conhecem nosso idioma e tem seu próprio, nos temos o nosso e LIBRAS faz parte dele.

Isso não acontece como deveria como mencionado anteriormente é grande a falta de profissionais nesta área. Temos o decreto, mas pouco vemos funcionando. São pouquíssimas as instituições de ensino que a exercem, sendo que algumas são gratuitamente e outras cobradas. O correto seria a prática deste decreto em todas as instituições de ensino em todas as regiões do país gratuitamente.Pelo descumprimento seria cobrado multa ao responsável e até a possibilidade de ser preso por privar este direito a quem necessita.

Suponhamos que na empresa em que trabalho foi contratado um funcionário surdo, o qual utiliza a língua de sinais e ele irá trabalhar no meu setor.

Pelo fato de não saber me comunicar com ele e observá-lo fazendo os sinais, percebo que dentro de mim surge uma grande curiosidade em saber o que ele está fazendo e fascinação em observar seus gestos. Como trabalhamos no mesmo setor, tento me aproximar e entender o que ele quer me dizer. Aos poucos consigo entendê-lo e até aprendo alguns sinais, percebo que este funcionário se sente até mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com