TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO

Por:   •  25/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 14

                    Projeto de Prática

 

     BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO

       LOCOMOTOR DOS PACIENTES COM SEDENTARISMO

Disciplina: Neuroanatomia

Edione Gonçalves Roriz – 2018

RA: 8011513

Centro Universitário Claretiano – Vitória/ES

                     

                        Objetivo

O objetivo deste projeto é demonstrar os benefícios da atividade física para a prevenção e manutenção da saúde e qualidade de vida, mencionando os aspectos do envelhecimento, os programas para a prática de exercícios e, ainda, os riscos decorrentes do sedentarismo. O exercício físico é uma das principais terapêuticas utilizadas para o paciente sedentarismo, pois reduz a pressão arterial e os fatores de risco cardiovasculares, diminuindo a morbimortalidade. A prática de atividade física provoca adaptações significativas que vão influenciar na diminuição dos níveis pressóricos dos indivíduos, servindo também como estratégia de modificação do estilo de vida, tornando essencial para a prevenção, tratamento e controle da hipertensão arterial. A prática da atividade física auxilia categoricamente na manutenção da autonomia do corpo humano, contribuindo para que este tenha uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de elaboração de práticas preventivas por parte dos profissionais da área de saúde que envolve a Nutrição, Educação Física e a medicina afim de contribuir para a prevenção e controle das doenças e evitando o risco de morte por problemas cardíacos e, principalmente, visando uma melhor qualidade de vida para a população em geral.

A atividade física pode ser definida como qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético. Adotar uma vida mais ativa realizando atividade física diária tendo assim uma qualidade de vida melhor contribui consideravelmente para a economia dos gastos em saúde pública, pois auxilia na prevenção e no tratamento de saúde da consequência insalubre decorrente do sedentarismo. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Uma pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração, isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

A pratica regular de exercícios físicos restringe o risco de várias condições crônicas entre adultos mais velhos, destas compreendem doenças coronárias, a hipertensão, diabetes, desordens metabólicas bem como de diferentes estados emocionais maléficos como o stress e a depressão. Neste contexto o nível elevado de bem como, sua prática regular para exercer um forte impacto positivo na diminuição da mobilidade e aleatoriamente da mortalidade da população em geral.

Dentre os benefícios da atividade física pode-se apresentar a melhora em pessoas da capacidade cognitiva, pois o exercício físico é um grande instrumento que pode ser utilizado na manutenção e na melhora da memória, já que pela repetição e dificuldade na realização dos movimentos exigidos, trabalha-se a concentração, a atenção, o raciocínio e o aprendizado motor. Deste modo pode-se ressaltar que pela prática regular e sistemática do exercício físico, o organismo libera maior concentração de hormônios da hipófise anterior os beta-adrenérgicos, nos quais proporcionam a sensação de prazer e de bem-estar, diminuindo e prevenindo condições depressivas. A melhor defesa contra o desenvolvimento de doenças hipocinéticas é ativar os músculos em uma base regular de exercícios físicos ossos, articulações, coração, e demais órgãos internos. A atividade física continua a promover a saúde, e apresenta-se com ausência de doença e bem estar de indivíduos que conseguem atingir um bom desempenho eliminando maus hábitos.

O exercício físico realizado regularmente provoca importantes adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular, com o objetivo de manter a homeostasia celular diante do incremento das demandas metabólicas. Há aumento no débito cardíaco, redistribuição no fluxo sanguíneo e elevação da perfusão circulatória para os músculos em atividade. As alterações no perfil de morbidade que a sociedade vem sofrendo, as alterações nos padrões de ingestão alimentar, inatividade física e aumento das doenças crônicas, entre elas a hipertensão arterial e o diabetes mellitus, fazem com que o profissional de educação física se depare com novos grupos de praticantes de exercícios físicos, com necessidades e cuidados especiais. Isto requer que o profissional de Educação Física esteja cada vez mais capacitado para atender de maneira segura esta população.

A maioria dos profissionais que atua com hipertensos apresenta uma carência de conhecimento sobre hipertensão arterial. Sabemos que o ambiente de trabalho é um fator estimulador para um melhor desempenho profissional. Os coordenadores das academias poderiam estimular seus funcionários os profissionais de Educação Física através de cursos de aprimoramento e palestras sobre a temática, algumas academias de municípios apresentam condições precárias, pois não se adequam a melhorias para atender os seus alunos, ou seja, sem aparelhos adequados, até mesmo com falta de aparelho para verificar a pressão arterial e sem uma assistência básica de primeiros socorros.

Em algumas entrevistas de emprego são feitas uma seleção de perguntas para avaliação do grau de conhecimento do profissional de Educação Física como questionários direcionados quanto ao conhecimento de critérios diagnósticos de hipertensão arterial, tipos de exames laboratoriais solicitados, tipo de hipertensão dos alunos, cuidados gerais para a prática de atividade física, as perguntas são várias, e temos como exemplo: como funciona a solicitação de avaliação física prévia? Liberação médica? Que situações contraindicam a atividade física para o aluno hipertenso? verifica a pressão arterial antes e depois da atividade física? E qual recomendações para adquirir um melhor controle da hipertensão arterial? Essas perguntas visam identificar os profissionais mais qualificados para atender os clientes que poderão aparecer com certos tipos de patologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com