TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estrutura

Por:   •  11/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: GST0471 – ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA

– ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

OBJETIVO

  • Compreender a relação existente entre: Demonstrações Contábeis e os indicadores utilizados na tomada de decisões delas extraídos;
  • Identificar e utilizar o ambiente de pesquisa onde são publicadas as informações contábeis;
  • Compreender e utilizar os indicadores financeiros como instrumento de análise para suporte à tomada de decisões;

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES

As atividades propiciarão ao aluno:

  • Desenvolver competências para trabalhar em atividades que estejam vinculadas a Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Colocar em prática, através da investigação e pesquisa, os instrumentos conceituais apreendidos no curso, relacionados à situação econômica e financeira das empresas;
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a teoria e prática no que tange a análise das demonstrações publicadas nas mídias.

DESENVOLVIMENTO

Esta atividade busca o estímulo à pesquisa, coleta, aplicação, a reflexão e a aproximação do aluno com o ambiente social das empresas no que tange às técnicas de Análise das Demonstrações Contábeis, bem como a reflexão crítica sobre a inter-relação entre as teorias e práticas, dentro de uma visão interdisciplinar das diversas áreas que compõem o campo de divulgação das Demonstrações Contábeis.

As atividades foram organizadas de forma a dar suporte à investigação e ao contato com as informações disponíveis no Mercado de Capitais, visando a ampliação da percepção e capacidade crítica dos discentes da área de gestão.

 A atividade será desenvolvida em duas etapas distintas, a saber:

  1. Respostas a um conjunto de questões previamente elaboradas;
  2. Seleção e Análise de Indicadores Financeiros extraídos das Demonstrações Contábeis publicadas no Mercado de Capitais;
  3. Produto Final - Relatório com as respostas às questões apresentadas, e o resultado das análises das Demonstrações Contábeis consultadas.

  1. INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES   (10 horas)

O aluno deverá realizar uma investigação/pesquisa para responder ao questionário previamente elaborado, amparado em bibliografia sobre as temáticas propostas ou sites da internet.

QUESTÕES:

  1. Qual o responsabilidade dos profissionais responsáveis pela elaboração e publicação das Demonstrações Financeiras?

Os contabilistas, dentro do âmbito de sua atuação e no que se referir à parte técnica, serão responsabilizados, juntamente com os seus contribuintes, por qualquer falsidade dos documentos que assinarem e pelas irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar o Imposto de Renda (§ 1º do art. 819 do RIR/1999).

Estão dispensadas da exigência acima as pessoas jurídicas domiciliadas em localidades onde não houver profissional devidamente habilitado (art. 821 do RIR/1999).

Verificada a falsidade do balanço ou de qualquer outro documento de contabilidade, assim como da escrita dos contribuintes, o profissional que houver assinado tais documentos será declarado sem idoneidade para assinar quaisquer peças ou documentos contábeis sujeitos à apreciação dos órgãos da Secretaria da Receita Federal, por ato de Delegado ou Inspetor da Receita Federal, independentemente de ação criminal que no caso couber (Art. 820 do RIR/1999).

  1. Qual a importância da análise e do analista das Demonstrações Financeiras  para fins de Mercado de Capitais?

A analise  das demonstrações contábeis preocupa-se com a qualidade das informações, afim de chegar a algumas conclusões a respeito da situação da empresa, tais como: grau de liquidez satisfatório e compatível com a realidade do mercado e índices de lucratividade entre outros.

  1. Como as Instituições Financeiras utilizam as Demonstrações Financeiras no processo de liberação de crédito às empresas?

A análise das demonstrações financeiras inclui uma série de instrumentos e métodos que permitem relatar a real situação da empresa e também prever seu desempenho futuro, por isso se torna uma ferramenta chave na análise de crédito, pois oferece condições de definir o limite máximo de empréstimos e financiamentos que o cliente pode adquirir (MORI, 2011, p. 19). Segundo Neto (2010, p.40): Os intermediários financeiros, basicamente bancos comerciais e de investimento, constituem-se tradicionalmente no principal usuário da análise de balanços... Os interesses dos bancos, em geral, incluem o conhecimento da posição de curto e longo prazo da empresa. Mesmo que a operação de crédito se verifique em curto prazo, o relacionamento entre bancos e clientes é geralmente visto também no longo prazo em razão das possibilidades de renovações do empréstimo, do interesse em manter determinada empresa como cliente etc. Desta forma, além dos aspectos tradicionais da análise de balanços em curto prazo, o grau de endividamento, solvência, rentabilidade, entre outros, assume também grande importância no processo de avaliação

  1. Porque os Investidores necessitam da Análise das Demonstrações Financeiras?

Essa demonstração, segundo Assaf (2003), tem como finalidade exclusiva apurar o lucro ou prejuízo de exercício; depois, esse resultado é transferido para lucros ou prejuízos acumulados. A DRE é, segundo Crepaldi, (1999), um resumo que apresenta, dentro de certa ordenação, os saldos finais dos movimentos das contas do sistema de resultado. Evidencia, conforme Iudícibus (1998), de uma forma estruturada, os componentes que provocaram a alteração na situação líquida patrimonial em determinado período, e mostra se a empresa auferiu lucros ou incorreu prejuízos em determinado período.

Iudícibus (1998: 145-146) afirma que:

"A contabilidade, com os dois relatórios, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira da empresa. Com os dois relatórios, qualquer pessoa interessada nos negócios da empresa tem condições de obter informações, fazer análises, estimar variações, tirar conclusões de ordem patrimonial e econômico-financeira e traçar novos rumos para futuras transações". (IUDÍCIBUS, 1998, p.145-146)

A DRE procura estruturar e ordenar a movimentação das contas de resultado que, transitoriamente, recebe, de acordo com Marion (1998), todas as receitas, custos/despesas da empresa. Esta Demonstração é obrigatória para as empresas que estão sob os critérios da lei 6.404/76 conforme determina o seu art. 175. Esta lei define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deverá ser apresentado na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício, e por ação.

  1. Explique sucintamente o que se entende por Análise Fundamentalista?

análise fundamentalista é a principal ferramenta para entender e estudar os fundamentos econômico-financeiros de uma empresa.

Em outras palavras, ela serve para ajudar o investidor a avaliar como está a saúde financeira e operacional da empresa e assim definir se é interessante, ou não, investir dinheiro em suas ações negociadas na bolsa de valores.

Por meio da análise fundamentalista é possível visualizar uma espécie de raio-X das empresas, entendendo como estão os fatores que afetam o desempenho da empresa e consequentemente o valor de suas ações.

A análise fundamentalista mostra a realidade de como é a empresa por dentro:

  1. Quais as principais técnicas utilizadas na Análise Fundamentalista das Demonstrações Contábeis?

O objetivo principal desta analise é avaliar o comportamento da empresa com vista em determinar ovalor intrínseco da ação. Os principais subsídios deste critério de analise são os demonstrativos financeiros da empresa e os diversos dados e informações referentes ao setor econômico de atividade, ao mercado acionário e a conjuntura econômica. Em contraposição da análise técnica, a análise fundamentalista não se baseia no estudo das cotações de bolsa e os seus movimentos, mas sim nos fundamentos econômicos no qual a empresa está inserida. A análise fundamentalista interpreta dados fundamentais de uma empresa obtidos através dos principais demonstrativos financeiros como: balanço patrimonial, demonstrativo de resultado, fluxo de caixa, demonstração de origens e aplicações de recursos, etc. A justificativa para o uso desse tipo de análise é antecipar o comportamento futuro de uma determinada empresa no mercado.

  1. Quais principais grupos e indicadores mais utilizados na Análise Fundamentalista das Demonstrações Financeiras? 

Análise financeira: conheça os indicadores mais usados pelos analistas - InfoMoney 
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/568514/analise-financeira-conheca-indicadores-mais-usados-pelos-analistas

  1. Conceitue os seguintes indicadores:  ROI-Dupont; EVA , EBITDA e EBIT.

 contabilidade gerencial utiliza as mesmas contas do D.R.E. agrupadas de forma diferente, e introduz os indicadores EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), ou LAJIDA (Lucro antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização) e o EBIT (Earnings Before Interest and Taxes), ou LAJIR (Lucro antes dos Juros e Imposto de Renda).
Segundo Vasconcelos (2002), “[...] existe uma tendência por parte dos analistas em recomendar negócios com empresas que apresentam EBITDA positivo, afinal quanto maior a geração de recursos via operações da empresa, mais atrativo é o negócio, especialmente quando comparamos o indicador absoluto com o volume de investimentos operacionais”.
Tendo isso em mente, podemos agora transformar o D.R.E. da contabilidade brasileira no demonstrativo de resultados da contabilidade gerencial, como mostrado na Tabela 3 abaixo. Note que as contas Despesas Administrativas, Despesas de Vendas e Despesas Gerais foram agrupadas. 

  1. Quais são as principais atribuições das empresas de auditoria externa no contexto da divulgação e análise das demonstrações financeiras no mercado de capitais.

A evolução das empresas e a conseqüente competição do mercado tornam as empresas carentes de informações precisas e fidedignas capazes de levá-las à tomada de decisão segura. A Auditoria Interna e Externa surgiu para suprir às necessidades de informações que os usuários precisavam. Portanto, este artigo apresenta o exercício da Auditoria Interna e Externa, bem como suas atribuições e principais diferenças.

  1. SELEÇÃO E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (30 horas)

Com base no questionário do item anterior, o aluno deverá proceder a Análise das Demonstrações Financeiras – Balanço Patrimonial e DRE   (Usar os demonstrativos da CONTROLADORA – NÃO UTILIZAR CONSOLIDADO) de 2012, 2013 e 2014, em 1(uma) empresa selecionada no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - www.cvm.gov.br ou na BM&F Bovespa www.bmfbovespa.com.br, http://www.fundamentus.com.br ou outro meio de comunicação (por exemplo, em jornais de grande circulação: Valor Econômico, Jornal O Globo, etc.).

Calcular os indicadores: de Liquidez (3 indicadores diferentes), Endividamento (3 indicadores diferentes) e Rentabilidade/Lucratividade (4 indicadores diferentes) com as respectivas análise da evolução destes indicadores nos anos analisados .

  1. PRODUTO FINAL: RELATÓRIO ANALÍTICO DE INFORMAÇÕES COLETADAS E PESQUISA DE CAMPO (20 horas)

Nesta etapa, o aluno deverá transformar todas as informações adquiridas, com a estrutura de um texto, referenciando as fontes de dados. Sugere-se que a estrutura do Relatório analítico entre a Investigação/Pesquisa de Informações e a Pesquisa de Campo seja composta de:

 

INTRODUÇÃO

  • Enunciar o tema do trabalho, ilustrando a empresa pesquisada;
  • Apresentar um breve perfil da empresa pesquisada;
  • Tecer os objetivos da pesquisa e desenvolvimento dos temas abordados;
  • Evidenciar a relevância do assunto a ser tratado.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

  • Apresentar as respostas ao questionário constante do item I;
  • Apresentar os principais indicadores calculados no item II e o resultado dos indicadores com as respectivas análises de cada um;
  • Síntese dos grupos de indicadores analisados.

CONCLUSÃO

  • Uma síntese sobre o trabalho e a importância apreendida na construção do conhecimento.

REFERÊNCIAS

  • Listar as referências completas das fontes que foram citadas. (livros, artigos, sites, revistas técnicas, jornais e outros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (772.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com