TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atp Contabilidade

Dissertações: Atp Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  8.998 Palavras (36 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO:GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME ACADEMICOSR A

PROFESSOR

TUTORA PRESENCIAL: ROSANA PEREIRA DA SILVA

PROCESSOS GERENCIAIS

CERES-GO

Setembro/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO: RECURSOS HUMANOS

PROFESSORO:

TUTORA PRESENCIAL: ROSANA PEREIRA DA SILVA

PROCESSOS GERENCIAIS

SÚMARIO

Introdução...........................................................................................................................05

Etapa 1................................................................................................................................06

INTRODUÇÃO

Este trabalho de atividades praticassupervisionadas – ATPS tem por finalidade construir um e desenvolver um projeto de extensãouniversitária, onde os alunos vivenciarão a aplicação dos conceitos da disciplina processos gerenciais . Este trabalhovisa destacar a importância do Processo Gerencial na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica. Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro. Muito se fala em Planejamento e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações sem relação a esta ferramenta da administração. O Planejamento, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses. As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento, pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência. Trata-se de um instrumento mais flexível que o conhecido Planejamento a Longo Prazo. O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

ETAPA 1

1_PLANEJAMENTO COMU UMAS DAS PRINCIPAIS FUNCOES DO ADMINISTRADOR DENTRO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Planejamento

A necessidade de um bom relacionamento entre a organização e seu ambiente externo, fica cada vez mais evidenciada com o advento da globalização, pois as mesmas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo distorções, para buscar uma adequação de seus custos juntamente com uma qualificação primorosa, e com isto obter uma maior qualidade nos seus serviços.

Necessário se faz então o planejamento. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los, pois as empresas não trabalham na base da improvisação. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequência, sendo uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.

Com esta nova realidade, os administradores das organizações serão julgados por sua capacidade de identificar, cultivar e explorar as competências essenciais que tornam o crescimento possível e sustentável, o que implica necessariamente repensar o conceito da corporação.

Devemos considerar que tais organizações devam ser flexíveis, se adaptando às mudanças de ambientes externos. Tal flexibilidade deve levar em consideração o mercado de mão-de-obra, os fornecedores, o sistema financeiro, os sindicatos, a concorrência, a comunidade, a tecnologia e, principalmente, os consumidores dos serviços.

Neste contexto, o Planejamento significa:

Formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação;

Implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões inter-relacionadas e interdependentes que visam alcançar objetivos previamente estabelecidos;

Definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com