TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da oportunidade de negócio e justificativa

Tese: Apresentação da oportunidade de negócio e justificativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2013  •  Tese  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 9

DESENVOLIMENTO

Apresentação da oportunidade de negócio e justificativa

O objetivo deste projeto é criar e desenvolver, a partir de estudos mercadológicos, técnicos, econômicos e financeiros, uma empresa de Torrefação e Moagem de Café, para atender ao mercado de Ceres – GO. O presente perfil tem por finalidade mostrar a viabilidade de se estruturar comercialmente uma unidade industrial de Torrefação e Moagem de Café, considerando-se os recursos necessários, condicionantes existentes e perspectiva de mercado. A primeira parte faz o enquadramento do negócio (dados gerais e conceito do projeto); em seguida é feita uma abordagem sobre o mercado potencial, principalmente em termos de orientação sobre quais variáveis ou fatores a serem analisados. Já a parte econômica e financeira centra atenção nos aspectos de receitas e custos. A viabilidade do projeto é definida pela taxa interna de retorno, tempo necessário para a amortização do investimento e o valor presente líquido do fluxo de caixa.

Analise macro ambiental

Fatores Sócio-Culturais:

As mudanças que formam o macro ambiente são mais lentas, porém mais perenes, exigindo das empresas aguçadas observações das tendências e rápida capacidade e competência para adaptação.

Cultura:

A cultura do café exigia grandes espaços de terras e mão-de-obra (escrava), neste sentido, o aumento da produção de café estava ligado ao crescimento da entrada de escravos, que alcançou o auge em 1848, dois anos antes da Lei Eusébio de Queiroz (1850) que proibia o tráfico de escravos, quando desembarcaram no Brasil 60.000 cativos africanos. Além disso, o café exigia grandes áreas de terras devido a falta de cuidados no campo, pois não existia a preocupação e a tecnologia necessária aos cuidados com a terra. Sendo assim, o cultivo do café se tornou uma cultura itinerante que se completava com a exaustão dos solos, seguido de novas derrubadas de matas e novos plantios de café, surgindo dai a expressão utilizada por Monteiro Lobato: “a marcha do café”, que invadia os solos paulistas e cariocas.

Fatores Políticos e Legais:

Os produtos que iremos comercializar, já são industrializados e, porém obedecem a normas estabelecidas pelos órgãos governamentais, como: Ministério da Saúde e Secretária de Vigilância Sanitária, terá selo Abic . Dizem respeito à observância das leis, inclusive as que regem o setor em que atua como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.

Fatores Tecnológicos:

È preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negócio. Jornais, revistas, internet, fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes. Não se esqueça de recorrer à mídia para atualizar-se.

Ameaças:

- A tecnologia não é acompanhada na mesma velocidade;

- Possibilidade de entrada de mais um concorrente potencial;

- Cultura da população em algumas regiões no segmento café, as mesmas vêem algumas marcas como únicas nacionalmente e não aceitam ao menos testar um novo produto.

Ambiente

Oportunidades de mercado

- Interesse por novas tecnologias;

- Cultura da população em algumas regiões no segmento café;

- Cidades com população superior a cem mil habitantes não exploradas pela Empresa;

Apresentação da empresa e organograma

Estrutura Inicial

A viabilidade da implantação de uma indústria de torrefação e moagem de café, como de qualquer outro negócio, está condicionada a uma análise detalhada sobre os aspectos locacionais mais importantes para esta geolocalização.

No caso específico da torrefação e moagem de café, seu local de instalação não apresenta maiores exigências, fora daquelas condições mínimas para o funcionamento de qualquer atividade industrial, ou seja, boa disponibilidade de água, e existência de uma infraestrutura mínima composta de boa rede de energia elétrica; estradas de acesso em bom estado de conservação, e relativa proximidade dos mercados consumidores. É importante ainda que se disponha de um terreno de preferência plano e que possua área suficiente para a montagem do estabelecimento industrial com área de manobras que facilitem o processo de carga e descarga de caminhões. Outro aspecto importante a ser observado diz respeito às normas de controle de poluição ambiental. Nesse caso é fundamental a observância da lei de zoneamento municipal e das normas de controle das Secretarias estadual e municipal de meio ambiente.

O empreendimento realiza no local, como atividade econômica principal, Torrefação e Moagem de Café.

Nome fantasia: Café Taiti.

Localização: Avenida Brasil Qd.B,LT.04 s/n jd.sorriso II.

O número de funcionários será pequeno, sendo quatro (5) pessoas, uma responsável pela administração, uma pessoa no caixa e outras três pessoas nas vendas.O empreendimento terá inicio no dia seis de julho de dois mil e treze, (06/0/2013)

Missão

Desenvolver produtos de forma segura e comprometida, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes.

Visão

Alavancar o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, através da geração de emprego e renda, utilizando inovações tecnológicas a fim de atender os anseios do mercado..

Valores

- Qualidade de nossos produtos;

- Responsabilidade social;

- Inovação.

Nome dos sócio-fundadores

Cargo a exercer

ANA PAULA

Recursos Humanos

CARLENE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com