TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

Na minha opinião os condutores de motocicletas não praticam as medidas de segurança exemplificados nesta unidade de aprendizagem,o comportamento desses utilizadores da via é totalmente imcompátivel com a direção defensiva,pois os motociclistas trafegam seguidamente nos corredores que se formam em um engarrafamento e ainda por cima em alta velocidade.

Outro fato que já presenciei foi condutores trafegando sem utilizar o capacete de segurança,colocando em risco a sua própria vida.

Acredito que a maioria dos motociclistas não possuem habilidade para conduzir esse veículo,pois seguidamente presencio ultrapassagens perigosas pelo lado direito dos veículos e manobras perigosas,como malabarismo em uma roda só.

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

Com certeza que se colocado em prática as medidas de segurança estudadas, a redução de acidentes será absurda.

Um exemplo claro é a manutenção e inspeção periódica que o condutor deve fazer na motocicleta, verificando o estado do pneu,que não pode estar careca,realizando as verificações necessárias no motor,freios e outros equipamentos do veículo,para se ter certeza do pleno funcionamento.

A utilização permanente do capacete de proteção,e o uso de roupas e calçados adequados para prática da direção de motocicletas.

Além de sempre obsevar todos veículos que trafegam na via,sem pressa,com muita atenção e educação no trânsito,prevendo manobras e conversões que realizara com aplicação da técnica correta nas frenagens e nas curvas.Observar sempre as situações adversas, como condição climática e condições da via que esta trafegando.

Assim seguindo essas medidas será inevitável uma redução de acidentes de trânsito e de mortes que envolvem motociclistas.

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

Quando o condutor constatar o veículo puxando para um dos lados, indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção,podendo reduzir a estabilidade e capacidade de frenagem do veículo.

Constatada essa irregularidade, o condutor/motorista deverá verificar a calibragem dos pneus.Essa verificação pode ser feita semanalmente ou sempre quando o condutor for abastecer o tanque de combustível.Caso o problema não for resolvido,o correto é levar o veículo ao serviço de geometria e alinhamento de rodas, preferencialmente de sua confiança.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

O condutor estará reduzindo a vida útil do pneu,prejudicando a estabilidade,aumentando o consumo de combustível e diminuindo a aderência ao piso com água,fato que pode ocasionar um acidente, ocorrendo uma aquaplanagem.

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

O pneu deve ter sulcros de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade.

A função dos sulcros é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança,em caso de piso molhado,sendo assim essa é a importância do condutor estar atento para esse limite, pois é uma norma de segurança para evitar um possível acidente de trânsito.

4. Toda viagem segura, por menor percurso que seja, é uma viagem sem acidentes. Considerando que para iniciar esta viagem o condutor deve adotar alguns procedimentos de segurança com relação ao veículo, elabore um check-list sobre o que deve ser observado no veículo, antes de iniciar uma viagem. (2,0 pontos).

Antes de colocar o veículo em movimento deve-se:

Verificar as condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório,como cintos de segurança,encostos de cabeça,extintor de incêndio,triângulo de segurança,pneu sobressalente,limpador de para-brisa,sistema de iluminação e buzina,além de observar se o combustível é suficiente para chegar ao local de destino, o nível da água e do óleo e a calibragem dos pneus também deve ser verificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com