TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Supervisonada

Dissertações: Atividade Supervisonada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

FACEMG – FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Trabalho Integrado de Administração

APS - VII

Belo Horizonte

Maio 2014

FACEMG – FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Cinara Mendes – RA 01500001000

Fabiana Goulart- RA 02440000267

Hugo Leonardo - RA 01500000922

Jane Cleide -RA 01500000927

Sirley Santos – RA01780000577

Suely Aparecida – RA01500001156

MUSEU DA LOUCURA DE BARBACENA

Orientador (a): Jailton

Belo Horizonte

Maio 2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de criar um sistema de TI com abordagem atual, alta tecnologia e com profissionais qualificados.Com o novo milênio, ressurge a ideia de inovação, transformação na area de saúde mental. A Reforma de Psiquiátrica Brasileira, especialmente de Minas Gerais tem um forte compromisso com cidadania das pessoas portadoras de transtorno mental.

O presente trabalho se propõe apresentar as análise de resultados na criação de um sistema na área de TI com objetivo de mensurar os erros e aproveitar de uma maneira melhor as informações contidas no Museu de Loucura com a abordagem atual, modernizar e adequar as novas exigências do mercado.

Para realização deste trabalho foi criado um Mapa Estratégico com a representação visual das estratégias que evidencia os desafios,todas as metas e objetivo a serem alcançados. As informações dos serviços todos sendo selecionados, abrangendo toda história do local com uma nova visão de encarar a loucura, com a riqueza de detalhes para serem armazenados de forma digital de modo que nada se perderá com o passar dos anos e a informação chegará onlinemuito mais rápido ao seu público.

A criação desse projeto transcendera os significados originais dos fatos ocorridos naquele local com tecnologia avançada e de qualidade. Tanto um suporte as necessidades dos clientes e proporcionando um serviço que manterá a história sem perder nada com o passar do tempo.

O Museu da Loucura é o pioneiro na transformação da reforma psiquiátrica por isso o projeto poderá ser implantado com sucesso devido o fato da entidade sera História da Saúde de doenças mentais do país.

PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

História

O primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais foi criado em 1903, como Assistência aos Alienados do estado de Minas Gerais, onde antes funcionava um Sanatório particular para tratamento de tuberculose. Assim entrava o funcionamento o hospício de Barbacena, depois, Hospital Colônia de Barbacena que teve como o primeiro diretor Dr. Joaquim Antônio Dutra.

Durante os primeiros 30 anos de funcionamento, o Hospital Colônia foi uma Instituição respeitável oferecendo atendimento humanitário a seus pacientes mesmo dispondo de métodos pouco eficientes em termos de tratamento.

Tendo em vista os bons resultados obtidos, o Hospital Colônia, passou a ser um ponto de convergência para todos os pacientes que as comunidades pretendiam curar ou isolar, ou seja, havia uma grande demanda de doentes mentais, sifilíticos, tuberculose e marginalizados. Pessoas que eram as vezes mendigos, prostitutas, mãe solteiras filhos que tivessem algum tipo de problema com a família, alcoólatras. Com este aumento de pacientes o Hospital passou por uma mudança radical, os leitos eram insuficientes e a escassez de recursos financeiros, materiais e tornaram-se graves problemas. O tratamento dispensado aos pacientes passou a ser desumano e degradante, atingindo elevadas taxas de mortalidade. Com isso o Hospital passar a ser chamado de Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Em 1979, um grupo de psiquiatras e profissionais ligados à saúde Menta, organizaram o III Congresso Mineiro de Psiquiatria e trouxeram Franco Basaglia, psiquiatra italiano, com uma postura antimanicomial. Através deste profissional que ficou escandalizado com que encontrou e considerou aquilo tudo desumano e cruel. Então veio o jornalista Hiram Firmino começou a publicar no Jornal Estado de Minas uma série de reportagens intitulada “Os Padrões da Loucura”.

A partir destas denúncias que chocaram a opinião pública, que as autoridades da área de saúde resolveram mudar este quadro contratando profissionais para área assistencial e mandando um grupo de psiquiatras para Barbacena , que estiveram envolvidos no III Congresso Mineiro a com objetivo de elaborar um plano reestruturação do hospital .

Assim através da parceria entre a FHEMIG-CHPB e a FUNDAC foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, o Museu da Loucura. O Museu tem o objetivo de resgatar a história da assistência psiquiátrica pública de Minas Gerais e ainda servi como centro de documentação e pesquisa na área da psiquiatria. Para que o passado de horrores e equívocos nunca volte a acontecer e ainda colaborar no projeto de reabilitação psicossocial do morador da instituição, promovendo o elo sociedade-instituição. O Museu também serve de referência cultural dentro do hospital, assim vem promovendo eventos artísticos periódicos como apresentação de dança e de conjuntos musicais despertando a sensibilidade e propiciando momentos de lazer a pacientes, funcionários e a comunidade.

Enfim o Museu da Loucura é uma atração não apenas para o meio acadêmico, mas para toda a comunidade com a atual abordagem do tratamento psiquiátrico que sendo desenvolvido junto com os pacientes.

MISSÃO

Prestar assistência hospitalar de complexidade secundária e terciária, com importância estratégica regional e estadual, participando da formulação da política de gestão para hospitais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.

VISÃO

Constituir-se modelo de excelência no País para a promoção da assistência e qualificação hospitalar, tendo como foco:

• Prestar serviços com elevado padrão de qualidade, segurança e humanização;

• Realização de pesquisas e formação de recursos humanos;

• Participação na formulação e condução da política de gestão e qualificação hospitalar para o Sistema Único de Saúde;

• Incorporação e difusão de modernas técnicas de gestão.

VALORES

• Compromisso

• Ética

• Excelência

• Formação de mão de obra para o SUS

• Humanização

• Qualidade

• Responsabilidade

Mapa Estratégico

Foi feita uma pesquisa de campo, visita técnica realizada pelo bacharéis em administração.

Este trabalho tem o objetivo de criar um planejamento estratégico analisando as atividades desenvolvidas pela organização referida, através das teorias aprendidas e referenciais bibliográficos, enfatizando sua área da Gestão da Informação, Administração Integrada, observando seus pontos fortes e pontos a melhorar, a fim de aplicar conhecimentos adquiridos visualizando o ambiente real.

Foi montado um plano de ação para ser proposta a organização com intuito de uma possível aplicação para solução ou melhoria de falhas identificadas através de indicadores da TI usando a tecnologia mais avançada e atualizada.

ESTRUTURA

VALOR Á LONGO PRAZO

Com a implantação do sistema de TI mais avançado tendo como o objetivo manter as informações antigas e atualizadas salvasem um sistema. E um investimento que gerar resultados a longo prazo, podendo ser modificado para se adequar as novas exigências do ambiente do museu. É importante dizer queem caso de incêndio ou qualquer outra eventualidade nada se perderá.

CLIENTES

CONFIANÇA

O públicos terão acesso onlinea um sistema formal, sendo baseados nas leis, regulamentos e nas práticas que mantêm uma organização. Terão também uma planejamento necessário no sistema virtual, pesquisas, organiza todo o conteúdo para torna-lo atrativo ao cliente, cria galerias de imagens, otimizar os erros. Poderão dar um giro de 360 graus em todo o museu usando a tecnologia mais avançada. O planejamento estratégico é torna o museu mais conhecido emais visitado.

QUALIDADE

Objetivo é atender seus clientes com qualidade e satisfazer suas necessidades. O museu terá uma estrutura ampla e confortável podendo assim recepcionar seus clientes de maneira mais adequada.

APRENDIZADO

CAPITAL HUMANO

Contando com uma equipe de funcionários qualificados e especializados na área para o atendimento de qualidade e eficiência. Treinar e capacitar os mesmo com conhecimento e avaliação de desempenho na área de TI. Viabilizar o crescimento na área profissional.

CAPITAL ORGANIZACIONAL

Promover o bem estar dos clientes. O sistema implantado tem como objetivo de quantitativo, qualitativo, trazendo as informações com maior rapidez para melhor solucionar. Inovando e aprimorando funcionamento da organização, valorizando o museu dando ênfase a história sinalizando os acontecimentos da época.

A análise feita foi a criação Sistema de informatização (projeto na área de TI) observação do ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (ameaças e oportunidades). Criando um ambiente virtual aonde todos poderão ter acesso ao acervo, tirando o escritório de dentro do museu e colocando num ambiente mais apropriado.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual do Museu da Loucura se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. Fatores internos podem ser controlados ou facilmente alterados por gestores da empresa após sua identificação, ressaltando e mantendo seus pontos fortes e quanto aos pontos fracos criar estratégias para amenizá-lo, enfraquecê-lo ou se possível extinguir.

Através disso podemos atender um número maior de pessoas com a informação mais rápida e objetiva.

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »