TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fisica Para Idosos: Melhoe Pespectiva De Vida

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Fisica Para Idosos: Melhoe Pespectiva De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINELVINA RAMOS LIMA RA-193904

PROJETO DE INTERVENÇÃO

SÃO LUÍS

2013

1 - DADOS DA INSTITUIÇÃO

ESTAGIÀRIA: Minelvina Ramos Lima

CURSO: Serviço Social

TEL – (98) 3224 - 2126 E - mail: mel732010@homail.com

NÍVEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – II

SEMAS. Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda.

Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 644 Bairro São Raimundo.

São José de Ribamar - MA

SUPERVISOR ACADÊMICO: Daniela Araújo Vieira

SUPERVISOR DE CAMPO: Rôse Clea Silva Serra Montinho

CARGA HORÁRIA: 80hs INICIO: 21/11/12 TERMINO: 21/12/12

1.1 – TEMA

Atividade Física com idosos: Pespectiva de Melhor Qualidade de Vida.

1.2 – PROBLEMA

Envelhecimento é considerado um processo biológico que sofre mutações do tempo. Segundo (OMS) Organização Mundial da Saúde (1963) apud Moreira (2001. P.26) a idade cronológica é definida.

*Meia Idade (45 a 59)

*Idoso (60 a 74)

*Velho (75 a 90)

*muito velho (acima de 90 anos)

Com o aumento da expectativa de vida da população, as instituições destinadas a prestar Assistência aos idosos, tornam-se cada vez mais necessárias, desse modo fatores como perda da autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência da família para prestar-lhes assistência, e insuficiência de aporte financeiro do idoso e / ou seus familiares; fazem com que as instituições voltadas para a assistência aos idosos sejam cada vez mais solicitadas.

Segundo Mazo ET AL (2004), com o processo natural de envelhecimento se verifica uma diminuição na capacidade funcional de cada sistema e, com o aparecimento das doenças crônico-degenerativas, prevalecem as incapacidades. Conforme os autores, esta baixa na incapacidade funcional dos idosos pode ser acelerada ou retardada de acordo co fatores genéticos, bem como estilo de vida.

Com o aumento da idade cronológica as pessoas se tornam menos ativas, já que suas capacidades físicas diminuem e, com as alterações psicológicas e sociais que se acentuam nesta idade, há ainda uma diminuição na pratica da atividade física, que por conseqüência facilita o aparecimento de doenças crônicas, contribuindo ainda mais para um processo de envelhecimento de baixa qualidade. (MATSUDA et al, 2000).

Com relação às atividades físicas, sabe-se também que a falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são uma das principais causas de baixa qualidade de vida nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício. ((MONTTI, 2005).

Consideramos a caminhada orientada por profissional especializado uma pratica física recomendada para os indivíduos idosos, resultado em importantes efeitos benéficos nos aspectos físicos, fisiológicos, preventivos, funcionais psicológicos e sociais.

2 - OBJETIVOS

2 .1 - Objetivo Geral

 Realizar ações voltadas para pratica dos exercícios físicos e atividades recreativas, visando melhoria da autonomia funcional e qualidade de vida dos idosos atendidos pelo CRAS de São José de Ribamar.

2.2 - Objetivos Específicos

 Incentivar o ato de realizar atividades físicas.

 Desenvolver ações voltadas para a prevenção de doenças, buscando a melhoria de qualidade de vida.

 Evidenciar a importância das atividades físicas praticado pelos idosos.

3 - JUSTIFICATIVA

A prática da atividade física pode controlar e até evitar alguns sintomas de doenças, ela é um ponto suma importância na vida do idoso, pois segundo ALVES (2002) “a pratica de exercício físico, além de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para manutenção da aptidão física do idoso” (p.01). Essa pratica influência na autonomia do idoso, pois ele começará a realizar atividades que há muito tempo não realizava, tornando-se uma pessoa mais independente.

Para Gonnchteyn (1999) a atividade física promove uma série de modificações no organismo do idoso, como, por exemplo, diminuição da frequência cardíaca, aumento das endorfinas endógenas, responsáveis pela sensação de bem estar, redução do colesterol, fortificação da estrutura óssea das articulações e melhora a postura.

A atividade física pode ser uma grande aliada no que se refere as solução imediatas para esta demanda social. Cada vez mais estudos evidenciam a atividade física como recurso importante para amenizar a degeneração provocada pelo envelhecimento, bem como para possibilitar ao idoso manter uma qualidade de vida ativa.

De acordo com Rosito e Schneider (2010) não existe um exercício mais democrático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com