TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigos Científicos: ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

INSTITÚTO SUPERIOR TUPI – IST

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR

A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A ATUAÇÃO DO SUPERVISOR NAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Professor _________ como parte das exigências para obtenção do título de Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.

UBÁ – MINAS GERAIS

2010

1 - Atividades Lúdicas na Educação Infantil

No contexto educacional, quando se refere ao desenvolvimento e aprendizado na educação infantil, pode-se perceber um importante papel da ludicidade como instrumento causador de modificações positivas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. A atividade lúdica pode ser qualquer animação que tem como intenção causar o prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.

Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, sócio-afetiva e intelectual. É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências. As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada. Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer. Segundo Schwartz (2002), a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades.

E, observando a importância do processo lúdico na educação infantil busca-se uma base literária para fundamentar a participação do supervisor na prática pedagógica escolar, sendo o mesmo responsável pelo direcionamento das atividades e dos conteúdos objetivados pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com