TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade autodesenvolvimento - Sustentabilidade

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

AVA – ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

CAMPINAS

2014

INTRODUÇÃO

Para que possamos, de fato, adotar práticas sustentáveis em nossa realidade, e, posteriormente, alcançarmos a tão famosa sustentabilidade, o primeiro passo a ser dado é a mudança cultural: a compreensão de que os recursos naturais de que dispomos são finitos e podem acabar ainda mesmo no curso de nossa própria geração.

Essa compreensão é extremamente necessária, pois ela viabiliza a compreensão do próprio conceito de sustentabilidade: a capacidade de suprir as atuais necessidades humanas ao mesmo tempo em que as futuras gerações não sejam afetadas em suas necessidades e em seu desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

A sustentabilidade é fruto de ações diárias, cotidianas, feita de pequenos atos acessíveis a qualquer cidadão.

Devemos começar a conscientização de sustentabilidade pela economia de agua, que é um bem finito e indispensável para a vida na terra. Sua utilização deve ser repensada, priorizando sempre sua economia, por meio de banhos rápidos e evitando seu desperdício. Uma boa forma de reutilizar a água é instalando um sistema de captação de água da chuva em sua residência. Esse sistema guardará á água para a utilização nos vasos sanitários, lavagens em geral, lavanderia, etc.

Devemos adotar o uso de caneca pessoal para o dia-a-dia no trabalho, para evitar o desperdício de copos de plástico.

Considerando que todo o nosso lixo orgânico pode ser reciclado, tornando-se adubo posteriormente, podemos então fazer uso da composteira doméstica, que fará essa transformação do lixo orgânico em adubo.

Latas, vidro e papel devem ser sempre separados e enviados para reciclagem. Atualmente, em algumas cidades já existem empresas e postos de coleta especializados no recolhimento deste material.

Economizar energia é um ponto chave na busca pela sustentabilidade. Por isso, devemos adquirir somente equipamentos que efetuem um baixo consumo energético, ao mesmo tempo em que devemos priorizar o uso de lâmpadas de LED, e também optar pela instalação de pontos naturais de iluminação e ventilação, evitando assim a necessidade do uso de lâmpadas elétricas e de aparelhos ar condicionados.

Evitar a impressão em papeis, mas se preciso fazer utilização dos reciclados e se possível usar frente e verso. Uma dica é usar a tecnologia a favor do meio ambiente, usar celulares ou tabletes para leitura.

Fazer uso de transporte público coletivo ou ainda usar bicicletas como meio de transporte.

Devemos procurar sempre maneiras sustentáveis para todas as nossas ações do dia-a-dia.

CONSIDERAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com