TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estrutura De Psicologia Aplicada Ao Direito

Trabalho Escolar: Atividade Estrutura De Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE ESTRUTURADA 1

Marque a alternativa correta

São objetos de estudo das ciências psicológicas bem como seus respectivos recursos de pesquisa:

Resposta Letra: d) O comportamento e os processos mentais através, unicamente, de seus constructos psicológicos.

QUESTÃO 2

O pressuposto de que o comportamento compõe-se de elementos de resposta e pode ser cuidadosamente analisado por métodos científicos, naturais e objetivos é característica da seguinte teoria da psicologia:

Resposta Letra: b) Behaviorista.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

Caso Concreto em que houve falha num dos oito estágios de desenvolvimento apresentados e essa falha teve uma consciência legal:

Um estudioso que pode auxiliar nesse entendimento é Erik Homburguer Erikson, o qual analisou o desenvolvimento psicossocial dos indivíduos. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar a sintomatologia do transtorno depressivo infantil dentro das fases do desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica referente à depressão infantil e desenvolvimento psicossocial. Os resultados obtidos foram que, caso a criança não passe de maneira satisfatória por cada fase, poderá levar para a vida futura sintomatologias depressivas, como ideias autodepreciativas, sociabilidade diminuída e agressividade aumentada. Esses sintomas, aliados a outros, caracterizarão uma personalidade.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 3

Questões culturais relacionadas ao texto: “O cravo brigou com a Rosa.”

Leitura e discussão do texto:

Duas pessoas que vivem juntas têm a mesma responsabilidade no estabelecimento da relação. Então imagine se Rosa e Cravo têm roteiros complementares. Rosa, querendo resolver uma situação de abandono, e Cravo, querendo vingar-se (não conscientemente) dos maus tratos em infância. Rosa projeta em Cravo a expectativa do abandono, e Cravo projeta em Rosa a figura de uma mulher raivosa e infeliz. Ambos não se sentem inseguros um em relação ao outro, têm dificuldades em confiar, suspeitam de não serem amados, e tudo o mais que estas fantasias infantis trazem. Se alguma expectativa importante é confirmada, como a entrada de outra pessoa na relação (pode ser até a sogra), ambos os parceiros se sentem ressentidos e abandonados.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 4

A construção da família contemporânea

QUESTÕES SOBRE O TEXTO:

1. Segundo a autora, quando é iniciada a crise da família?

R - A crise familiar começa quando há uma sobrecarga na capacidade de cumprir todas as demandas impostas, que seria amar, educar, preparar para o trabalho e a vida e manter ainda a harmonia no lar.

2. A posição dos pais em relação aos filhos, atualmente, sofreu modificações. De que forma elas são descritas pela autora?

R - Passa a ocorrer uma inversão dos papéis, quando os pais querem apenas dividir os bons momentos com os filhos, jogando a responsabilidade da educação para cima das instituições de ensino. Estes pais acabam não querendo serre vistos como autoritários ou repressores, deixando de impor limites.

3. A mídia desenvolve um papel importante para crianças e adolescentes, segundo a autora. Cite alguns exemplos que justificam esta afirmativa.

R - O seu desenvolvimento não é pautado em valores familiares e/ou fraternos, não se aponta com isso para uma ausência de valores e sim para uma formação pautada em valores de mercado, a formação de pequenos consumidores.•.

4. Quais as consequências do trabalho feminino para a família contemporânea, de acordo com o texto?

R - O fato das mulheres afastarem-se de seu lugar “natural” – o lar - é tido como uma degradação moral, ocasionada pela exploração capitalista. Esses papéis, essa visão da mulher e, em especial, as consequências da maternidade, acabam influenciando a forma como a mulher se coloca no mercado de trabalho, a forma como os patrões e os homens em geral vão tratar as mulheres. Essa visão vai influenciar tanto nas oportunidades de acesso ao emprego, no tipo de trabalho, como nas condições em que se desenvolve o trabalho.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 5

A Psicologia da Tirania

Analisar os resultados dos experimentos apresentados:

O experimento do prisioneiro realizado pela BBC.

Nosso primeiro desafio foi desenvolver procedimentos éticos para garantir que, apesar de sua intensidade, o estudo não causaria mal a seus participantes. Instituímos uma série de medidas de proteção, apoio psicológico em tempo integral e uma equipe de ética. Segundo as conclusões do relatório da equipe, mostramos que é possível conduzir estudos de campo dinâmicos com balizamento ético.

Como no experimento de Stanford, o da BBC dividiu aleatoriamente guardas e prisioneiros em um ambiente construído especialmente para isso. O cenário era uma prisão, mas nosso objetivo era representar uma classe mais ampla de instituições - escritório ou escola - em que um grupo tem mais poder e privilégio que o outro. Acompanhamos o comportamento dos participantes através de câmeras escondidas e monitoramos seu estado psicológico com testes diários. O bem-estar de cada um foi medido pela quantidade de cortisol - um indicador de stress - coletado da saliva.

Os resultados confirmaram as previsões. Inicialmente, eles eram submissos e trabalhava duro para melhorar sua situação. Passaram a se identificar como grupo e pararam de cooperar com os guardas apenas quando ficaram sabendo que continuariam a serem prisioneiros apesar de todo e qualquer esforço. Mais importante essa identidade compartilhada levou a uma melhor organização, eficiência e bem-estar psicológico. À medida que o experimento avançava, os prisioneiros se tornavam mais confiantes.

ATIVIDADE ESTRUTURADA 6

Exclusão Social

1º. A exclusão social à qual, como fumador, vou ser submetido a partir de depois de amanhã, tem pelo menos uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com