TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Meio Ambiente E Sustentabilidade

Exames: Atividade Meio Ambiente E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÃO 01 (valor 1,5)

Construa uma linha do tempo da evolução histórica entre sociedade e natureza a partir da organização social da produção. Utilize imagens (referenciando). Sua linha do tempo deve conter entre 5 e 10 eventos.

Período Paleolítico (2,5 milhões a. C até 10.000 a. C )

http://panelabrasil.blogspot.com.br/2011/07/bem-comer-historia-da-comida-e-comida.html

Os grupos paleolíticos utilizavam dos recursos naturais à sua volta. Depois de consumi-los, migravam para regiões que apresentavam maior disponibilidade de frutas, caça e pesca. Nesse período o homem só consumia a quantidade necessária para sua alimentação, não existia desperdício.

Revolução Neolítica ( até 12.000 a. C )

http://historiaemtempoac.blogspot.com.br/2010/11/o-neolitico.html

Nesse período as pessoas aprenderam a produzir os seus próprios alimentos, a construirem aldeias e a desenvolverem novas técnicas, através da agricultura e da pastorícia. Essas sociedades mantinham uma relação religiosa com a terra com cultos de agradecimento a natureza, então eles esperavam para colher os produtos que semeavam, cultivando a terra os alimentos nunca se esgotavam.Com solo fertéis,as pessoas passaram a permanecer mais tempo no mesmo local.

Revolução Agrícola ( entre 8.000 á 13.000 a. C )

http://cantinhoediariodahelp.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html

Nesse período a sociedade foi aprendendo a selecionar as melhores plantas para a semeadura e a promover o enxerto de variedades, de modo a produzir alimentos mais nutritivos do que os selvagens. Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maturassem, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu habitat natural. Tinha noção de armazenagem, habitavam as margens de rios. A relação do homem com a natureza já estava sendo modificada. Viam a natureza como fonte de trabalho.

Antiguidade Clássica ( 476 á 404 a.C)

http://www.klepsidra.net/klepsidra7/romantismo.html

A produção passou a ser de subsistência, com exploração da mão-de-obra familiar, auxiliada por uns poucos assalariados e escravos; a arte e a escrita desapareceram; o artesanato decaiu; as armas de bronze finalmente trabalhadas foram aos poucos sendo substituídas por artefatos grosseiros, feitos de ferro. Os gregos já via a natureza como diferente e separada deles mesmo,a separação entre sociedade e natureza foi crescente .A sociedade via a natureza como algo a ser estudado e melhor conhecido.

Revolução Industrial ( inicio do século XVIII )

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BASF_Werk_Ludwigshafen_1881.JPG;

http://libcom.org/library/capital-karl-marx

Nesse período houve o inicio da mecanização dos sistemas de produção. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias .Criando máquinas e as locomotivas a vapor, facilitando o transporte de produtos e pessoas em menos tempo a custo baixo, também o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. Nesse período o homem passou a explorar e usar cada mais os recursos naturais para sua satisfação. Como por exemplo exploração do carvão, já que era a principal fonte de energia para as maquinas e locomotivas. A partir da exploração e o uso desenfreado dos recursos naturais surgiu os problemas ambientas como poluição etc.

Modernização Industrial e Atualmente ( a partir de século XX )

http://oblogdoabelha.blogspot.com.br/2014/03/113-o-cafezinho-de-hoje.html

Em meados do século XX logo após a revolução industrial, surgiu a tecnologia provocando um salto, qualitativo e quantitativo nos fatores resultantes do processo industrial. Passando a gerar bens industriais, numa quantidade e rapidez nunca imaginada, além de oferecer melhores condições de trabalho para os operários. Resultando em graves prejuízos ambientais, já que as demandas tinham aumentado. O homem passou a enxergar a natureza como um produto feito por ele, somente para ele, não tinha mais a visão que o homem era fruto da natureza e sim a natureza fruto do homem. Após a guerra do século XX, a humanidade começou a perceber o valor da natureza em nossas vidas e os impactos que ela estava sofrendo. Hoje existem leis, políticas e ONG’s que cuidam da conscientização e proteção do meio ambiente, e algumas pessoas e empresas estão adotando ideias e modos de vida sustentáveis para reduzir impactos no meio ambiente. Acredito que ainda estamos no início de um longo processo.

QUESTÃO 02 (valor 1,5)

Uma professora de Biologia trabalha em uma organização não governamental que atua no campo de políticas públicas para desenvolvimento sustentável de uma cidade. Junto com a população local constrói propostas que subsidiam negociações nos fóruns municipais.

A discussão, no momento, gira em torno da instalação na cidade de uma multinacional com histórico de gerar grandes impactos ambientais negativos nas cidades dos países em desenvolvimento em que está instalada. Em uma das reuniões de trabalho com a comunidade, um grupo de moradores levou a figura abaixo, que gerou controvérsias. Pessoas ligadas à igreja contestavam a relação entre macaco e homem. Outras questionavam o poder da tecnologia em romper o nosso pertencimento à natureza. Algumas, ainda, achavam que essa discussão não levaria a qualquer possibilidade de consenso dentro do grupo.

Em busca de soluções, a professora propôs que o tema da relação entre o progresso humano e a preservação ambiental fosse investigado pelo grupo e as tomadas de decisão fossem construídas a partir desta investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com