TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Artigos Científicos: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

Resumo de Adolescentes em conflito com a lei (Descrever o adolescente e identificar as causas)

Com referência aos jovens em conflito com a lei, caracterizam-se como um grupo particular de adolescentes que dão entrada no Sistema de Justiça e nas instituições públicas de atendimento social e estariam inseridos no mundo da delinquência juvenil.

O ato infracional não pode ser entendido exclusivamente como resultado de uma ação individual ou problema do adolescente. Quanto mais a sociedades se organiza de forma violenta e repressiva, mais provável será a produção de respostas sociais e individuais de caráter violento. Quanto mais se cria espaço de diálogo para resolução de conflitos, menos chances haverá de eclosão de situações violentas.

Vários fatores sociais levam ao envolvimento de jovens no mundo da criminalidade. A ausência de perspectivas educacionais, inserção no mundo do trabalho, a extrema carência afetiva e material são algumas variáveis.

Um dos princípios que rege toda a interpretação do ECA é considerar o adolescente como pessoa em desenvolvimento, o que remete à ideia de que não se trata de um ser humano completo, que se encontra em formação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com