TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Ensaios: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Estruturada

1 - Defina o que é administração?

É um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de tomada de decisão sobre recursos disponíveis, gerenciando pessoas e recursos, a fim de alcançar objetivos definidos.

2 - Qual é a origem do termo estatística?

O termo “estatística” surge da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado, sendo que no início do século XIX o alemão Godofredo Achenwall adquiriu um significado de coleta e classificação de dados.

3 - Por que a estatística é importante?

Ela é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade. É através dela que podemos fazer uma pesquisa estudando somente alguns elementos ao invés de toda população, assim podemos economizar tempo e o custo será menor.

4 - Diferencie população e amostra?

População representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno. Já a amostra corresponde à parcela de um grupo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve população finita com tamanho consideráveis muito grandes, ou população infinita.

5 - Por que a mais barato coletar dados através da amostra?

É mais fácil coletar dados através de amostra pois eles representam uma parte da população, o que torna a coleta de dados mais rápido e o custo será menor do que através do censo.

6 - Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração).

Um auditor deve verificar os livros de uma firma, para se certificar de que os lançamentos refletem afetivamente a situação financeira da companhia. O auditor deve examinar pilhas de documentos originais, como notas de vendas, ordens de compra e requisições. Seria um trabalho incalculável consultar todos os documentos originais em lugar disso, o auditor pode verificar uma amostra, fazer inferência sobre toda a população.

7 - Quais são os requisitos de uma amostra?

É necessária a distribuição uniforme das coletas ao longo do período e a representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuição, combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos.

8 - Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

As amostras podem ser classificadas em infinitamente fina, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i é função somente de sua concentração, podendo-se desprezar o efeito de absorção; infinitamente espessa, para a qual a intensidade da linha depende não somente de sua concentração, mas também da concentração de todos os elementos que a compõem, devendo-se considerar o efeito de absorção, e intermediária, situando-se entre as duas categorias anteriores.

9 - Cite quais são as áreas da estatística?

Estatística descritiva e amostragem, estatística inferencial e a probabilística.

10 - Explique cada uma das áreas da estatística?

Estatística descritiva e amostragem é a área da estatística que coleta, organiza, apresenta, analisa e sintetiza os dados numéricos de uma população, ou amostra; a estatística inferencial é o processo que se obtém as informações sobre uma população a partir de resultados observados na amostra e a probabilística que explica através de modelos matemáticos os fenômenos estudados pela estatística em condições normais de experimentação.

11 - Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?

É dessa pesquisa que as empresas com o devido cuidado avaliam suas oportunidades e decidem qual o mercado mais favorável, também é através desta que se pode determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar.

12 -Por que uma amostra deve ser representativa da população?

A sua representatividade dependerá do seu tamanho e da forma como é coletada, é importante que os elementos estudados sejam selecionados aleatoriamente para que ela represente bem toda a população, evitando assim distorções nos resultados.

13 - Qual é a medida de tendência central mais apropriada para dados nominais?

A moda, pois ela pode ser utilizada em pesquisa que não seja necessário utilizar medida de tendência central exata.

14 - Quais são as medidas de tendência central que podem ser empregadas em dados ordinais? E para os dados numéricos?

A média, a moda e a mediana. A média é usada somente para dados intervalares, usa-se em pesquisas que utilizam testes de hipótese; a moda requer apenas o conhecimento das frequências podendo ser utilizada em qualquer tipo de dados e a mediana pode ser obtida a partir de dados ordinais e intervalais, quando se objetiva dividir o grupo em duas partes iguais.

15 - Tomando-se os pedidos de combustível dos postos de uma certa região (20 postos) obteve-se os seguintes valores (em 1000 litros): 20, 20, 21, 21, 21, 21, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 23, 23, 23, 23, 23, 24, 24, 26. Monte a distribuição de frequência e calcule a média, a moda e a mediana.

20, 20, 21, 21, 21, 21, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 23, 23, 23, 23, 23, 24, 24, 26

Média

X = (∑ xi) / N

X= 445/20

X = 22,25

Moda = 22

Mediana = 22

16 - Dados os faturamentos mensais das seguintes filiais de uma grande empresa (em milhares de Reais)

Filial A: 20, 21, 21, 22, 22, 23, 23, 24

Filial B: 16, 18, 20, 22, 22, 24, 26, 28

Filial C: 15, 22, 23, 25, 23, 24, 24, 23

a) Calcule o faturamento médio de cada Filial;

Filial “A”

X = ∑xi / n

X = 176/8

X = 22

Filial “B”

X = ∑xi / n

X = 176/8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com