TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PesquA Importância De Atividades Recreativas Em Instituições De Longa Permanência (ILPI's) Para Idosos.isa

Trabalho Escolar: PesquA Importância De Atividades Recreativas Em Instituições De Longa Permanência (ILPI's) Para Idosos.isa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TEREZA CHRISTINA DE SÁ DUARTE

A Importância de atividades recreativas em Instituições de longa permanência (ILPI’s) para idosos.

SALVADOR

2013

TEREZA CHRISTINA DE SÁ DUARTE

A Importância de atividades recreativas em Instituições de longa permanência (ILPI’s) para idosos.

Trabalho acadêmico elaborado para a disciplina de Pesquisa II, ministrada pela professora Ana Angélica, ao Curso de Graduação em Serviço Social, como requisito parcial e obtenção de nota na AV2.

SALVADOR

2013

Sumário

1.Introdução 4

2.Justificativa 5

3.Delimitação 6

3.1População de Estudo: 6

3.2 Situação Problemática: 6

3.3 Objeto: 6

4.Problematização 6

5.Construção das Hipóteses 6

6. Fundamentação Teórica 7

6.1 Idosos Institucionalizados 7

6.2 Das necessidades de atividades recreativas para os idosos que vivem em instituição de longa permanência (ILP’s) 8

6.3 – Da implementação de atividades 9

7.CRONOGRAMA 10

8.Referencias: 11

1.Introdução

Envelhecer é o declínio natural e progressivo das capacidades biológicas, físicas e psicológicas inerentes aos seres humanos que tem o seu início a partir da mais tenra idade. Os impactos do envelhecimento alteram hábitos e rotinas substituindo-os por atividades de menor intensidade ou até mesmo a inatividade. O presente Pré-Projeto de Pesquisa tem como tema as atividades recreativas para idosos institucionalizados como necessidades fundamentais a todos os indivíduos que gostam de se divertir, descontrair, de se doar ao outro e interagir, a falta destas acarreta a diminuição da auto-estima, a desvalorização pessoal, desmotivação, apatia, isolamento social até mesmo a depressão. Objetivando refletir sobre a implementação de atividades recreativas em ILPI’s, procura-se identificar as queixas, anseios, desejos e aspirações dos idosos. Todos os responsáveis que trabalham com os eles, buscam construir juntos uma nova visão sobre a terceira idade, onde o envelhecer em uma ILPI não seja sinônimo de perda, mas sim uma etapa da vida em que se pode desfrutar com alegria e bem-estar. A arte, a animação e a estimulação são fontes de ação, criação e expressão que pode manter o idoso com vida e saúde facilitando a melhora nas relações sociais e a autonomia pessoal (ZIMERMAN, 2000 apud SIMÕES, 2010).

2.Justificativa

O interesse pelo tema surgiu a partir das observações no campo de estágio sobre a falta de atividades e a ausência do convívio coletivo. Com isso se faz necessário a criação de um programa que valorize a autoestima e a melhoria da qualidade de vida. Sendo as atividades recreativas instrumentos de interação e integração à sociedade, é também um agente transformador no resgate do sentido de utilidade. O desenvolvimento dessas atividades para os idosos motivam a percepção de suas próprias transformações e ajudam na construção de um novo projeto de melhoria da qualidade de vida. A relevância desses problemas é suficiente para justificar grandes esforços, e redobrada dedicação, da parte das famílias, da sociedade, do poder público, sempre através dos profissionais do serviço social.

A sociedade passa por grandes modificações. O sistema capitalista é responsável por uma tecnologia que não para de avançar, onde os meios de comunicação bombardeiam desenfreadamente fatos e dados cada vez mais desastrosos, a vida é cada vez mais agitada, o tempo cada vez menor, as exigências são cada vez maiores e as condições econômicas são difíceis, principalmente à medida que as pessoas se tornam mais velhas. Isso tudo exige uma capacidade de compreensão e adaptação de todos os setores da sociedade para inserir estas pessoas nesse sistema. Observa-se que nem a família, nem as casas de repouso estão preparadas para o acolhimento dos idosos, fazendo com que este último, em especial, enfrente diversos problemas sociais.

Diante da realidade dos idosos institucionalizados, torna-se extremamente importante o papel do assistente social, que poderá implementar dentro desse contexto diversas ações a essa população, reafirmando o seu reconhecimento na garantia do acesso aos direitos sociais. Nessa perspectiva o apoio do Serviço Social contribui buscando estratégias que minimizem os aspectos negativos da institucionalização promovendo a melhorias à qualidade de vida do idoso.

3.Delimitação

3.1- População de Estudo: Idoso Institucionalizado

3.2- Situação Problemática: Carência de existência de atividades recreativas em Instituições de Longa Permanência para idosos.

3.3- Objeto: A implementação de atividades recreativas a partir da atuação do Serviço Social.

4.Problematização

De que forma o Serviço Social poderá desenvolver, de forma viável e sustentável, um programa de recreação que contribua para exercitar a capacidade cognitiva e promover melhoria da qualidade de vida do idoso que vive em instituição de longa permanência?

5.Construção das Hipóteses

O trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com