TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades E O Desenvolvimento Cognitivo Da Criança

Monografias: Atividades E O Desenvolvimento Cognitivo Da Criança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 2

Sabe-se que o trabalho com objetos no processo de aprendizagem da língua escrita é de grande importância para o desenvolvimento da alfabetização.

Seja o método adotado, o professor deve cuidar para oferecer um ambiente favorável aos interesses e necessidades da criança para que ocorra a aprendizagem. Os atos de brincar, dramatizar, simbolizar são de grande importância para o desenvolvimento da alfabetização e devem ser desenvolvidos desde o ensino infantil. A criança que tem liberdade para brincar, dramatizar, se expressar, com certeza terá um desenvolvimento mais saudável.

Desde seu nascimento, a criança observa a reação das pessoas que estão desenvolvidas em seu cotidiano e, quanto mais ela participa de experiências afetivas, físicas, perceptivas e sociais maiores será o enriquecimento e também o desenvolvimento da sua inteligência. “É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo como separado do outro, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo”. (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, 1998, p.15).

Os estímulos, nos primeiros anos do desenvolvimento infantil, são fundamentais para a formação de sua personalidade, pois há na sua vida adulta e profissional uma grande influência cultural, social, econômica e psicológica. Na fase de 0 a 6 anos de vida da criança, ela passa por diversas mudanças pontuais e importantes que estabelecem um direcionamento em sua personalidade, suas características estruturais, quanto às percepções do mundo e das pessoas do seu cotidiano, e seu desenvolvimento harmonioso. Portanto, é importante um ambiente estimulador, onde a criança tenha oportunidades e possibilidades de ver, ouvir, sentir, explorar e desenvolver suas necessidades e habilidades, conhecer seus limites, e, desta maneira, formar sua personalidade.

Os primeiros anos da infância são primordiais para que a criança esteja em um ambiente estimulador, prazeroso e lúdico, com oportunidades para desenvolver seus sentidos e habilidades. Quanto mais ela participa das experiências físicas, afetivas e sociais, maiores serão o enriquecimento e desenvolvimento de sua inteligência.

A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.

Os estímulos provocam infinitas ações no cérebro e no desenvolvimento infantil. De Fontaine diz: “O homem não é exclusivamente um ser motor ou vir a ser o homem não é exclusivamente um ser psíquico ou um querer fazer. O homem é psicomotor, isto é, sincronização do ter, do ser, do querer, do poder, ser e fazer.” (FONTAINE, 1980 apud BUENO, 1997, p. 84 e 85).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com