TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade estruturada

Seminário: Atividade estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Estruturada

A imprecisão no tocante à pesquisa da ética é originada pelas raízes histórica e etimológica que o termo manifesta, visto que éthos, deriva do grego e apresenta-se no singular, com significação de hábito ou comportamento pessoal, resultante da natureza, das determinações sociais e educacionais; éthe (grego, plural) designa o aglomerado de hábitos e comportamentos de grupos ou de uma coletividade, podendo corresponder aos próprios costumes.

Embora o aludido termo proporcione ambiguidades, em virtude de sua transformação temporal como consequência gradativa do progresso da sociedade, a ética é observada sob o viés científico ou teórico, o qual é direcionado ao estudo dos acontecimentos conexos ao comportamento humano.

Nesse contexto, o autor Adolfo Sánchez VÁZQUEZ propõe a definição de da moral e da ética. Confira-se: Moral vem do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes”, no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito. A moral se refere, assim, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. Ética vem do grego ethos, que significa analogicamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem. Assim, portanto, originariamente, ethos e mos, “caráter” e “costume”, assentam-se num modo de comportamento que não corresponde a uma disposição natural, mas que é adquirido ou conquistado por hábitos. É precisamente esse caráter não natural da maneira de ser do homem que, na Antiguidade, lhe confere sua dimensão moral.

A ética é dotada de rigor, coerência e fundamentação de caráter científico, tendo em vista que objetiva compreender a realidade humana baseada em fatos e atos morais, construindo de maneira racional e direta conceitos, hipóteses e teorias a respeito do comportamento moral dos indivíduos.

Posto isto, o estudo da ética ocupa posição de elevada importância na sociedade, pois tem como incumbência viabilizar que o homem, individual e coletivamente, ajuste seus erros e valorize os acertos, a fim de que cada escolha resulte no caminho adequado para se atingir uma conseqüência avaliada como boa, justa e apropriada à situação em concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com