TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade_Seone_turma I Olho D'Água_24 De Agosto

Monografias: Atividade_Seone_turma I Olho D'Água_24 De Agosto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

1) Considere que você vai usar dados secundários (você decidiu não aplicar questionário algum), para estudar a incidência de pequenos delitos praticados por jovens adultos e adolescentes numa comunidade. Determine:

a) Pesquise e elabora uma breve dissertação sobre o que poderia tê-lo motivado a proceder a esse estudo? (máximo de 12 linhas)

(Januzzi, 2010) “...as estatísticas, sociais, econômicas e demográficas utilizadas para construção dos indicadores são produzidas, compiladas e disseminadas por diferentes agências, situadas em âmbito federal, estadual ou municipal. ” Utilizar-se de dados que não foram recolhidos diretamente através de questionário, mas sim através de informações oriundas do município de Arapiraca por meio da secretaria de assistência social, secretaria de educação, conselho tutelar, secretaria de segurança pública e vara da infância e adolescência irão subsidiar o estudo. A análise dos delitos praticados por jovens adultos e adolescentes na comunidade Jardim das Paineiras do município de Arapiraca. Sem esquecer a consulta a fontes governamentais de pesquisa como o IBGE.

Colhendo as informações por meio digital ou através do contato direto nas instituições. Seja jovens que sofreram a intervenção da medida socioeducativa.

b) Caracterize (pode ser uma caracterização hipotética) o público objeto de seu estudo, com base em sua localização geográfica, faixa etária, faixa de renda familiar, nível de escolaridade, etc.

O público objeto do estudo será adolescentes entre 12 e 18 anos da comunidade Jardim das Paineiras do Município de Arapiraca/AL. A renda familiar é até 2 salários mínimos com nível escolar até o fundamental.

2) Sobre Dados Administrativos, pede-se:

a)O que são?

Dados administrativos são informações recolhidas rotineiramente, subsidiam as avaliações. São utilizados para subsidiar programas de melhoria e implementação para o desenvolvimento socioeconômico.

b) Como podem se transformar em indicadores socioeconômicos?

Estas informações recolhidas rotineiramente irão alimentar sistemas, subsidiar avaliações e servir de base para estudos e pesquisas, transformando-se em indicadores.

c) Cite algumas instituições que registram, armazenam, catalogam e disponibilizam esses dados, nas esferas federal e estadual.

São exemplos de instituições: FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também, as Universidades a citar: Universidade Federal de Alagoas, Universidade Estadual de Alagoas.

Referências Bibliográficas:

JANUZZI, Paulo de Martino. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com