TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO

Resenha: INOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

INOVAÇÃO

Foi elaborada uma pesquisa em que participaram 20 pessoas com faixa etária de 21 a 52 anos de idade de diferentes organizações.

O conceito de inovação é bastante abrangente, dependendo principalmente de sua área de atuação de cada empresa. De forma sucinta, a considerar que a inovação é a exploração novas idéias utilizando-se da criatividade e muito suor para alcançar o resultado esperado, tendo como um dos princípios transformar conhecimento em dinheiro de maneira eficaz e eficiente.

Mas para alcançar este objetivo é fundamental investimentos seja em material humano e ou tecnológico.

Atualmente falar em gestão estratégica é obrigatório falar também em inovação, pois o mercado a cada dia que passa anseia encontrar produtos e serviços mais elaborados, ou seja, mais inovadores, para facilitar o seu dia a dia.

De maneira bem inteligente e inovadora, uma grande empresa criou uma cartilha que contém em seu ponto de vista 10 princípios básicos para se conquistar a inovação, são eles:

* Delegue responsabilidades e prepare as lideranças.

* Estimule o empreendedorismo e reconheça os melhores.

* Assuma os riscos e tolere o erro.

* Proximidade como cliente.

* Incentive a colaboração.

* Continue crescendo com foco no futuro.

* Trabalhe pensando a curto e em longo prazo.

* Aposte na diversidade.

* Desenvolvam ao máximo suas competências centrais.

* Faça o que você mais gosta de fazer.

COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

Para que uma empresa siga em rumo à inovação é necessário investimento muito importante em pessoas, pessoas estas que serão responsáveis em aprimorar comunicação seja ela interna e ou externa.

A comunicação interna envolve a comunicação que existe dentro de uma empresa e pode assumir muitas formas. Key to the success of an organization is communication from within. A chave para o sucesso de uma organização é a comunicação de dentro. In order to effectively engage in two-way symmetrical communication, (the goal of public relations practitioners), communication is essential internally. A fim de efetivamente se envolver em uma comunicação bidirecional simétrica, comunicação é essencial internamente. (formatando reuniões, manuais de procedimentos, circulares emails).

External communication covers how a provider interacts

with those outside their own organization.Comunicação externa cobre como um provedor interage com aqueles que estão fora da sua própria organização. This may be with the public, employers, community organizations, local authorities, job centers, careers offices, funding bodies, specialist agencies and other training providers. Isso pode ser com o público, empregadores, organizações comunitárias, autoridades locais, centros de emprego, escritórios carreiras, organismos de financiamento, agências especializadas e outros provedores de treinamento. (propaganda, marketing e relações públicas, eventos promocionais).

DIFERENCIAL COMPETITIVO

Diferencial competitivo é tudo aquilo que torna a sua empresa “ÚNICA” aos olhos do cliente ou tudo aquilo que torna você “DIFERENTE” aos olhos do seu chefe. Porém, o mais interessante neste conceito é justamente que não adianta você ter um monte de diferenciais que só são percebidos por você, um diferencial que ninguém nota não é diferencial, não aumenta as suas vendas, não gera indicações importantes pra você e nem te faz conseguir pontos na empresa onde trabalha.

INOVAÇÃO TECNOLOGICA EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Podemos dizer que se temos talento empreendedor e pesquisa científica de excelência somos um país economicamente desenvolvido?

Apesar do acelerado avanço tecnológico e científico que o nosso país vem alcançando nos últimos anos, avanço este motivado principalmente pela globalização e abertura de fronteiras no final da década de 80 e início de 90.

Porém ainda existe vários entraves em nossa economia e em nosso governo que fazem com que toda esta inovação tecnológica seja subutilizada, tais como, falta de incentivos fiscais dificultando a abertura de novas empresas, carga tributária elevada,ensino público de péssima qualidade.

CAPÍTULO

III

TRABALHO EM EQUIPE

Quando um grupo de pessoas se une com o objetivo de solucionar um problema, ou simplesmente executar uma tarefa dar-se o nome de trabalho em equipe, ao se trabalhar em equipe além do ganho na agilidade para finalizar uma tarefa, existe o ganho intelecto ou de conhecimento, que são trocados no decorrer do trabalho.

existem alguns “truques”, para que o trabalho em equipe seja bem executado. Toda equipe deve conter um líder, líder este que de preferência deverá ser uma pessoa carismática, humilde e sempre disponível a ensinar, mais como uma característica muito importante, também deverá ser uma pessoa que domina a arte da comunicação, pois como vimos no capítulo anterior é fundamental uma boa comunicação interna para que o resultado de um trabalho seja homo gênio.

Atualmente empresas investem muito em treinamentos e conferencias sempre como objetivo de formar um “TIME”, ou seja, uma equipe. Investimento este que prontamente resulta em bons resultados, idéias inovadoras de seus colaboradores, espírito coletivo, fazendo que a empresa alcance a tão sonhada vantagem competitiva com excelentes resultados.

LIDERANÇA

Vimos no tópico anterior que para acontecer o trabalho em equipe é necessária a presença de um líder, pessoa esta que será responsabilizada pelo sucesso e ou fracasso do trabalho executado.

O verdadeiro líder deve ser uma pessoa diferenciada, com um olhar mais perceptivo sobre o objetivo a ser alcançado. Abaixo, algumas características de bons líderes.

* Focar sempre na obtenção de resultados.

* Comunicar

um caminho atraente para execução do trabalho.

* Inovar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com