TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESSOAL DA AGENDA 21 - DZ ATIVIDADES DE SUSTENTABILIDADE

Projeto de pesquisa: PESSOAL DA AGENDA 21 - DZ ATIVIDADES DE SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME HOSANA DIAS DA SILVA

RA 4101149432

Atividade de Autodesenvolvimento

AGENDA 21 PESSOAL – DEZ AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

AGENDA 21 PESSOAL – DEZ AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, da disciplina Responsabilidade social e meio ambiente.

1. INTRODUÇÃO

O tema sustentabilidade é hoje tão importante quanto o tema vida e ser humano, pois estes dependem diretamente de uma correta gestão ambiental. Os problemas ambientais, cada vez mais graves, implicam diretamente na qualidade de vida e no futuro do planeta. Sendo assim, é imprescindível que se estabeleçam os meios pelos quais manter o equilíbrio entre os recursos oferecidos pela natureza e as ações em contrapartida, que visam a gestão desses recursos com consciência ambiental.

Muitas ações podem ser implementadas por governo, sociedade civil e outros entes, e dentre estas ações podemos destacar: a reciclagem efetiva, o reflorestamento múltiplo, a ampliação de áreas de preservação ambiental, a busca por energias alternativas, a redução de poluentes do ar com a redução de consumo de combustíveis fósseis.

Visando atingir estes objetivos, propomos em nosso Relatório dez ações que podem contribuir seguramente para a sustentabilidade dos recursos e equilíbrio do meio ambiente.

2. AGENDA 21 PESSOAL – DEZ AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE.

2.1. IMPLANTAÇÃO DE HORTAS URBANAS COM CESSÃO DE ÁREA PELO MUNICÍPIO

Uma grande preocupação para o futuro da humanidade é a escassez de alimentos frente a crescente demanda da população mundial. Por isso, o cultivo de alimentos em hortas domésticas, não só nas áreas rurais, mas sim, em nossa proposta, amplamente nas áreas urbanas, implica um combate a este problema, além de contribuir para um cultivo sem uso de agrotóxicos e aditivos, e ainda comercializar o excesso, gerando renda familiar. A área poderia ser cedida pelo Município, ser em uma área coletiva, e assim incentivar as pessoas a cultivá-las.

2.2. REFLORESTAMENTO MÚLTIPLO

O reflorestamento é a medida socioambiental imprescindível para a manutenção e correta gestão dos recursos naturais vegetais. O desmatamento desordenado leva a extinção de espécies e a oneração da qualidade do ar, além de um descontrole do ecossistema local. Assim, o reflorestamento múltiplo, ou seja, cada árvore retirada deve-se plantar três novas árvores, seria uma ação que fomentaria a sustentabilidade de maneira prática.

2.3. PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E FOMENTO A COMBUSTÍVEIS NÃO FÓSSEIS

A demanda por veículos auto motores é cada vez mais crescente, e o uso de combustíveis fósseis contribui para a destruição da camada de Ozônio e para o Efeito Estufa. Com a produção de veículos elétricos em larga escala, pretende-se substituir gradualmente os veículos que usam combustíveis fósseis e isso geraria um ganho incontável para o meio ambiente. No mesmo raciocínio, a substituição de combustíveis pelo etanol e o Diesel a base vegetal seria uma linha eficaz no processo de sustentabilidade.

2.4. PROMOVER A VALORIZAÇÃO DA RECICLAGEM, COM INCENTIVOS FISCAIS PARA AS EMPRESAS QUE ATINGIREM METAS

A reciclagem é o meio pelo qual evitamos o descarte desnecessário de materiais usados no meio ambiente, principalmente os de lenta decomposição. Sendo assim, a reciclagem é o meio de reutilizar materiais para impedir a nova demanda do mesmo recurso natural do meio ambiente. Com isso, o governo, por meio de incentivos fiscais, poderia promover e incentivar as empresas a reciclarem, adotando uma tabela de pontuação gradativa e que seria proporcional aos respectivos incentivos fiscais. Isso traria um ganho economicamente viável para ambos os setores.

2.5. PROMOVER E INCENTIVAR O USO DE ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS POR MEIO DE SUBSÍDIOS DO GOVERNO

Com recursos do ente governamental, facilitar-se-ia a aquisição de painéis solares para residências, evitando assim o consumo excessivo de energia elétrica, principalmente nos chuveiros, aquecedores e piscinas. Com isso, a demanda ao meio ambiente seria reduzida, gerando sustentabilidade, ganhos econômicos e responsabilidade social individual.

2.6. EVITAR O DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NOS LARES

É importante nos conscientizarmos de que não podemos deixar luzes acesas durante o dia, e para isso usarmos a luz natural. Utilizar racionalmente os aparelhos eletrodomésticos, evitar passar roupas em pouco número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com