TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Ludicas

Artigo: Atividades Ludicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Um instrumento para trabalhar o conteúdo na sala de aula são os jogos, essa maneira lúdica de ensinar transforma a sala de aula num ambiente fornecedor de conhecimentos facilitando no processo ensino- aprendizagem.

Através das experiências vivenciadas pelos alunos em seu ambiente sociocultural, eles levam para a escola ideias e conhecimentos já vivenciados em sua vida. Assim, as atividades lúdicas desenvolvem habilidades, raciocínios, capacidades de criar situações lógicas e ajuda a desenvolverem potencialidades nos educandos, isso evita que a aula torne-se cansativa, desagradável e também impede que os alunos se sintam incapazes. As atividades lúdicas contribuem para a redução da agressividade e violência que acontecem na hora do intervalo das crianças em algumas escolas. É através das atividades lúdicas que desenvolvemos relações afetivas e contribuem para a socialização.

Froebel afirma na sua teoria que o jogo é um elemento importante para o desenvolvimento integral da criança, sendo o jogo, um mediador no processo do autoconhecimento, pelo qual a criança expressa sua visão de mundo.

Leontiev, Elkonin e Vigotski, para estes autores a brincadeira é o caminho da transição para níveis mais elevados de desenvolvimento.

Trabalhar atividades lúdicas para alfabetização contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças importantes para o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. Proporcionar uma aula com jogos e brincadeiras em atividades de leitura e escrita favorece a aprendizagem, pois ao mesmo tempo em que estão brincando também se aprende.

As atividades lúdicas educativas estimula a criança o gosto pela leitura e favorece o desenvolvimento da à atenção, memória, paciência, coordenação motora, habilidade, raciocínio e entre outros fatores importantes para o favorecimento da aprendizagem como um fator agradável e prazeroso.

Trabalhar com o lúdico é uma forma de ver se a criança apresenta alguma dificuldade na aprendizagem e também o lúdico promove a socialização entre as crianças e o educador deve propiciar oportunidades para o aluno participar, pensar, criticar, formar conceitos e opiniões.

A utilização do jogo didático-pedagógico auxilia na alfabetização, sendo que o professor deve saber utilizar a intervenção pedagógica correta a cada nível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com