TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural e Multiculturalismo

Tese: Pluralidade Cultural e Multiculturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Tese  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

3

Introdução

Neste trabalho abordaremos o conceito de Pluralidade Cultural e Multiculturalismo, e a distinção entre os mesmos.

4

Etapa 1

Pluralidade Cultural

A Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, às desigualdades socioeconômicas e à crítica da sociedade discriminatória que existe em nosso País. Nossa sociedade deve expor a diversidade étnica e cultural, compreender as relações e desigualdades e não negar esta diversidade, pois a pluralidade cultural é a afirmação da diversidade como forma para se construir a identidade de uma nação.

5

Etapa 2

Multiculturalismo.

O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa sociedade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. No Brasil é a mistura de culturas e miscigenação dos credos ocorridos desde o tempo da colonização.

O Brasil incorpora em seu território culturas de toda a parte do mundo desde o inicio da imigração que começou em 1530.Desta forma, a sociedade brasileira restabeleceu na mistura de etnias:negra,branca e índio, cada um com seus costumes, seus valores e seu modo de vida.

Desta mistura surgiu o individuo que independente de sua etnia é simplesmente brasileiro e que tem como característica marcante as devidas culturais.

6

Etapa 3

Distinção entre Multiculturalismo e Pluralidade Cultural.

O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas e uma determinada sociedade sem que nenhuma delas predomine, adiante temos a pluralidade cultural que consiste no conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos grupos sociais.

7

7

Etapa 4

Situação Atual

Conforme a publicação por Leiliane Roberta Lopes em abril de 2013 , senador Magno Malta defende a pluralidade da democracia.

Para o senador é importante ter parlamentares com visões diferentes, mais é preciso haver respeito.

O senador Magno Malta(PR-ES)comentou sobre os protestos contra o deputado federal Marco Feliciano eleito a presidente da Comissão de direitos humanos e minorias na câmara, defendendo a pluralidade da democracia o senador Capixaba descreveu como é feito a divisão das comissões entre os partidos, alegando ser legitima a eleição de deputado evangélico.Magno Malta chegou a comentar que não concorda com a visão de Feliciano sobre os ancestrais dos africanos, mas que não há motivos para colocar esta frase como impedimento para que ele não possa ser o presidente da CDHM, já que seu papel será apenas intermediar os debates.O senador também comentou que ele faz parte e já presidiu a Comissão de Direitos Humanos do senado mesmo sendo contrario ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.Na visão de Malta assuntos como esse precisam de pessoas com pensamentos diferentes pois é importante para a pluralidade da democracia.

8

Etapa 5

As diferenças culturais

Nós não nascemos inteiramente prontos para viver. Ao contrário, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos, ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoas em uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e elaboramos nossos planos de vida, nossos sentimentos e desejos. Nossa vida só pode acontecer verdadeiramente se participarmos de um mundo cultural, se partilharmos um conjunto de referências sociais.

Todas as culturas humanas criaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com