TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Artigo: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

01 – Conceitue análise financeira de empresas e descreva quais são as principais fases que integram um processo de análise de empresas.

R: Pode ser entendida como um processo de decomposição de um todo em suas partes constituintes visando ao exame das partes para entendimento do todo ou para identificação das suas características ou de possíveis anormalidades. No campo financeiro, a análise do lucro de uma empresa pode ser feita a partir da decomposição do referido lucro nas contas de receitas de despesas que o compõe, assim como, no exame da representatividade de cada uma dessas contas em face de um referencial, como, por exemplo, o volume de vendas da empresa.

A análise financeira de uma empresa envolve basicamente as seguintes etapas:

Coleta – obtenção das informações financeiras e outras informações, como dados de mercado de atuação da empresa, seus produtos, seu nível tecnológico, seus administradores e seus proprietários, bem como o grupo a que a empresa pertence.

Conferência – consiste em uma pré-análise para verificar se as informações estão completas, se são compreensíveis e confiáveis.

Preparação – fase de reclassificação das demonstrações financeiras para adequá-las aos padrões internos da instituição que vai efetuar a análise. Esta fase é importante por ser a alicerce para a obtenção de uma boa análise.

Cálculos – cálculos dos indicadores de estrutura, de liquidez e de retorno, entre outros, a partir de dados disponíveis no Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício - DRE e a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos – DOAR, além de outras informações contábeis fornecidas pela empresa.

Análise – fase de análise dos dados disponíveis, compreende a consistência das informações, a observação das tendências apresentadas pelos números e todas as demais conclusões que possam ser extraídas do processo como um todo.

Conclusão – uma das fases mais importantes da análise, que consiste em identificar, ordenar, destacar e escrever sobre os principais pontos e recomendações acerca da empresa, no que respeita a sua situação financeira, com base nas informações contábeis analisadas.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAD94AD/fundamentos-contabilidade

02 - Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

R: O Contador tem como papel principal a elaboração de demonstrativos financeiros, com base na coleta de dados da empresa, que evidenciem a situação na qual se encontra. Quanto às orientações do CFC, o profissional de contabilidade representa um fornecedor de informações seguras aos usuários internos e externos à organização.

03 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

R: Conhecimento de contabilidade, Conhecimento de técnicas de análise, Influência dos ambientes interno e externo da empresa, Conhecimento em administração, Interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com