TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo-saltos

Casos: Atletismo-saltos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  4.245 Palavras (17 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 17

CONHECENDO OS SALTOS

Quer sejam em projeção horizontal, quer em projeção vertical, os saltos correspondem a uma das atividades preferidas das crianças no campo do atletismo,

independentemente da idade. Contudo, todo cuidado é pouco na hora de sua execução, sobretudo tendo em vista que devem ser realizados com um dos pés, o que acaba sobrecarregando a musculatura quando executados repetidas vezes. Para além disso, sugere-se que o terreno utilizado para a realização dos saltos seja, no maior tempo da atividade, macio (grama, areia), de forma que o impacto tenha menores consequências, já que é muito comum o não amortecimento nas primeiras etapas da aprendizagem. Tendo em vista um conhecimento prévio acerca das corridas, sugere-se que, na sequência, sejam ensinados os saltos em projeção horizontal (distância e triplo) e, posteriormente, os saltos em projeção vertical (altura e vara), sobre os quais faremos algumas sugestões.

SALTO EM DISTÂNCIA

Observada a existência de um terreno macio ou uma caixa de areia propícia para o desenvolvimento dos saltos, as crianças podem entrar em contato com o salto em distância por meio de atividades que se iniciem próximas à caixa de areia, sem quaisquer preocupações técnicas específicas ou regras que restrinjam o seu movimento.

Feito isso, é possível, aos poucos, introduzir as regras básicas desta prova para que a criança a conheça melhor. Ou seja, a criança deve saber que, antes do salto, deverá ser realizada uma corrida de aproximação em um corredor com 45m de comprimento e 1m22 de largura. Todos os competidores terão direito a três saltos e após o terceiro, os 8 melhores terão direito a mais três, de modo que vencerá aquele que fizer o melhor resultado em toda a prova. A medida do salto sempre será feita a partir da borda da tábua de impulsão enterrada no piso do corredor, mais especificamente, a partir da “linha de impulsão” (medição) até a marca mais próxima desta, feita pelo atleta na areia no momento da queda, não importando o local exato da impulsão com um dos pés, no momento do salto. Contudo, caso o participante realize a impulsão para além dessa tábua, o salto será invalidado.

Ainda que não possa desenvolver nenhuma forma de salto mortal, o participante pode se valer de diferentes estilos técnicos para atingir seu objetivo. Usualmente, inicia-se pela aprendizagem do salto grupado e do arco, para que depois haja possibilidades de se ensinar o estilo passada no ar ou “hitch-kick” utilizado pela grande maioria dos atletas de alto nível. Portanto, durante a aprendizagem, sugerimos atenção para o desenvolvimento de atividades pautadas nas

seguintes orientações: desenvolvimento de atividades de saltar iniciadas livremente pelas crianças, sem restrição quanto à forma do impulso (em um ou dois pés); movimentos dos braços ou regras próprias da prova; desenvolvimento de atividades de saltar com um dos pés em distância, próximo à caixa de areia; desenvolvimento de atividades de saltar com um dos pés em distância, com pequena corrida de aproximação, apenas para ampliar o impulso; aumentar a distância da corrida aos poucos, ao mesmo tempo em que se fixa um local determinado (a princípio uma linha traçada no chão e depois, a tábua de impulsão no corredor dos saltos) para a realização do impulso em um dos pés; colocação de várias cordas na caixa de areia, como uma forma de incentivo e de visualização, por parte da criança, do local da queda.

Exercício sugerido:

Saltando com a bexiga

Alunos correndo pelo espaço, com uma bexiga nas mãos. Ao sinal, deverão executar o movimento do salto grupado, saltando sobre uma corda estendida, fazendo com que a bexiga toque a ponta dos pés.

SALTO TRIPLO

Esse salto utiliza as mesmas regras do salto em distância, com exceção de que a tábua e a linha limite do salto ficam no mínimo a 11m da caixa de areia. Para o salto é utilizado uma técnica onde o atleta deve cumprir três etapas sucessivas: um primeiro salto, antes da linha limite, para cair sobre o mesmo pé do impulso; um segundo salto, caindo sobre o outro pé; e finalmente o terceiro salto, que lhe permite cair com os dois pés na caixa de areia (deve executar este salto final com toda a força para projetar-se para a caixa de areia com a maior distância possível).

Regras:

A ordem de saltos dos atletas é sorteada. Assim como no salto em distância, o atleta faz 3 tentativas e lhe é computado o melhor dos três.

Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores resultados da prova terão direito a mais três tentativas, sendo que, no caso de empate em oitavo nos três primeiros saltos, todos os competidores terão também direito a mais três tentativas.

O primeiro salto deve ser dado de forma que o competidor corra com o mesmo pé com que foi dada a impulsão; no segundo, ele deve cair com o outro pé; a partir daí o salto é completado.

É considerado falho o salto em que o competidor, enquanto estiver saltando, tocar o solo com a perna "inativa". Aplicam-se ao salto triplo todas as demais disposições sobre as faltas previstas para o salto em distância. A pista deve ter uma largura mínima de 1,22m e seu comprimento é ilimitado, devendo ter, no mínimo 40m.

O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é 1:100 e para inclinação global na direção da corrida é de 1:1000. Na pista não podem ser colocadas marcas, mas ao lado de fora o competidor pode colocar marcas (fornecidas pelos organizadores).

Nenhuma marca pode ser colocada na caixa de areia. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter mais permissão para usar a pista para efetuar tentativas experimentais.

Componentes básicos:

Velocidade;

Potência;

Coordenação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com