TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade II - Politicas Públicas

Exames: Atividade II - Politicas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade I - Rosenir Feitosa Lima

Disciplina: Políticas Públicas

Escolha 05 questões da atividade de aprendizagem na unidade I (página 61) e envie as respostas.

QUESTÕES ESCOLHIDAS:

01. Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, de competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

R. Cooperação: Realização de eventos educacionais, como por exemplo: o II Colóquio Internacional de Literatura e Gênero, Seminários de Iniciação Cientifica, os quais, são executados em parcerias, com palestrantes da UESPI e de outras instituições, podendo ter apoio de outros órgãos, empresas privadas, além da participação de alunos e do público em geral, que tenham interesse na área de promoção do evento, o qual é realizado em prol do incentivo à pesquisa, em benefício comum de todos os participantes.

Competição: Realização de vestibulares, concursos públicos. O NUCEPE (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da UESPI) é o departamento responsável pela realização de concursos, vestibulares, aplicações de provas do ENEM, para fins de ingresso nos cursos ofertados pela UESPI ou concursos de órgãos contratantes, os quais são executados, conforme edital especifico para preenchimento das vagas previamente determinadas, sempre com concorrência ampla, como por exemplo, o concurso de Delegado, aplicado neste domingo (15/06/14), no qual, teve área de concorrência com mais de trezentos candidatos para uma vaga.

Conflito: Como conflito, acho que posso citar as eleições para reitor e vice-reitor. Apesar de não ter o uso da violência, vemos que as partes envolvidas se confrontam em debates, gerando muita confusão e às vezes intrigas entre as partes. O acesso ao cargo de reitor e vice gera poder, prestígio e ganho de gratificações.

02. O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R. Não. Porque os bancos são instituições privadas, suas ações não proveem de órgãos públicos, portanto, não são revestidas de poderes extroverso e de autoridades soberana do Estado. Embora as ações atendam a interesses públicos elas não podem ser consideradas politicas públicas, porque nestas atividades socioambientais não estão inclusas medidas governamentais.

03. Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R. Withinput de demanda: são as demandas do próprio sistema político e os . Withinput de apoio: são os atos geralmente direcionados para o sistema político ou direcionado para a classe governante.

Na área da saúde, podemos citar como exemplo de Withinput de demanda o programa de combate à dengue (Brasil Unido contra a Dengue), em virtude de decorrer de diversas decisões politicas e da atuação de gestores, pois a dengue continua sendo um dos principais problemas de saúde pública, além da gripe H1N1 e da diabete. A dengue atinge principalmente países de clima tropicais, como é o caso do Brasil. Como Withinput de apoio podemos citar a efetivação do programa com a ajuda de todos no combate ao mosquito, conforme normas e campanhas do governo, uma vez que as famílias cuidam da limpeza da casa, não deixando água acumulada em vasos, pneus, garrafas e outros reservatórios.

A diferença entre Withinput e Input dá-se em virtude do primeiro expressar apoio e são provenientes do próprio sistema politico e o segundo são provenientes de vários níveis sistêmicos.

04. Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

R. Output na área da politica da educação: A educação à distância, implementada e reconhecida pelo Ministério da Educação, já consolidado no Brasil, tem sido uma alternativa de ensino/aprendizagem utilizada para levar o conhecimento às diversas comunidades do país, através do uso das TICs (tecnologias da informação). Decorre de um conjunto de decisões muito bem elaboradas, que modificaram o acesso ao estudo no país. Desta forma, o aluno poderá combinar estudo e trabalho, pois acessará os conteúdos em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar.

Ante o exposto, podemos perceber que nesta modalidade é possível um aprendizado de sucesso, contanto que professor/tutor e o aluno desempenhem adequadamente seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com