TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO

Por:   •  28/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

10ª SEMANA DA DISCIPLINA NEUROANATOMIA

PROJETO DE PRÁTICA

BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO

PAULO SÉRGIO RUFINO JUNIOR, 8007096.

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

VITÓRIA

2018

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR


1. INTRODUÇÃO

Diretamente relacionado ao movimento corporal, a estrutura muscular é a maior prejudicada com o sedentarismo. A perda de força, potência, volume, elasticidade e resistência, são consequências de uma vida sedentária, desenvolvendo a partir dai uma série de problemas, como exemplo mais comum as dores nas costas, articulações de um modo geral.

Em contra partida, a pratica de atividade física aumenta todos os aspectos positivos da estrutura muscular desenvolvendo um comportamento harmônico do aparelho locomotor, prevenindo e até mesmo tratando de problemas provocados pelo sedentarismo.


2. ATIVIDADE FÍSICA E OS BRASILEIROS

Um estudo feito pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento (Pnud), mostra que a cada dez brasileiros sete não praticam nenhuma atividade física, mostrando ainda que os homens as praticam 28% a mais do que as mulheres e consequentemente as pessoas de maior renda possuem maior acesso a prática esportiva.

“Os dados analisados reforçam a compreensão de que realizar atividade física e esportiva não se restringe somente a uma decisão individual, mas é também produto de como a sociedade pauta a vida coletiva, isso significa que aconselhar os indivíduos a praticar mais exercícios, sem criar oportunidades efetivas para as pessoas se engajarem com as práticas, nem enfrentar os condicionantes sociais que limitam o envolvimento, dificilmente mudara o cenário.” Diz o relatório. De acordo com esse relatório, pessoas com rendimento mensal domiciliar per capita de cinco salários mínimos ou mais praticam até 71% a mais do que a média das pessoas adultas no Brasil. Já o grupo de pessoas sem nenhum grau de instrução pratica até 54% a menos que a média das pessoas adultas.

Voltando um pouco antes dessa pesquisa do Pnud, em 2016, foi realizada a sétima edição dos indicadores de referencia de bem-estar em São Paulo, mostrando que nos últimos três anos, as pessoas estão praticando atividade física com mais frequência. Parte disso, resultado das implantações dos parques e áreas de lazer da cidade. Possuindo a capital paulista mais de cem parques municipais com equipamentos de ginasticas e ginásios poliesportivos além dos 320 km de ciclovias.

Relacionando essas duas pesquisas, podemos observar que nem tudo se pode colocar como culpado a situação financeira dos indivíduos, uma vez que tais locais existentes em São Paulo se repetem em outros estados e são de acesso gratuito e publico a toda população. Segundo o professor de Educação Física e especializado em treinamento de alto rendimento, Marcio Atalla, os rumos da própria história explicam um pouco a falta de motivação do ser humano. Segundo ele “A origem do problema é o ser humano, que é poupador. Se buscarmos a história, o ser humano sempre se movimentou porque o meio ambiente exigia. Até o fim da década de 1980, as pessoas tinham uma quantidade maior de movimento por viver sem celular, computador, com poucas


[pic 4][pic 5][pic 6]

escadas rolantes, muito pouco controle remoto. Com muita tecnologia, as pessoas passam a não se movimentar. [...]”.

3. OS PREJUIZOS DO SEDENTARISMO

Conhecido por muitos profissionais da saúde como o mal do século, o sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física do ser humano, não só de prática desportiva, mas em toda a sua amplitude, como fazer pequenas caminhadas até a padaria, por exemplo. Isso faz com que a saúde do individuo entre em pleno declínio e esteja propenso ao surgimento de patologias, sendo algumas delas:

Coração: sendo esse órgão a principal vitima, o sedentarismo acarreta em problemas cardiovasculares e hipertensões.

Diabetes: um termo chamado síndrome metabólica, a associação da diabetes com obesidade, hipertensão e aumento de lipídios.

Depressão: o corpo do ser humano foi feito para se movimentar, durante o exercício físico são liberados substancias como, por exemplo, a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Ela é capaz de aliviar as dores, relaxar o organismo, e alguns estudos dizem ser capaz de curar doenças.

Problemas nos ossos: a falta de exercícios resulta em baixos índices de ganho de massa óssea, deixando o sistema esquelético frágil, levando isso para toda a vida.

Câncer: segundo a revista cientifica JAMA Internal Medicine , Praticar atividades físicas regularmente reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer. Está associada a uma redução de 7% na probabilidade de desenvolver qualquer tipo de tumor. Por exemplo, a prática de exercícios está relacionada a uma redução de 42% no risco de câncer de esôfago e 25% no caso de tumores no fígado e pulmão.

Problemas respiratórios: A prática regular de exercício físico moderado é uma das melhores formas de manter o sistema respiratório saudável, fortalecer os pulmões e todos os músculos respiratórios. As pessoas que praticam atividade física têm, normalmente, menos doenças respiratórias e durante menos tempo, quando comparadas às pessoas que levam vida sedentária.


4. OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países desenvolvidos mais de dois milhões de mortes são atribuíveis ao sedentarismo, e que 60 a 80% da população mundial não é suficientemente ativa para obter benefícios na saúde.” (OMS, 2002).

O grande discurso comercial que escutamos hoje é o quanto a atividade física pode trazer de beneficio no que tange aos aspectos estéticos, e que por muitas vezes cai no esquecimento a imensidão de vantagens que a prática de atividades pode trazer para a saúde, doenças relacionadas ao acumulo de gordura, cansaço em demasia, dores e desconfortos em estruturas musculo esqueléticas, são apenas algumas consequências de hábitos sedentários. Os benefícios de trabalhar o corpo vão muito além do aspecto estético, que é o grande apelo nas academias e empresas do mercado fitness.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (191.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com