TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Matemática

Trabalho Universitário: Atividade Estruturada Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 11

1-Pesquise na Internet ou em livros a origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos. Elabore um resumo no qual se destaque as motivações e justificativas para a cobrança de juros e as práticas adotadas no passado e que ainda são consagradas pelo uso, incluindo ainda no texto um breve histórico sobre a criação da moeda. Não esqueça de fornecer a referência bibliográfica e ou sites da internet utilizados na pesquisa.

A Origem da Moeda

A moeda, que hoje conhecemos, é fruto de uma longa evolução. No inicio, se praticava o escambo, que se trata da simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor. Essa forma de troca apresentava dificuldades, por não haver uma medida comum de valor entre os elementos a serem permutados. Algumas mercadorias, pela sua utilidade eram mais procuradas que outras, onde eram aceitas por todos, e assim assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar valores. Eram moedas-mercadorias.

As primeiras moedas surgiram no sec. VII a. C, feitas de metais com peso e valor definido e com impressão do cunho oficial, que significa a marca de quem às emitiu e garantiu seu valor. Inicialmente, as peças era fabricadas manualmente, e tinham seus bordos irregulares, diferente de hoje, onde as peças são absolutamente iguais as outras. Os primeiros metais utilizados na cunhagem de moedas fora o outro e a prata. O uso desses metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Onde os antigos sacerdotes da Babilônia, ensinavam ao povo a existência de estreita ligação entre o ouro e o Sol, a prata e a Lua.

A origem da Moeda de papel

Na Idade Media, surgiu a necessidade de guardar os valores com um ourives, pessoas quenegociava objetos de outro e prata. Como garantia, entregava um recibo, e com o tempo esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamento, circulando de mão em mão e dando origem à moeda papel.

No Brasil, os primeiros bilhetes de banco foram lançados pelo Banco Central, em 1810. Seus valores eram preenchidos a mão, tal como hoje fazemos os cheques.

Com o tempo, o governo passou a conduzir emissão de cédulas, controlando as falsificações, com técnicas de impressões, utilizando papeis especializados, e garantindo o poder de pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem seus bancos centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.

Sistema Monetário

O conjunto de moedas e cédulas utilizadas por um país forma o sistema monetário. Esse sistema é regulamentado por meio de legislação própria, é organizado a partir de um valor que lhe serve como base e que é sua unidade monetária.

As maiorias dos países hoje utilizam o sistema monetário de base centesimal, no qual a moeda divisionária da unidade representa um centésimo do seu valor. Normalmente, os valores mais altos são expressos em cédulas, e os menores por moedas. As moedas possuem maior durabilidade e apresentam maior rotatividade.

A moeda bancaria se entende por cheques, consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou em outras instituições creditícias.

O uso de moedas e cédulas está a cada dia mais sendo substituídas por cartões de plásticos, conhecidos como cartões de credito, onde instituições financeiras, bancos, e inúmeras lojas oferecem aos seus clientes cartões que podem ser utilizados nas compras de grande numero de bens e serviços, inclusive em lojas virtuais. Os cartões não são dinheiros reais, eles registram a intenção do pagamento por parte do consumidor, cedo ou tarde a despesa deve ser paga.

O dinheiro apresenta o poder de comprar mercadorias e serviços. A moeda não foi genialmente inventada, mas surgiu a partir da necessidade e da evolução que reflete, e a vontade do homem de se adequar ao seus instrumento monetário à realidade econômica.

O conceito de juros surgiu quando o homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. O processo de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a ideia de juros, pois se realizavam devido ao valor temporal do dinheiro, ou seja, os juros podem ser entendidos como uma forma de “aluguel” do dinheiro e a taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo por ter o direito de usufruirdo dinheiro ate o dia do pagamento. Por outro lado, o credor recebe a compensação por não poder usar o dinheiro ate o dia do pagamento, e ainda correndo o risco de não receber o dinheiro de volta.

Bibliografia: www.bcb.gov.br

Extraído também da revista “As Muitas Faces da Moeda” do Centro Cultural do Banco do Brasil.

2 – Realize uma pesquisa de campo, se dirigindo a bancos, financeiras, empresas de factoringetc, elencando pelo menos 10 produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras, associando a cada um a prática de apuração dos juros: juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis).

As instituições financeiras obtém dinheiro emprestando dinheiroàspessoas físicas e jurídicas e as empresas que necessitam de recursos financeiros para financiar suas operações e negócios.

Produtos Financeiros a partir do Banco do Brasil

• Crédito Consignação: o empregador possuir convênio com o banco para o desconto das prestações em folha de pagamento. - Possuir limite de crédito disponível; - Possuir contrato de adesão assinado. A assinatura é feita uma única vez e viabiliza o acesso a todas as linhas de crédito; - Possuir margem consignável disponível junto ao empregador.

• Crédito Renovação Consignação: o empregador possui convênio com o BB para o desconto das prestações em folha de pagamento; - Possuir operações de crédito pessoal renováveis; - Não haver parcelas em atraso; - Haver pelo menos uma prestação paga de operações renováveis. - Possuir limite de crédito disponível; - Possuir contrato de adesão assinado. A assinatura é feita uma única vez e viabiliza o acesso a todas as linhas de crédito; - Possuir margem consignável disponível junto ao empregador;

• Poupança Programada: o cliente define o dia do mês, o valor e por quanto tempo quer investir, e o BB faz a transferência automática dos valores da sua conta corrente para a poupança. - Esse tipo de investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com