TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Trabalho Universitário: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS 4

2.1. Empresa 1 4

2.2. Empresa 2 5

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTALIZAÇÃO 5

4. TIPOS DE LIDERANÇA APLICADAS 6

5. CARGOS E TAREFAS 6

6. CONCLUSÃO 7

7. REFERÊNCIAS 7

1. INTRODUÇÃO

Para competir em meio a um mercado globalizado, as empresas têm de se antecipar a se adaptar com rapidez às condições desse mercado, isso ocorre por que, em ambientes instáveis, os dirigentes de qualquer tipo de organização têm procurado verificar o que se encontram neles como oportunidades e ameaças.

O desafio das empresas é, na maioria das vezes, o resultado de sua incapacidade de regenerar suas estratégias. Ao refletir sobre isso fazer uma análise organizacional.

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise de duas organizações, sendo que uma é de médio e a outra de pequeno porte levando em consideração o modelo de estrutura organizacional que é utilizado em ambas, desenho departamental, a liderança aplicada e desenho de cargos e tarefas.

2. APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS

2.1. Empresa 1

• Razão Social: Drogaria Popular Ltda

• Nome Fantasia: Drogaria Popular

• Missão: Servir com atenção e qualidade sempre;

• Visão: permanecer por mais tempo e com excelência no mercado;

• Valores: Valorizar a clientela em sua totalidade.

Empresa de médio porte, atua no mercado há 34 anos com um modelo de gestão descentralizado, conta com a interação completa da equipe. A empresa consegue estabelecer bom proveito no desenvolvimento das ações por ter uma boa comunicação interna que é feita verbalmente indicando que funciona com eficácia.

2.2. Empresa 2

• Razão Social: M.W. DA S. LIMA-ME

• Nome Fantasia: M2 Desenvolvimento de Software

• Missão: Prestar ao cliente sempre um atendimento e consultoria com transparência e qualidade ao cliente.

• Visão: Até em 2018 a empresa que é a única em Roraima em desenvolvimento de software ser reconhecida em todo território nacional como empresa inovadora na criação de software para pequenas, médias e grandes empresas.

• Valores: Compromisso em capacitar o poder intelectual dos seus colaboradores.

Empresa de pequeno porte, atua no mercado há 6 anos, conta também com a interação completa de sua equipe. A comunicação interna da empresa é feita de maneira clara e eficiente, tornando todas as tarefas delegadas sejam realizadas de forma bem objetiva.

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Podemos identificar em ambas as empresas que a estrutura organizacional adotada é a funcional onde é aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe e que também é o critério mais utilizado, como podemos ver na descrição abaixo.

Empresa 1

Nível 1: Diretoria

Nível 2: Gerência

Nível 3: Financeiro, Vendas e Entrega

Empresa 2

Nível 1: Diretoria

Nível 2: Gerência Técnica e Gerencia de Produção

Nível 3: Departamento de assistência técnica em aparelhos eletrônicos (responde para a gerencia técnica).

Nível 3: Departamento de desenvolvimento de software (responde para a gerencia de produção)

4. TIPOS DE LIDERANÇA APLICADAS

Identificamos também em ambas as empresas uma liderança Descentralizada, onde esta se caracteriza quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido, por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo tinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido, ou seja, é menor a concentração de poder na alta administração, sendo distribuídos por seus níveis hierárquicos.

5. CARGOS E TAREFAS

Empresa 1

O compromisso da tarefa delegada ao subordinado e de maneira clara, estipulando o tempo e o limite para o cumprimento das tarefas, o que torna o resultado mais objetivo e eficiente na sua realização.

Portanto o seus colaboradores vão subindo de cargo de acordo com seus desempenhos dentro do seu ambiente de trabalho, podendo assim chegar ao cargo de chefia.

Empresa 2

Todos os funcionários são capacitados dentro da empresa através de cursos, exercícios, vídeos aulas e apostilas, ressaltando que o contrato com cada um obedece a um período de experiência de 3 meses, a partir daí verifica-se o grau de qualificação de seus colaboradores.

Enfim podemos perceber que um funcionário só sobe de nível hierárquico devido o seu intelectual, quanto mais qualificado maior o seu mérito.

6. CONCLUSÃO

Através das informações coletadas das empresas em nossa entrevista, o que pode ser percebido nas estruturas avaliadas foi que na empresa de pequeno porte tem um numero maior de colaboradores e um espaço físico mais amplo, a empresa de médio porte apesar de apresentar menor estrutura a arrecadação monetária é que da o fator diferencial entre os níveis das organizações, “pequeno e médio porte”.

Tendo em vista os fatores atribuídos a permanência dessas empresas no mercado a grande reclamação das empresas se refere aos autos índices das taxas e encargos que são cobrados pelo governo com a alta carga tributária.

Nas duas empresas o segredo que as mantém é o grande esforço para atender a clientela de maneira diferenciada, com o total respeito com os seus clientes, fazendo com o que as empresas adquiram fidelidade e comprometimento nessas organizações.

7. REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Luis Cesar G. de – Oraganização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia: volume 1 – ed. 5 – São Paulo: Atlas, 2011.

LACOMBE, Francisco José Massete – Administração: Princípios e tendências / Gilberto Luiz José Heilborn. – 2. Ed. rev. e atualizada – São Paulo: Saraiva, 2008.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »