TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Anhembi

Trabalho Escolar: Atividades Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A identificação do crescimento econômico de um país passa pela verificação do Produto Interno Bruto (PIB) e se o volume produzido pelo país está em ascensão ou redução ao longo de um período de tempo. Assim, a preocupação com o volume do PIB de um país deixa de ser um mero conhecimento das atividades econômicas em andamento e passa a ser uma forma de analisar o grau de crescimento econômico dos países. A partir do PIB outros indicadores foram construídos com o objetivo de identificar, ainda, o grau de absorção dessa produção por parte dos indivíduos desse país. Identifique nas afirmativas abaixo quais apresentam explicações de indicadores que possuem esse objetivo.

I. Produto Interno Bruto (PIB) per capita - Quando se calcula a divisão do PIB pelo número de pessoas na economia tem-se o resultado do PIB per capita, o que nos indica qual é a proporção de riqueza gerada correspondente a cada habitante do país.

II. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - Em sua metodologia o IDH agrega três dimensões: um indicador de renda, que é a renda per capita; um indicador das condições de saúde, que é a expectativa de vida, ou índice de longevidade; um indicador das condições de educação, que é uma média ponderada de outros dois indicadores: a taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula dos ensinos fundamental, médio e superior.

III. Produto Nacional Bruto (PNB) - O PNB mede o que foi produzido dentro das fronteiras de um país, apenas por empresas nacionais cujos proprietários das unidades produtoras destes bens e serviços são brasileiros. A diferença entre PIB e PNB é denominada de Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLE), a qual se divide em Renda enviada ao exterior e renda recebida do exterior.

Resposta Selecionada:

Corretae.As afirmações I e II apresentam indicadores que verificam o grau de absorção do crescimento econômicos de um país por parte dos indivíduos dessa sociedade.

Resposta Correta:

Corretae.As afirmações I e II apresentam indicadores que verificam o grau de absorção do crescimento econômicos de um país por parte dos indivíduos dessa sociedade.

Feedback da resposta: Os indicadores PIB per capita e IDH são indicadores que verificam o grau de absorção do crescimento econômico por parte dos indivíduos de uma sociedade por apresentar em seus cálculos informações relacionadas à população.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A demanda agregada de um país pode ser representada pelo cálculo do PIB uma vez que uma das formas de calculá-lo é por meio das despesas nacionais. Nesse método de cálculo considera-se tudo aquilo que os indivíduos efetuam de gastos no país. Assim, o PIB pode ser medido como sendo a despesa total com a produção final da economia, ou seja, podemos considerar todas as despesas e cada setor para adquirir e produzir os bens e serviços. Considerando a fórmula abaixo identifique nas alternativas aquela que apresenta apenas informações corretas sobre as dimensões inseridas na fórmula.

PIB = C + I + G + (X – M)

Resposta Selecionada:

Corretac.Produto Interno Bruto é igual à somatória das dimensões Consumo, Investimento, Gastos do Governo e o saldo entre as exportações e importações de um país.

Resposta Correta:

Corretac.Produto Interno Bruto é igual à somatória das dimensões Consumo, Investimento, Gastos do Governo e o saldo entre as exportações e importações de um país.

Feedback da resposta: PIB = C + I + G + (X – M)

O PIB pode ser medido como sendo a despesa total com a produção final da economia, ou seja, podemos considerar todas as despesas e cada setor para adquirir e produzir os bens e serviços. O valor monetário total das despesas é igual ao valor monetário total da produção. O Total de despesas se divide em:

Despesas das famílias = Consumo (C)

Despesas das empresas = Investimentos (I), que é a despesa com bens de capital utilizados para produzir outros bens e serviços.

Despesas do governo (G)

Exportações líquidas = Exportações (X) menos as importações (M)

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

As análises macroeconômicas permitem que os governos definam importantes indicadores como as metas da taxa de juros, da taxa de inflação, das contas do governo, com a finalidade maior de projetar o progresso da economia através do seu crescimento e dos benefícios à sociedade do país. (Ramalho 2004a, p01). Em reportagem de 06/08/2010 do Jornal Valor Econômico o Ministro da Fazenda Guido Mantega disse: “que o Brasil não pode permitir exageros na valorização do Real ante as moedas estrangeiras. Segundo o ministro, a desvalorização das moedas de países desenvolvidos tem trazido uma desvantagem comercial muito grande para o Brasil....”

Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/geral/20/6420849/brasil-nao-pode-permitir-exageros-na-valorizacao-do-real,-diz-mantega#ixzz0vvq1SO7cAssim é possível afirmar que:I- Quando um país aumenta suas exportações em relação aos anos anteriores ele também está aumentando o seu Produto Interno Bruto (PIB);

II- Quando a taxa de câmbio de um país está valorizada em relação aos outros países, seus produtos e serviços ficarão mais caros, podendo afetar negativamente as vendas externas e assim diminuir o crescimento do PIB;

III- O Produto Nacional Bruto (PNB) representa a produção realizada apenas por empresas nacionais, logo, as importações não afetam o PNB.

Resposta Selecionada:

Corretae. As alternativas I, II e III estão corretas.

Resposta Correta:

Corretae. As alternativas I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta: O PIB de um país representa o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos para o mercado em um período de tempo, normalmente um ano, dentro das fronteiras de um país. Já o PNB representa a produção realizada apenas por nacionais. A diferença entre eles é denominada de Renda Líquida Enviada ao Exterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com