TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Artigos Científicos: Atividade Estruturada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES:

1. O QUE É AUDITORIA CONTÁBIL?

R= É uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

2. QUAIS OS OBJETIVOS DA AUDITORIA?

R= O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

3. QUAIS EMPRESAS SÃO OBRIGADAS A PASSAR PELO PROCEDIMENTO DE AUDITORIA?

R=Por lei, estão obrigadas a contratar serviços de auditoria independente, as empresas e instituições que se enquadrem como :Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de 06/04/98); Sociedades de Investimento; Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil; Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES; Sociedades Seguradoras; Empresas Beneficiárias do FINOR; Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76); Companhia Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07); Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n°6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.)

Planos de Saúde; Clubes de Futebol; Sociedade Limitada de Grande Porte, com ativo total superior a R$ 1.240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) (lei 11.638/07).S/A's e outras empresas quaisquer que seja a natureza jurídica, de porte médio e grande e as instituições sem fins lucrativos (Ex: Sindicatos, Associações, OSCIP’s, Fundações etc.) objetivando mostrar, a quem interessar a lisura e o sucesso da administração.

4. COMO É CARACTERIZADA A AUDITORIA INDEPENDENTE?

R=A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.

5. QUEM PODE EXERCER A FUNÇÃO DE AUDITOR INDEPENDENTE?

R= A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região. O auditor, para assumir a responsabilidade por uma auditoria das demonstrações contábeis, deve ter conhecimento da atividade da entidade auditada, de forma suficiente para que lhe seja possível identificar e compreender as transações realizadas pela mesma e as práticas contábeis aplicadas, que possam ter efeitos relevantes sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, e o parecer a ser por ele emitido sobre as demonstrações contábeis

6. QUAIS OS TIPOS DE AUDITORIA EXISTENTES E QUAIS AS SUAS DIFERENÇAS?

R=Auditoria Interna - A auditoria é realizada por um funcionário da empresa onde o trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa e Auditoria Externa - A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente onde o trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado

7. QUAIS AS ETAPAS DA AUDITORIA INDEPENDENTE?

R=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com