TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Recreativas

Artigo: Atividades Recreativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADES RECREATIVAS E EDUCATIVAS

1- CORRENTE

Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).

Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma grande corrente. A atividade prossegue, até que todos façam parte dessa corrente.

Regras: 1) A corrente não pode se quebrar, 2) os únicos que podem ser os pegadores são os alunos que estão na ponta da corrente.

Variação: Corrente de duplas

Posição: Alunos espalhados pela quadra, o professor escolhe um aluno, que será o pegador. (para tornar a atividade mais dinâmica, o professor poderá ser o pegador).

Dinâmica: Ao sinal, o aluno escolhido ou o professor, corre atrás dos colegas, aquele que for pego, deverá pegar na mão do pegador e de mãos dadas perseguir os demais de um em um, até formar uma corrente de quatro alunos. Quando isso acontecer a corrente de quatro alunos, se dividirá em 2 grupos de 2 pessoas de mãos dadas e a atividade prossegue, até que todos façam parte da corrente em duplas.

Reflexão: Após terminar a atividade, o professor e os alunos fazem várias indagações e reflexões sobre a importância da cooperação para o sucesso da atividade e para outros projetos de vida.

02 – MUDA REI

Posição: todos sentados em circulo.

Dinâmica: o professor escolhe um aluno para ficar do lado de fora e de costas para o circulo, o professor aponta a mão para um aluno do circulo que será o rei. Este deve fazer algum tipo de som, (ex: ficar batendo palmas, estralar os dedos, bater com as mãos no joelho, etc.), e todos os demais devem imitar os gestos do rei. Nesse momento o aluno que estava fora, entra no meio do circulo para tentar descobrir quem é o rei. Sendo que todos devem imitar o rei e disfarçar para que o rei não seja descoberto. Sempre que puder, o rei vai mudando os gestos(batendo os pés, estralando os dedos...) sem que o aluno do meio perceba quem é o rei. O aluno do meio por sua vez tem 03 chances para adivinhar, se acertar, ele senta no lugar do rei e o rei sai do circulo para continuar a atividade.

03- NUNCA TRÊS

Marco: As diferenças existentes entre os movimentos locomotores e não locomotores e como estes se articulam na realização de atividades na nossa vida.

Conceito: Locomoção e não locomoção

Material: Nenhum

Fazendo a Atividade:

Pede-se ao grupo que se espalhem pela quadra de forma que fiquem em duplas parados, de dois em dois, em pé e de mãos dadas. Após isto, é escolhido 2 alunos onde um destes será o pegador e o outro o fugitivo. Ao sinal do professor o pegador tentará tocar no fugitivo, caso isto ocorra inverte-se a perseguição, sempre que quiser o fugitivo poderá segurar a mão de um dos alunos em duplas, caso isto ocorra o aluno da extremidade passa a ser o pegador e este passa a perseguir o que exercia esta função antes da troca. Variação: nunca três sentados, da mesma forma do exercício anterior, só que ao invés de ficarem em pé, os alunos ficam sentados de dois em dois, (conforme a foto ), sendo que o fugitivo tem que sentar ou na frente ou atrás dos alunos sentados para se salvar. caso sente na frente, o aluno de trás corre em perseguição ao fugitivo e vice-versa.

Refletindo a Atividade:

Quais as dificuldades encontradas na Atividade? Houve algum momento em que ficou mais fácil? Quais os movimentos que fizemos? Quais os tipos de movimentos que podemos realizar parados? Dos movimentos realizados, houve algum que usamos muito no dia-a-dia? Vocês sabem as diferenças entre movimentos locomotores e não locomotores?

Registrando a atividade: solicitar que o aluno traga na próxima semana, uma folha com colagens onde estão presentes os diversos tipos de movimentos.

04- PISCA-PISCA

Posição: alunos sentados em dois círculos concêntricos, (pode-se usar o circulo central da quadra de futsal como referência). Os alunos do circulo de fora, deverão ficar em pé, atrás dos alunos do circulo interno, sendo que um aluno ou o professor ficará em pé sem parceiro (é importante que o professor inicie a atividade).

Dinâmica: após estarem em formação, o aluno ou professor que estiver em pé e sozinho, deve piscar para o aluno que estiver sentado, (nesse momento, todos os alunos que estiverem sentados devem ficar olhando para a pessoa que estiver em pé e sozinho), esse por sua vez, se receber uma piscada, deverá fugir e sentar na frente de quem piscou. O aluno que ficar sozinho continua a atividade, piscando para quem tiver sentado. O aluno que estiver em pé deverá segurar o aluno que estiver sentado para não deixa-lo fugir. Invertem-se as posições quando o professor sentir a necessidade.

Variação: Essa atividade pode ser realizada na sala de aula, com os alunos sentados no chão ou em cadeiras.

05- FUTEBOL EM DUPLAS

Marco de aprendizagem: interdependência dos segmentos corporais e as necessidades de adaptação que o corpo cria mediante alguma limitação.

Conceito: Interdependência das partes do corpo em movimento, Esquema corporal.

Material: uma Bola

Fazendo a atividade: professor propõe: a formação de duas equipes; cada equipe de um lado da quadra e de mãos dadas; utilização das regras do futebol de salão, adaptando-as às necessidades discutidas previamente pelo grupo.

Desenvolvimento: As equipes jogam por um determinado tempo, sendo que os alunos que estão em duplas não podem soltar as mãos durante a partida, com exceção do goleiro que fica sozinho no gol.

Variação: pode ao invés de formar duas equipes, serem formadas três equipes, sendo que uma fica de fora (equipes A, B e C).

Reflexão: Como foi jogar o futebol na aula de hoje? Quais as dificuldades encontradas?

Ressaltar as dificuldades, elencá-las, solicitar o porque; destacar como foi desenvolvido o futebol em decorrência de estarem de mãos dadas.

Qual a importância da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com