TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS EM ACADEMIA COM ACOMPANHAMENTO DE PERSONAL TRAINER

Por:   •  24/8/2019  •  Artigo  •  3.303 Palavras (14 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 14

WESLLEY JOSE RIBEIRO DA SILVA- RA: 1167220

Educação Física-Bacharelado

ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS EM ACADEMIA COM ACOMPANHAMENTO DE PERSONAL TRAINER

Orientador: Antônio Eduardo Ribeiro

Claretiano - Centro Universitário

CUIABÁ

2017

ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS EM ACADEMIA COM ACOMPANHAMENTO DE PERSONAL TRAINER

Resumo

Este artigo tem por objetivo tem por finalidade traz a luz através de pesquisa bibliográfica o atual cenário do trabalho desenvolvido pelos personals trainers junto aos idosos e dessa forma se verifica com o crescimento vertiginoso do percentual de idosos no Brasil que vem se despontando como grande mercado consumidor, sobretudo aquele que busca o combate a doenças advindas do sedentarismo e de aonde se verifica várias morbidades que acompanham esse fenômeno, vem surgindo novos paradigmas de atenção ao idoso. Tais demandas nesse processo evidenciam a necessidade da readequação com ações voltadas para esse segmento da população, sobretudo com práticas de atividades físicas. Verifica-se que o envelhecimento sendo fenômeno complexo, variável, gradual e irreversível, provoca uma perda funcional progressiva no nosso organismo. O personal trainer pode colaborar muito nesse processo por ser uma fase caracterizada como a redução do equilíbrio, das capacidades fisiológicas como a respiratória e a circulatória e, sobretudo as modificações psicológicas com ênfase a depressão percebemos o quão é positiva é atuação deste profissional a qual temos por objeto de estudo.

Palavras-chave: Idoso; Saúde; Bem-estar; Atividade Física.

1-introdução

.

De acordo com Nieman (1999) aproximadamente 85% da população idosa apresenta uma ou mais problemas de saúde. Esses problemas de saúde que acontecem com mais frequência são os seguintes: Artrite (48%); Hipertensão arterial (46%); Doenças cardíacas (32%); Comprometimento da audição (32%); Comprometimento ortopédico (19%); Catarata (17%); Diabetes (11%) e comprometimento visual (9%).

Portanto com todo esse quadro de risco é um consenso entre profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator decisivo para que exista um sucesso no processo do envelhecimento (MATSUDO et al., 2001).

Atualmente se comprova que quanto mais ativo uma pessoa menos limitações físicas ela terá. Dentre os benefícios da prática de exercícios físicos é a proteção da capacidade funcional, sobretudo nos idosos. A ligação entre atividade física, saúde e a qualidade de vida vem sendo cada vez mais avaliada cientificamente, sobretudo a partir do momento que os idosos são inseridos em programas de atividade física através de politicas públicas. Diante desse cenário, vimos alterações benéficas no desempenho físico dos idosos ao combaterem a inatividade física e promovendo mudanças qualitativas (FRANCHI et al, 2008).

O personal trainer tem papel fundamental nessa mudança de estilo sendo este incide num profissional que seja tanto licenciado ou com bacharelado em Educação Física com ênfase em treinamento desportivo, anatomia, fisiologia do exercício e biomecânica, estando apto para realizar treinamento físico individualizado.

O personal trainer se posiciona atualmente de longo como o profissional que faz um acompanhamento e interfere diretamente no funcionamento do corpo e controlando o treino buscando conseguir mudanças para a qualidade de vida daqueles que o acompanham (SALCEDO, 2010).

Na concepção de Domingues Filho (2006, p.19), o personal trainer é “o profissional de Educação Física que atua como professor particular de atividade física”. O número de personal trainers cresceu vertiginosamente a partir do momento que a sua esfera de atuação vem diversificando desde as academias, trabalhos comunitários em praças ou clubes e treinamento de idosos. O seu perfil de público envolve idosos, atletas, pessoas que buscam estética, obesos, crianças, jovens, cardiopatas, grávidas, diabéticos, doentes neurológicos, doentes respiratórios entre outros. (BOSSLE, 2009).

         E ainda:

Os personal trainers acreditam que os idosos precisam do trabalho especializado por necessidades especiais; já os idosos afirmam fazer esta escolha por saúde. Estes possuem as mesmas opiniões sobre os valores das aulas e buscam a melhora na qualidade de vida e, o que é fundamental, o profissional procura se aperfeiçoar para proporcionar ao seu aluno o melhor em matéria de saúde, exercício, estilo e qualidade de vida (AGUIAR et al, 2008, p.194)

              Várias pesquisas mostram que o interesse pela atividade física é crescente, visto a preocupação em torno da qualidade de vida dos idosos e desse modo à longevidade é beneficiada pela conservação da integridade biopsicossocial advinda através de prática de atividades físicas. Isso vem transformando o idoso em cliente em potencial, que precisa de atendimento personalizado respeitando a individualidades e as particularidades. Os programas de personal trainer vêm se intensificando em diversos programas mesmo que ainda não haja maior sustentação científica que fundamente a importância desse tipo de atividade a população em geral (DELIBERADOR, 1998).

Para Nahas (200¨) a atividade física proporciona mudanças no estilo de vida dos idosos, sendo com que estes evitem o sedentarismo e o aparecimento de doenças particulares a terceira idade. A pessoa serão abandonar o sedentarismo chega a diminuir em 40% o seu risco de morte decorrente por doenças cardiovasculares e, quando se associa a uma dieta adequada, pode reduzir em 58% o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo II, provocando de imediato um melhor quadro de qualidade de vida.

A determinação de atividades para idosos se orienta através de princípios de treinamento normal. Aonde no início se redobre a atenção ao sistema cardiorrespiratório, onde não haja a intensidade de carga que não ultrapasse a 50% do VO2máx ou 60% da Fcmáx (Frequência cardíaca máxima). A frequência semanal deve ser de 03 vezes por semana, com dias alternados, e com uma duração de 20 a 60 minutos (SALCEDO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com