TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

NITERÓI

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ISABELLE MEIRELES LIMA - 1299276551

JAMYLE CRISTINE CORDEIRO E SILVA - 8483179871

LEONARDO DA SILVA SANTOS - 8208978225

THAYÃNA FERREIRA BERNARDINO NUNES - 8204959912

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

 Atividade de ensino-aprendizagem apresentado pelo grupo da faculdade de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional como requisito parcial para conclusão do semestre sob orientação do professor Luís Alfredo.

NITERÓI

2015

INTRODUÇÃO


Compreende-se que nos dias de hoje o planejamento estratégico é essencial, pois faz parte da formação da empresa, que público ela pretende atingir, qual sua meta de lucro mensal, como obter esse lucro, quais estratégias usar, tendo em vista a modernidade e o aumento de concorrentes.
Este trabalho visa mostrar e tornar compreensível, o conceito, a base, as definições, a importância e a relação dos conceitos de planejamento empresarial contendo suas analises de sucesso.
Aprenderemos nele a importância de um planejamento completo, analisando cada ponto, tanto positivo quanto negativo antes de abrir uma empresa. Mesmo que essa empresa já esteja em atividade há algum tempo, mas sem gerar lucros, o planejamento estratégico ajudará a reestruturar, assim tendo uma visão atualizada de mercado.

Etapa 1 – O processo administrativo. Processo Administrativo: planejamento da ação empresarial

  1. Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Um gestor de sucesso é muito mais do que um solucionador de problemas, crises e conflitos. São necessárias algumas habilidades para a gestão de grandes empresas, como:

Resiliência: saber lidar e estar preparado para os problemas e a pressão das diversas situações no cotidiano da empresa.

Polivalência: conhecer a empresa em um todo, sabendo trabalhar em todas as áreas desta. Assim, tendo uma melhor visão sobre diferentes situações.

Adaptabilidade: capacidade de trabalhar em qualquer tipo de ramo do negocio. Capaz de se adaptar a todo tipo de situação, sabendo como deve agir em cada uma delas.

Ponderação: saber ponderar qual a melhor opção para cada momento, como as consequências envolvidas no processo.

Interação: conhecer toda a equipe e ter um bom relacionamento com todos, podendo assim, reconhecer as habilidades de cada um e saber aproveitá-las ao máximo. Produzindo respeito e admiração dos colaboradores, tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.

  1. Conceito de Empresa, gestor e empresário.

Empresa: é uma unidade econômico-social, na qual está fundamentada em princípios técnicos e leis econômicas, com o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Podendo ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem.

Gestor: está apto a interpretar os objetivos levantados pela empresa, atuando com base no planejamento, organização, liderança e controle. Responsável pelo planejamento estratégico e operacional, levando cada um no seu departamento a realizar um trabalho de equipe.

Empresário: exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. Podendo ser pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária).

  1. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

Pela interação e intercâmbio da organização com o meio ambiente. Com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. No qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.

  1. Missão, visão e valores organizacionais.

Missão: o propósito e a responsabilidade da organização perante seus clientes. Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?

Visão: descrição do futuro desejado para a organização. Contendo tanto a aspiração, como a inspiração.

Valores: o conjunto de crenças ou princípios que definem e facilita a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e até dos próprios valores. Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores. É o foco da moral e ética da organização.

Missão, visão e valores da Cafeteria.

Missão: tornar um ambiente agradável e saudável de maneira que agrade a cada cliente, promovendo um crescimento sustentável, compatível com suas exigências junto com a atenção e qualidade no atendimento e produtos.

Visão: tornarmos uma cafeteria de alto nível e um dos maiores pontos de referência para a descontração do publico, respeitando as diretrizes dos órgãos de vigilância e fiscalização.

Valores: comprometimento, respeito, foco na qualidade de serviços e produtos, busca pela excelência.

Etapa 2 – Processo administrativo: organização da ação empresarial

O sucesso de uma empresa depende diretamente da busca de novos conhecimentos de seus gestores, pois é fundamental para toda empresa que deseja sobreviver no mundo organizacional. Um gestor de empresa não deve ter um pensamento de que tudo já foi feito diante de uma situação, e sim parar e pensar, ainda não temos uma solução, mas vou buscar informações sobre o assunto, tem grandes chances de reverte à situação.

Como dito no vídeo, a quantidade de informação gerada no mundo, cabe em 16 bilhões de livros, há muitas descobertas ao longo do dia, tem que estar atentos a cada uma delas, querendo manter e prosperar uma, ou dentro de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com