TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades conjuntas

Tese: Atividades conjuntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada individualmente, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas no Fórum Geral.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às questões propostas no Fórum Geral e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao tutor.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".

IMPORTANTE: A atividade – que é de elaboração individual e vale 3,0 pontos – deverá ser postada aqui e será avaliada pelo tutor, para compor a nota do 2º bimestre.

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.

Bom trabalho!

Atividade Colaborativa

No Brasil, de cada 100 empresas abertas, 24 deixam de existir antes de completar dois anos de existência. Este alto índice de mortalidade de empresas é explicado por uma série de fatores: burocracia, impostos exagerados, desinformação e falta de visão empresarial. Entram, também, outros fatores, entre eles, o desconhecimento de ferramentas de gestão por parte do novo empreendedor.

Considere que você trabalha para uma fundação que auxilia novas empresas que estão apresentando problemas de gestão. O suporte funciona da seguinte maneira: a empresa conveniada envia o relato de um projeto importante em que está envolvida ou das dificuldades de gestão que está enfrentando. Você analisa a situação, emprega ferramentas para tratar o assunto e gera um relatório, que é enviado de volta com recomendações e sugestões.

Temos duas empresas para conhecer e socorrer: uma rede de lojas de brinquedos, a TOYS ARE US; e uma tradicional pizzaria de bairro, a TOTONNO’S.

EMPRESA 1: Rede Varejista TOYS ARE US.

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Toys_R_Us_sg.JPG>.

Acesso em: 14 ago. 2014.

A empresa TOYS ARE US dedica-se ao ramo varejista de comércio de brinquedos.

É uma rede de lojas de perfil popular e mantida à moda antiga. Controle de fornecedores, de entregas, de compras... tudo é anotado em velhos computadoresque não estão ligados em rede ou, então, pior, as anotações são feitas em velhos cadernos. Como resultado, há pouco controle sobre as informações essenciais e sobre o próprio negócio. A novidade é que toda a rede de lojas acaba de ser vendida, e os novos proprietários anseiam por modernizar a gestão da empresa. Entre as aspirações dos novos proprietários está melhorar o controle dos produtos em estoque, negociar eficientemente com fornecedores e saber com clareza qual o perfil de seus clientes. Pensa-se em instalar sistemas de informações gerenciais, mas este é um assunto nebuloso para a empresa, não há muita clareza sobre o que isso significa.

EMPRESA 2: PIZZARIA TOTONNO’S.

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Totonno%27s_Pizzeria.jpg>.

Acesso em: 14 ago. 2014.

A pizzaria TOTONNO’S funciona há décadas no mesmo lugar e tem um público bastante fiel. O atual proprietário, bisneto do fundador, sonha em aplicar estratégias novas para finalmente alavancar o negócio e abrir filiais. Ele sabe que existem ferramentas interessantes que podem modernizar o negócio sem gastar muito. Sabe, também, que, para fazer o negócio crescer, é preciso definir objetivos claros, estabelecer ações, planejar a execução e acompanhar o processo. Mas, afinal, existe uma ferramenta que possibilite isso? Por onde começar?

Atividade:

Diante deste cenário, sua atividade será aplicar técnicas, conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos para apoiar o sucesso dos projetos da rede TOYS ARE US e da pizzaria TOTONNO’S, por meio de um relatório.

Vamos aos passos!

Passo 1: Para dar suporte à loja TOYS ARE US e à pizzaria TOTONNO’S, você deve conhecer e compreender as ferramentas de gestão, bem como entender as razões que cercam o fracasso das empresas. Para tanto:

Retome o conteúdo da disciplinaTecnologias de Gestão, disponibilizado no AVA, para se preparar para lidar com as operações de apoio e salvamento a empresas. Você deve se atentar, especificamente, aos seguintes aspectos:

Nas Aulas 4, 5 e 6, procure retomar os fundamentos sobre gestão de projetos: cronogramas, recursos e custos de um projeto, bem como benchmarking e data mining.

Nas Aulas 7 e 8, estude com atenção os sistemas de informações gerenciais.

Dica: Sempre que necessário, você pode consultar o Livro-Texto da disciplina:

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. (Orgs.) Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Campinas: Alínea, 2008.

Leia os artigos que discutem os fatores relacionados à sobrevivência das empresas. Lembre-se de que, quando lidamos com as realidades das empresas, informação nunca é demais.

DONATO, José Varela. Fatores de sobrevivência de novas empresas.Banco do Nordeste – Informe ETENE, Ano V, n. 4, mar. 2011. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/etene/etene/docs/iis_ano5_n4_fatores_sobrevivencia_novas_empresas.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

AUTRAN, Maria Paula. Muitas empresas fracassam por que não pensam direito na estratégia antes de abrir – Entrevista com Cynthia Mongomery. Folha de São Paulo, 5 out. 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/70225-muitas-empresas-fracassam-por-que-nao-pensam-direito-na-estrategia-antes-de-abrir.shtml>. Acesso em: 14 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

Passo 2.Agora é o momento de trocar ideias com os colegas de grupo, de compartilhar e discutir as leituras e análises de cada um. Cabe aprofundar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com