TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades 1,2,3 E 7 Economia Gex Anhembi

Monografias: Atividades 1,2,3 E 7 Economia Gex Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 17

UNIDADE 01

Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

O economista Rizzieri (2005) esclarece que “bem é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana”, portanto o bem (produto ou serviço) é um elemento central no estudo sobre a economia. A busca por entender as características dos possíveis tipos de bens existentes na economia passou a ser campo de estudo dos economistas. Esses estudos conduzem à classificação dos bens em: livres, econômicos, de consumo e de capital. Partindo dessa classificação identifique a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo a cada tipo de bem.

Resposta Selecionada: c. O bem (produto/serviços) pode ser exemplificado conforme a classificação dos bens em: mar, serviços médicos, alimentos e instalações; respectivamente.

Resposta Correta: c. O bem (produto/serviços) pode ser exemplificado conforme a classificação dos bens em: mar, serviços médicos, alimentos e instalações; respectivamente.

Feedback da resposta: As demais alternativas não apresentam, efetivamente, um exemplo a cada tipo de bem na ordem exposta no texto. Além disso: amor, amizade, sonhar e tristeza não são bens (produtos ou serviços) e sim sentimentos.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

Um empresário na busca por produzir umproduto ou prestar um serviço necessita refletir sobre sua idéia produtiva com o objetivo de encontrar um segmento de negócio que seja rentável. Em economia, essa reflexão tem como diretriz as questões centrais como:

Resposta Selecionada: c. O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir?

Resposta Correta: c. O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir?

Feedback da resposta: O que produzir?; Quanto produzir?; Como produzir?; Para quem produzir? São questões centrais da economia e estão presente em todas as decisões empresariais. A resposta à essas questões de forma eficaz e eficiente em busca de retornos sempre acima da média fazem com que o risco de um negócio seja reduzido e os lucros elevados.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

A escassez de recursos faz com que a capacidade produtiva de uma economia tenha limites e por isso é necessário tomar a decisão (escolha), de quais bens serão produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situações será necessário produzir mais de um bem A e menos de um bem B. Essa é explicação conceitual da Curva de Possibilidade de Produção (CPP) que oferece ao empresário informações sobre a sua real capacidade produtiva, considerando uma análise decurto prazo e considerando as decisões tomadas no passado. Diante desse contexto explicativo e após observar o gráfico abaixo que ilustra 3 possibilidade de produção assinale a alternativa que oferece a afirmação correta.

Resposta Selecionada: e. A empresa poderá produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que é um ponto de produção no qual há subutilização dos recursos produtivos.

Resposta Correta: e. A empresa poderá produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que é um ponto de produção no qual há subutilização dos recursos produtivos.

Feedback da resposta: Os pontos que demonstram possibilidade de produção para camisolas e pijamas estão ao longo da curva CPP. Esses são os pontos possíveis de produção dado o conceito apresentado no enunciado da questão. O ponto H, mesmo sendo um ponto no qual a redução da quantidade produzida de cada produto (camisola e pijamas) implica em subutilização dos recursos produtivos é um ponto possível de produção. O único ponto, no gráfico analisado, que apresenta quantidades impossíveis de produção para cada produto é o ponto G.

. Pergunta 4 .0 em 0,2 pontos

A ‘Curva de possibilidades de produção’explica a escassez de recursos que não podem satisfazer a todas as necessidades ou desejos dos homens e conseqüentemente a necessidade de fazer escolhas.

A Curva de possibilidade de produção de milho e soja acima representa:

Resposta Selecionada: a. As necessidades do setor agrícola supridas pela produção desses 2 bens

Resposta Correta: b. O conjunto de pontos que mostram as combinações máximas de dois bens produzidos a partir do pleno emprego dos fatores de produção (terra, capital e trabalho) disponíveis numa fazenda e com a utilização de uma determinada tecnologia

Feedback da resposta: A linha resultante da união dos pontos que compõem as alternativas de produção é a Curva de Possibilidade de Produção (CPP).

. Pergunta 5 .0,2 em 0,2 pontos

O estudo da economia conduz o campo de análise a duas amplitudes: o estudo da microeconomia e o estudo da macroeconomia. Ao analisarmos os prefixos micro e macro automaticamente associamos à idéia de maior amplitude analítica ao estudo da macroeconomia e, por conseqüência, à idéia de menos amplitude analítica ao estudo da microeconomia. Em economia, a amplitude analítica está relacionada ao contexto econômico que se deseja conhecer, portanto a afirmativa que apresentainformações corretas dessas duas áreas da economia é:

Resposta Selecionada: a. Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Resposta Correta: a. Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Feedback da resposta: - Microeconomia - Vem da palavra grega mikos, que significa pequeno. Dedica-se ao estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscópio. Estuda o comportamento individual dos agentes econômicos (famílias, empresas e governo). Estuda a formação dos preços em um mercado a partir da ação conjunta da demanda e da oferta.

- Macroeconomia - Vem da palavra grega makros, que significa grande. Dedica-se a uma visão geral da economia, ou seja, estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da análise de indicadores (inflação, desemprego, produção total, consumo, volume total de poupanças, etc.). Estuda as condições de equilíbrio estável entre a renda e o dispêndio nacional. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.

UNIDADE 02

Pergunta 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com