TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física E Idosos

Ensaios: Atividade física E Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 12

Avaliação do consumo de fibras por mulheres idosas praticantes

de atividade física de um parque da zona oeste de São Paulo

Evaluación del consumo de fibras por parte de mujeres mayores que

realizan actividad física en un parque de la zona oeste de Sao Paulo

*Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Nutrição

em Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública, USP

Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo

**Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

***Especialista em Nutrição Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Mestre em Nutrição Humana Aplicada. PRONUT/USP

Doutora em Saúde Pública. FSP/USP

(Brasil)

Giulia Marcelino Mainardi*

g.nutri@hotmail.com

Monica Regina Yamaguchi**

monica_ry@hotmail.com

Renata Castro Sardinha**

renatinhanz@hotmail.com

Marcia Nacif***

mnacif@usp.br

Resumo

O envelhecimento é um processo inevitável que tende a ser acompanhado por alterações fisiológicas como a perda do tônus do trato gastrointestinal levando à constipação. É muito comum na alimentação da população idosa o baixo consumo de fibras alimentares (FA), o que pode prejudicar ainda mais a motilidade intestinal. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo quantificar e avaliar o consumo de fibras por idosas frequentadoras de um parque da zona Oeste no município de São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo transversal, com coleta de dados primários, no qual foram avaliadas 23 mulheres fisicamente ativas, com idade igual ou superior a 60 anos, frequentadoras de um parque na região Oeste de São Paulo. O consumo de fibras foi avaliado por meio de um recordatório alimentar habitual e comparado às recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2005). Observou-se ingestão média de 12,7g (± 5,8) de fibras alimentares. A maioria dos idosos (91,7%) não consumiu a quantidade de fibras recomendada pela SBC (2005). Assim, ressalta-se a necessidade de haver um trabalho de reeducação alimentar que incentive e estimule o consumo de alimentos fontes de fibras.

Unitermos: Fibra alimentar. Idosos. Consumo alimentar.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

1. Introdução

A alimentação saudável no processo de envelhecimento é apontada como fator importante para prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardíacas, diabetes mellitus, distúrbios gastrintestinais e várias doenças ósseas e de articulação (CERVATO; DERNTL; LATORRE, 2005).

O envelhecimento é um processo inevitável que tende a ser acompanhado pelo sedentarismo e conduz a uma perda progressiva da aptidão funcional e alterações fisiológicas, dentre elas, a redução da massa magra, aumento do tecido adiposo corpóreo e a menor eficiência de bombeamento do coração, podendo haver diminuição do fluxo sanguíneo. O olfato e o paladar podem tornar-se menos agudos, a mastigação fica difícil devido à perda dos dentes, a menor secreção de ácido clorídrico e bile prejudica a digestão e a perda do tônus do trato gastrointestinal levando à constipação. As alterações provocadas por este processo ameaçam a qualidade de vida do idoso limitando a capacidade de executar atividades diárias isso leva ao aumento da vulnerabilidade de doenças nestes indivíduos (ALVES et al., 2004; BUENO et al., 2008).

É muito comum na alimentação da população idosa o baixo consumo de fibras alimentares (FA), o que pode levar a uma diminuição da motilidade intestinal. Tendo em vista essa peculiaridade, estudos sobre a ingestão de (FA) vêm despertando interesse de especialistas das áreas de nutrição e saúde. As FA formam um conjunto de substâncias derivadas de vegetais resistentes à ação das enzimas digestivas, e podem ser classificadas em fibras solúveis (FS) e fibras insolúveis (FI), de acordo com a solubilidade de seus componentes em água. As propriedades físico-químicas das frações das FA produzem diferentes efeitos fisiológicos no organismo, como redução nos níveis de colesterol e glicemia. As FS são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático. As FI aumentam o volume do bolo fecal, reduzem o tempo de trânsito no intestino grosso, e tornam a eliminação fecal mais fácil e rápida (LONDERO; RIBEIRO; FILHO, 2006; MUNIZ; ARAÚJO; MADRUGA, 2007)

As principais fontes de FS são leguminosas, farelos e frutas e as FI podem ser encontradas no farelo de trigo, cereais integrais e seus produtos, hortaliças e raízes (LONDERO; RIBEIRO; FILHO, 2006; MUNIZ; ARAÚJO; MADRUGA, 2007).

Os indivíduos idosos sofrem alterações como a diminuição do apetite, do paladar e do olfato, o que torna a comida menos atraente. Muitos têm dificuldade de mastigar, sofrem de azia, constipação, intolerância à lactose, além de apresentarem outros problemas digestivos, tendo como consequência a má qualidade na alimentação. Por esse motivo, podem precisar de quantidades extras de fibras para prevenir alguns problemas digestivos (LONDERO; RIBEIRO; FILHO, 2006; MUNIZ; ARAÚJO; MADRUGA, 2007).

Segundo Mattos e Martins (2000), no Brasil quase não há estudos que quantifiquem o consumo de fibras alimentares por idosos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo quantificar e avaliar o consumo de fibras por idosos frequentadores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com