TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física X Sedentarismo

Trabalho Escolar: Atividade física X Sedentarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE FÍSICA X SEDENTARISMO

Clique na imagem para ampliar

A modernidade nos trouxe a simplificação de atividades diárias como: comprar comida congelada ao invés de caçar como faziam os homens das cavernas, andar de carro ou moto ao invés de ir a pé ou de bicicleta, porém quem sofre com estas mudanças é o nosso corpo.

A falta da pratica de atividade física nos facilitou a vida, porém nos roubou muito da qualidade da mesma. É assustador o aumento de casos de hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros em pessoas cada vez mais jovens.

Essas e muitas outras doenças podem ser evitadas com uma simples atitude: PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA. O nosso corpo é feito para se movimentar e não ficar parado, ele necessita de trabalho.

Não existe uma atividade melhor indicada a uma determinada pessoa, muito menos idade apropriada, o melhor exercício para cada um é o que mais lhe der prazer, se você gosta de correr, então corra, se gosta de nadar, então nade, o importante não é a atividade ou intensidade e sim você trabalhar o seu corpo, a mente e assim evitar doenças físicas e psicológicas.

Toda atividade deve ser aplicada por um profissional de Educação Física, o qual poderá lhe indicar as atividades mais adequadas às suas necessidades, idade e nível de condicionamento, ai então é só escolher a opção quem mais gostar e curtir os prazeres que a atividade lhe proporcionará.

Sedentarismo e atividade física

Muitas pessoas, por algum motivo (doenças, trabalho, estudos e etc…), deixam de praticar atividades físicas e, com isso, perdem no quesito qualidade de vida. O “sedentarismo” pode contribuir para o surgimento de outras doenças.

Mas o termo SEDENTARISMO é muito discutido. O que é Sedentarismo? Quem realmente se enquadra nesse grupo? Podemos definir Sedentarismo como ausência de qualquer atividade física, seja ela esportiva ou não, fazendo com que a pessoa tenha um gasto calórico diário muito baixo com esses tipos de atividades.

Com isto, podemos identificar as pessoas que se encaixam nesse grupo: aquelas pessoas que por ter alguma doença acreditam que não conseguem fazer nenhum tipo de esforço; adultos que trabalham a maioria do tempo sentados; crianças e adolescentes que por causa dos avanços tecnológicos (videogames, Internet, Televisão e etc…), não praticam mais nenhum tipo de atividade. Com o passar do tempo, podemos perceber que a essência do “brincar na rua” está diminuindo, não vemos mais aquelas pracinhas cheias de crianças correndo e brincando, e as atividades físicas das mesmas ficam restritas as aulas de Educação Física na escola. Lembrando que as pessoas que fazem esforço diário como limpeza na casa, caminhar para o trabalho ou que tenham um emprego que proporcione algum esforço físico ficam fora do grupo de sedentários.

Diante de tal contexto, resolvemos ajudar o grupo em questão a iniciar uma vida mais ativa, com pequenas atividades regulares que auxiliarão na melhora da qualidade de vida e com o passar do tempo os próprios praticantes perceberão os benefícios destas atividades para sua saúde. Para quem não sabe o sedentarismo trás consigo problemas como: perda ou comprometimento da funcionalidade dos órgãos, perda da flexibilidade, hipotrofia muscular, além de aumentar o risco do surgimento de várias doenças (hipertensão arterial, obesidade, diabetes), aumento do colesterol, infarto do miocárdio e até mesmo levar a morte súbita. Pensem bem, nunca é tarde para começar!

Primeiramente, antes de tudo, todos devem consultar um médico (principalmente as pessoas com doenças crônicas ou com predisposição a tê-las como: diabetes, doenças cardíacas, obesidade e etc…), para fazer exames e saber se não tem alguma doença pre-existente que a impeça ou que dificulte a prática de atividades físicas e só assim poderá dar inicio ao programa de atividades. Depois disso, a própria pessoa pode escolher as atividades que mais lhe dão prazer e as possibilidades para o seu dia-a-dia (dias e horários). É sempre importante ressaltar que a atividade física não precisa ser extremamente cansativa para melhorar a saúde, deve ser devidamente planejada para alcançar o real objetivo. É de suma importância que o planejamento indique a quantidade, frequência, duração e intensidade da atividade física, pois o sucesso do programa de atividades depende destas variáveis.

ATIVIDADES:

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com