TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Casos: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE ESTRUTURADA

Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos atualmente, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana. Vivemos num mundo onde o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. Sendo assim, a tarefa básica e a perspectiva da Ciência da Administração é a de solucionar problemas por meio de pessoas, processos e produtos, de modo a tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Com isso, abaixo segue a importância de algumas disciplinas e exemplos de como as empresas podem solucionar problemas a partir da perspectiva da Ciência da Administração.

Teoria Geral da Administração

A Teoria das organizações atualmente enfatiza a abordagem aos problemas e estudos da organização de forma que os componentes comportamental, estratégico, estrutural e tecnológico tenham um tratamento de igual relevância, preponderando esse ou aquele componente, de acordo com as contingências internas ou ambientais. Com isso a TGA aborda aspectos com relevância a evolução do Pensamento Administrativo, o Papel da TGA dentro de uma organização, A influência da Globalização, a Teoria X e Y, a Pirâmide de Maslow, entre outras. Um exemplo que mostra a importância dessa teoria é a Pirâmide de Maslow que mostra como é a divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Esse aspecto ajuda a organização a entender e trabalhar com a hierarquia de necessidades a fim de proporcionar a auto-realização dos colaboradores.

Introdução a Administração

Atualmente, tornou-se de fundamental importância a existência de uma organização completa. Com isso, está presente na vida civilizada e para alcançar os seus objetivos, as organizações necessitam de uma administração. Para uma eficiente administração, é importante conhecer suas principais funções- planejamento, organização, direção e controle. Com esse foco, busca-se o sucesso das organizações em um mundo que se torna cada vez mais globalizado sendo que, são os administradores que traçam os objetivos e conduzem as organizações. A Introdução a Administração abrange motivação e desempenho, O Gerente no processo de Motivação, Códigos de Ética, Ética, as Principais teorias da Administração, entre outras. Um exemplo que pode ser dado é que sendo o gestor deve ser visto como um dos fatores determinantes para o sucesso da organização. Uma empresa que tem um chefe e não um líder sofre com as consequências, pois o gestor motiva o trabalho em equipe, ao pensamento crítico, a inovação e conhecimento. A empresa que é centralizada e não está aberta a esse tipo de gestão sofre com individualidade, onde as informações não são compartilhadas, problemas com clima organizacional, motivação dos funcionários é deficitária, e com isso dificulta a rentabilidade da empresa no mercado.

Gestão de Processos

A evolução da tecnologia tem oferecido as organizações uma grande prática de novas aplicações para atender as necessidades do mercado. Com isso, Gestão de Processos é uma estratégia organizacional e deve ser amplamente compreendida pela organização. Um negócio de sucesso é construído sobre um alicerce de processos que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa. Sendo assim, a Gestão de Processos é um método que auxilia a organização solucionar problemas a partir da utilização de rever, melhorar e padronizar processos de trabalho. Utilizando a estratégia abrangente, sistemática e estruturada que garante a participação efetiva dos envolvidos, independente do nível hierárquico, promovendo o comprometimento com a qualificação do processo de trabalho.

Análise Organizacional

A análise organizacional tem como objetivo a resolução de problemas, assim como as ações de resoluções dos problemas identificados. Por essa razão é uma ferramenta importante na definição dos sistemas de informações de uma organização.

Contabilidade Gerencial

A importância da Contabilidade Gerencial numa organização é que a função da contabilidade na área de controle, gerenciamento e tomada de decisões através de seus relatórios, mostrando a organização na sua forma mais real. Sendo assim, a Contabilidade Gerencial, auxilia os gestores na tomada de decisão e solucionar esses problemas de finanças, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda de muito dinheiro, ou até mesmo a falência da empresa, Sendo assim, para que esse risco seja praticamente zero, a Contabilidade Gerencial pode propiciar mudanças já que seus relatórios são capazes de mostrar com tamanha precisão a situação real da empresa, ate mesmo para fazer previsões futuras para um eventual investimento, como uma filial ou ampliação da organização, e até mesmo na possibilidade de uma compra maior para um eventual estoque, e até mesmo num investimento. Um exemplo simples é a empresa que não tem suas finanças detalhadas e não tem seu fluxo de caixa organizado.

Macroeconomia

A macroeconomia abrange a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia na organização pode ajudar a empresa a solucionar alguns fatores como atingir metas e aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. Com isso, facilita a empresa a visualizar o mercado e saber informações sobre os juros, o mercado de exportação e importação, o nível de preços, etc.

Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Com isso tem a capacidade de auxiliar a organização na solução de alguns problemas como falta de participação dos funcionários, pouco envolvimento e desenvolvimento dos mesmos. Um exemplo são empresas que não valorizam as pessoas que nela trabalham e assim a gestão de pessoas entra com o objetivo a valorização dos profissionais, estimulando-os, motivando-os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com