TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Trabalho Universitário: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Estruturada

Neste texto será abordado o cenário da tecnologia da informação das micro e pequenas empresas, que estão cada dia mais dependentes de algum tipo de sistema para melhoria e facilidade do serviço prestado, hoje em dia é comum ver que até mesmo pequenas empresas onde não se fazia o uso de nem um computador, aderindo ao uso de algum sistema para entrar no mundo da tecnologia e ser mais eficiente no mercado de trabalho.

As empresas consideradas pequenas estão percebendo que não tem como continuar de forma amadora no mercado de trabalho, pois está ocorrendo muito competitividade no mercado, sendo quase que obrigatório algum tipo de sistema seja para melhoria no serviço ou para não ficar para trás em relação a rivalidade existente no mercado de trabalho.

As pequenas empresas enfrentam muitas mudanças, as necessidades de inovação tecnologia, clientes mais exigentes, e ter um grau muito elevado de praticidade e comodidade que hoje em dia são essenciais para ganhar o mercado de trabalho e valorização da empresa.

A pequena empresa que resolvi escolher é uma padaria localizada no bairro Jacy onde eu moro, esta pequena empresa é denominada Padaria Jacy, que é responsável por produzir uma grande quantidade de pães para clientes e fornecer pães para outras padarias, a Padaria Jacy atua há mais de quinze anos no mercado e virou grande referência nesse ramo, a Padaria Jacy contém oito funcionários (padeiros, atendentes e motorista) cada um exercendo sua tarefa, houve um grande crescimento pois investiram muito em máquinas de grande porte para fabricação de pães.

Tive vários motivos para escolher essa pequena empresa, o primeiro é que já sou cliente há algum tempo, e diariamente uso os serviços da mesma, o segundo motivo é que devido ao tempo que sou cliente tenho certa afinidade com o dono podendo fazer algumas perguntas relacionadas ao uso da tecnologia ou de algum sistema que o mesmo possui para sua padaria, o terceiro é a localidade, pois fica bem perto de onde eu moro, o acesso seria mais rápido e prático, e o quarto é que antigamente essa empresa não tinha nenhum tipo de computador ou sistema para formalizar informações.

Concluí que com o passar do tempo, o uso da tecnologia está se tornando cada vez mais necessário para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, e devido ao uso da tecnologia por muitos empreendedores a competitividade está aumentando cada vez mais, e com uso quase que obrigatório, as melhorias acabam vindo, tanto para os empresários que lucram mais e obtêm resultados significativos, quanto para os clientes que a cada dia que passa precisa de algo mais prático e fácil.

Perguntas para o empreendedor

1- Sua empresa possui algum tipo de tecnologia (computador, e-mail, internet ou softwares)?

2- Quais os benefícios que o uso desta tecnologia trouxe para o seu negocio?

3- Quais as dificuldades que houve para investir no uso da tecnologia?

4- Houve algum tipo de dificuldade para adaptação ao uso desta tecnologia?

5- Há vontade na utilização de mais tecnologia no seu negócio?

6- Todos os funcionários fazem uso da tecnologia implantada na empresa?

Nome: Nestor Brasileiro de Minas Neto

Matricula: 201402426275

Atividade Estruturada 2

Perguntas feitas ao dono da Padaria

1- Sua empresa possui algum tipo de tecnologia (computador, e-mail, internet ou softwares)?

Resposta: Então, não possui nada de absurdo, mas agora temos, antigamente não tínhamos.

Outra pergunta: Mas qual é a tecnologia usada?

Resposta: Então, agora usamos computador para fazer controle, e temos registro com planilhas para o pessoal que fornecemos e controle do pessoal que compra fiado aqui.

2- Quais os benefícios que o uso desta tecnologia trouxe para o seu negocio?

Resposta: Acho que o fato da organização, alguns anos atrás, aqui era muito desorganizado, mas agora deu uma melhorada boa, antes anotávamos tudo em papelzinho, e no começo esquecia até de entregar, agora com o uso do pc já ajuda bastante, não faço mais e os clientes mais antigos tem um registro aqui e pagam por mês, e o pessoal q compra bastante também tem.

3- Quais as dificuldades que houve para investir no uso da tecnologia?

Resposta: Então, dinheiro não era, dificuldade mesmo acho que não teve, talvez um pouco de coragem pra comprar mesmo, a única dificuldade mesmo era comprar a maquina e saber usar, pois eu não sei usar direito até hoje, a gurizada aqui mais nova que usa melhor, mas eu sou meio antigo mas as vezes consigo “quebrar o galho”.

4- Houve algum tipo de dificuldade para adaptação ao uso desta tecnologia?

Resposta: Sim, pois não sabia como eu iria fazer pra ajudar tive que pedir ajudar pro meu filho que conhecia uma gurizada que mexia com computador e foi indo, e depois de pronto, eu não sabia nem ligar, mas estou aprendendo bastante

5- Há vontade na utilização de mais tecnologia no seu negócio?

Resposta: Penso em mais pra frente, mas por enquanto não, mas o negócio está indo bem, talvez precisaremos antes do que imagino, mas ainda da pra levar assim.

6- Todos os funcionários fazem uso da tecnologia implantada na empresa?

Resposta: Mais ou menos, todos usam, mas tem gente que usa mais e outros fazem só o básico, eu por exemplo, uso muito pouco, deixo pros mais novos usarem, pois já tem mais facilidade, mas cada um usa um pouquinho.

Não houve muitas mudanças no roteiro das perguntas, só na primeira pergunta onde tive que reforçar qual era a tecnologia que ele usava, e ele respondeu.

Pude perceber que houve problema com a aceitação do dono em adquirir o uso de um computador, pois ele queria dar um jeito em tudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com