TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativo E Suas Divisões

Trabalho Universitário: Ativo E Suas Divisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVO E SUAS DIVISÕES

Marindia Florinstia

Professor – Roberta Nunes

RESUMO

Ativo é o conjunto de bens e direitos decorrentes de transações passadas com potencialidade de geração de caixa, colocados a disposição da entidade (empresa) para que a mesma possa alcançar os seus objetivos. A capacidade de geração de caixa é a característica mais importante do ativo, porque no momento em que se inicia determinada atividade, se espera que o retorno proporcionado pelos recursos investidos seja suficiente para prover aos empresários e investidores lucros superiores àqueles que obteriam em outra atividade. D'Auria (apud IUDÍCIBUS 2004, P. 137) conceitua o Ativo como: “o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue à sua direção tem em vista...”. Portanto, Ativo são os bens e direitos de propriedade de empresa, expressos em moeda, e que representam benefícios presentes ou futuros para a mesma.

Palavras-chave: Ativo, Ativo Circulante e Ativo não Circulante.

1 INTRODUÇÃO

O Ativo é o conjunto de bens e direitos controlados pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados nos seguintes grupos:

a) Ativo Circulante;

b) Ativo não Circulante que é composto por: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizados e intangível.

1 ATIVO CIRCULANTE

O Ativo Circulante é o primeiro grupo de contas do Ativo. È recomendado que os bens e direitos sejam classificados no ativo na ordem do grau de liquidez decrescente .

O Ativo Circulante é composto das disponibilidades, dos bens e direitos realizáveis no curso do execício social seguinte e das despesas pagas antecipadamente.

No art. 179, item I, da Lei nº 6.404/76, consta:

“As contas são classificadas do seguinte modo:

I – no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.”

Os valores classificáveis no Ativo Circulante são:

1. Disponíveis:

Caixa

Bancos conta movimento

Aplicações Financeiras de curto prazo (liquidez imediata)

As contas que compõem subgrupo caixa e equivalentes de caixa representam o numerário em caixa e em bancos que podem ser utilizados de imediato, ou seja, à livre disposição da empresa, e as aplicações financeiras de liquidez imediata que são aquelas que, com uma ordem à instituição financeira, o valor estará imediatamente na conta corrente da empresa.

2. Bens e Direitos realizáveis a curto prazo

Duplicatas a receber (clientes)

Estoque

Investimentos temporários

Outros valores

Como direitos realizáveis no exercício social subsequente, devemos entender não só as duplicatas decorrentes das vendas prazo, como também os demais valores a receber, se necessário ajustados pela provisão para devedores duvidosos, obedecendo assim ao principio da prudência.

Se uma empresa negociar com o banco suas duplicatas a receber, aparecera no ativo circulante o valor de duplicatas descontadas deduzindo das duplicatas a receber.

Os adiantamentos efetuados a fornecedores e a empregados, ou qualquer outro adiantamento realizável, são direitos da empresa e devem ser classificados conforme o prazo de vencimento dentro do ativo circulante.

Os recursos depositados em bancos que por qualquer razão, não são de livre movimentação pela empresa, vinculados a alguma operação financeira.

3.Aplicação de recursos em despesas pagas antecipadas:

Assinaturas de jornais e revistas

Contratos de manutenção

Encargos financeiros

Aluguéis pagos antecipadamente

Prêmios de seguros

2 ATIVO NÃO CIRCULANTE – REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

“Art. 179. As contas são classificadas do seguinte modo:

II – no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (art. 243), diretores, acionistas ou participantes do lucro da companhia que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia”

Para a classificação de contas no grupo do realizável a longo prazo, se fez necessário que os direitos estejam enquadrados no mínimo em uma das situações a seguir:

a) Sejam transformados em numerário somente após o término do exercício seguinte, ou após o ciclo operacional da empresa.

b) Decorram de situações não relacionadas com as atividades operacionais das empresa que tenham sido praticadas com empresas coligadas, diretores, acionistas ou participantes do lucro da empresa.

A classificação no realizável a longo prazo depende de dois fatores: tempo e condição do devedor.

2.1 DESPESAS ANTECIPADAS

Representadas por pagamentos antecipados, cuja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com