TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE ADMINISTRAÇÃO ANALISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Centro Universitário Anhanguera Educacional – Pelotas

Curso de Graduação em Administração

Analise de Investimentos

Prof. Antônio Ness

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA DE ADMINISTRAÇÃO 
ANALISE DE INVESTIMENTOS

Participantes:

Bruna Peres Xavier – 9938035773

Cátia Adriani dos Santos Xavier – 9938022095

Marcela Beatriz de Souza– 9938030211

Suelen Aires Padilha – 9938026178

Pelotas, 06 de Abril de 2015.

[pic 2]

Centro Universitário Anhanguera Educacional – Pelotas

Curso de Graduação em Administração

Analise de Investimentos

Prof. Antônio Ness

Etapa 01 – Conceito e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações; o mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil.

Etapa 02 – A montagem do fluxo de caixa relevante para a análise de investimentos; A técnica de análise: Payback Period; A técnica de análise: Valor Presente Líquido.

Pelotas

2015

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................5
  3. CONCLUSÃO.........................................................................................13
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................14

  1. INTRODUÇÃO

A análise de investimentos envolve decisões de aplicações de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. O orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

  • Projeto vai se pagar?
  • Projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
  • Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

  • Payback;
  • Payback descontado;
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Taxa interna de retorno – TIR.

02. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 01 – CONCEITOS E FORMAS DE INVESTIMENTOS.

PASSO 01.

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) 2014 fecharia com a taxa de inflação de 6,1% caso o Banco Central não elevasse a taxa básica de juros. Conforme relatório de dezembro de 2013, o Banco Central previa um cenário de juros estáveis, onde a inflação prevista para o IPCA era de 5,6% 2014 e de 5,4% em 2015, como vimos, não é o que ocorre.

A meta definida pelo governo seria o índice de inflação de 4,5%, caso não ocorra nenhum aumento nos próximos 12 meses, até o fim do primeiro trimestre de 2016, o nível do índice de inflação estaria na casa de 5,4% ao ano.

O mercado brasileiro vem sofrendo muitas oscilações com o aumento da inflação. Com o aumento dos preços no supermercado, energia elétrica e com perda real do poder aquisitivo dos salários e sérios problemas que a economia enfrenta o mercado em crise não oferece boas expectativas de investimentos por parte de grandes empresários, acionistas prejudicando inclusive importações e exportações o que provocará inevitavelmente um forte ajuste na cotação do Dólar e outras moedas fortes como o Euro. Alguns reajustes praticados pelo governo na tentativa de diminuir a inflação levou a população à insatisfação e também a diminuir o consumo ocasionando certa estagnação na economia. Esse reajuste na cadeia produtiva e com instabilidade na economia cortes de gastos e aumento na arrecadação de impostos, o risco de inadimplência cresce e isso faz com que imediatamente os bancos aumentem a rigidez das suas condições para concessão de crédito. O resultado será um cenário muito mais difícil para se obtiver financiamento nas instituições privadas.

 A condução da nova política econômica será crucial para determinar o reequilíbrio do país. Entretanto, o país não vai parar precisamos continuar alimentando a economia brasileira, empresários de diversos segmentos devem investir com um pouco mais de cautela analisando os riscos eminentes para que se tenha sucesso nas finanças.

PASSO 02.

É de uso comum a palavra investimento no nosso cotidiano, ela está presente em vários momentos do nosso dia-a-dia. Podemos citar o simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa como investimentos.

O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para que de alguma forma possa captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados acima mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem o mesmo objetivo, ou seja, a renúncia de um recurso financeiro no presente para um maior retorno de recursos financeiros no futuro.

Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:

  • Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.
  • Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.
  • Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Os investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

As opções de investimentos são grandes, algumas oferecem mais riscos e outros menos. A função de avaliar qual investimento vale mais apena, cabe ao administrador que de forma racional irá analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. Este irá levar em consideração três aspectos interessantes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com