TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro - repertório de atividads recreativas

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

O livro Repertório de atividades de recreação e lazer, de Nelson Carvalho Marcellino contém basicamente uma série de atividades recreativas propostas em diferentes ambientes. Segundo os coautores da obra seu principal objetivo era de fornecer um manual específico de atividades a fim de não transmitirem a ideia da ação do animador como um simples cumprimento de tarefas, incentivando também a criatividade dos leitores para que se baseiem e possam criar novas ideias. Durante o apontamento para a elaboração dessas atividades são citadas inúmeras vezes a importância do recreador e do lazer na sociedade. Segundo Marcellino (2012, p. 12) “o animador ainda é visto, em muitas situações, como o ‘detentor do saber da animação’, ou o ‘mantenedor da ordem’, o fiscalizador, o que muitas vezes torna seu desempenho um tanto quanto autoritário ou – tão trágico quanto- incentivador do autoritarismo”. o que deixa claro que a visão de animador ás vezes pode ser distorcida.

Além dos importantes conceitos a obra apresenta diversas atividades das quais foram selecionadas algumas que contribuem para o tema proposto “Verão e recreação: atividades recreativas para todas as faixas etárias na cidade de Balneário Camboriú” que abrange todas as faixas etárias.

Foram estas:

A árvore encantada (p. 19)

Ataque à bandeira – pique bandeira (p. 34)

Caça as cores (p. 56)

Desafio musical (p. 76)

Gincana turística (p. 109)

Mia, gatinho (p. 125)

Pega – pega ritmado (p. 154)

Quartel general (p. 164)

Segredão (p.182)

Siga a seta (p. 185)

Destaca-se se entre elas a “gincana turística” e a “árvore encantada”.

Na Gincana turística são testados os conhecimentos dos turistas baseados nos locais possivelmente visitados da cidade. Os participantes são divididos em duas equipes onde cada equipe é incentivada a desenvolver as provas para a adversária. Recomenda – se a realização após um passeio, e pode ou não haver premiações. Quando ocorrem, estas geralmente são lembrancinhas da cidade.

A Árvore encantada é uma atividade para crianças que deve ser realizada em grandes grupos, e que procura despertar a fantasia e o respeito pela natureza. Os participantes terão basicamente que procurar por determinado espaço, uma árvore onde os “frutos” são balas e derivados. O animador começará contando uma história sobre o local onde estão possuir uma árvore encantada e em seguida convidará as crianças a procurarem a árvore, e quando acharem poderão dividir os doces.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com