TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Que A Pluralidade Cultural Possibilita Ao Aluno

Artigos Científicos: Aprendizagem Que A Pluralidade Cultural Possibilita Ao Aluno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  2.251 Visualizações

Página 1 de 8

O PROFESSOR E A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO

A APRENDIZAGEM QUE A PLURALIDADE CULTURAL POSSIBILITA AO ALUNO

RESUMO

O trabalho ora apresentado tem por objetivo identificar na prática docente... A metodologia utilizada para a constituição do mesmo foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde foi realizada uma entrevista com professores da rede publica de Guaramirim com o intuito de saber o que a aprendizagem cultural possibilita ao aluno. E de que forma o professor valoriza o conhecimento prévio do aluno em sala de aula. Os resultados alcançados foram de que alguns professores utilizam muito a pluralidade cultural e o conhecimento prévio que o aluno trás de sua casa, porem algum encontram dificuldades, também foi ressaltado de que maneira utilizar, entre outros. Concluiu-se após a execução desta pesquisa, que o professor tem varias oportunidades de utilizar o conhecimento prévio do aluno, dependendo apenas da sua criatividade em sala de aula, do seu planejamento, e da cooperação da escola.

Palavras-chave: pluralidade cultural, aluno, conhecimento prévio.

1 INTRODUÇÃO

O que fez com que se buscasse o tema: “O professor e a valorização do conhecimento prévio do aluno” foi de descobrir que métodos o professor utiliza para valorizar o conhecimento prévio em sala de aula e o que a pluralidade cultural pode ajudar nos conteúdos que os professores trabalham.

O que a aprendizagem que a pluralidade pode possibilitar ao aluno. Reconhecendo que ele trás consigo já algum aprendizado e que pode passar para todos que o rodeiam em sala de aula no ambiente escolar.

A maneira em que o professor aproveita o conhecimento do aluno é muito importante.tem-se a possibilidade de falar diante da turma, mostrar que não esta ali apenas para aprender, mais tem grandes conhecimentos da vida.

2 O PROFESSOR E A VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO

Todo professor deve com antecedência preparar sua aula, planejá-la de maneira que não se torne cansativa e que atraia a atenção dos alunos. No período em que o professor esta dando sua aula ele tem que ter muitas dinâmicas para que seus alunos fiquem interagindo com ele e a turma. Uma maneira de fazer com que o aluno fique atento e participando é através do conhecimento prévio dos alunos, pois cada um que esta ali trás consigo algum conhecimento. Algo que aprendeu com a vida, viu através da tecnologia (internet, radio, televisão). O professor tem que aproveitar o conhecimento prévio dos alunos o Maximo possível.

“Em todo início de trabalho com um conteúdo, mesmo que este já tenha sido trabalhado anteriormente, é necessário que o professor se preocupe em mobilizar os alunos para as aprendizagens que deverão ocorrer. Essa mobilização, que depende das condições iniciais dos alunos, pode ser despertada pelo professor por meio de problematizações do conteúdo.” (SIGNORELI)

Quando o aluno não demonstra interesse pela aula o professor deve prestar mais atenção no planejamento de suas aulas, deve no começo do ano de uma forma diferenciada descobrir o conhecimento que seus alunos tem, para que não fique frustrado no decorrer do ano com as atividades realizadas.Para Signoreli:

“Os conhecimentos prévios do aluno devem ser considerados na medida em que entram em ação durante a atividade. Ou seja, quando o professor percebe que um aluno não consegue responder a uma questão, ou escrever um texto, ou ainda, se a atividade não teve interesse porque ele já sabia as respostas, deve observar melhor o que esses alunos já sabem para ajustar as propostas de ensino às condições iniciais.” (SIGNORELI)

O professor não deve apenas pensar em dar as notas aos alunos e aprová-los e reprová-los. Ele tem que ser amigo dos alunos, saber as dificuldades, dividir aprendizados e conhecer as principais características de cada aluno. Existem muitos professores por ai que não amam o que fazem, estão nesta profissão por que tem medo de mudar de vida, porem a profissão de professor tem que ser amada por quem faz, você tem que entrar na sala de aula, esquecer se vem pouco no final do mês, se tem problemas com a falta de tempo para planejar melhor suas aulas.Os alunos sentem quando o professor esta ali por obrigação e fazem da aula dele um descaso, desanimam e não se interessam.”É importante que fique bem claro que, se os alunos não se interessarem pelas questões que o professor faz a eles, então, são as questões que precisam mudar, não os alunos.”(SIGNORELI)

3 A APRENDIZAGEM QUE A PLURALIDADE CULTURAL POSSIBILITA AO ALUNO

Todo aluno trás consigo alguma bagagem cultural, o professor precisa encontrar meios para trabalhar e explorar essa aprendizagem que o aluno traz de casa.A pluralidade cultural vem de casa, do ambiente onde vive, da região(Cidade) e a partir do convívio familiar e hereditário.

A criança na escola convive com a diversidade e poderá aprender com ela. Singularidades presentes nas características de culturas, de etnias, de regiões, de famílias, são de fatos percebidas com mais clareza quando colocadas juntos a outras.( ftp://ftp.fnde.gov.br/web/pcn/05_08_pluraridade.pdf Acessado em 16 de outubro de 2012).

3.1 AS DINAMICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES ATRAVES DA PLURALIDADE CULTURAL

Nos dias atuais os alunos estão cada vez mais cedo, desenvolvendo raciocínio e guardando muitas recordações. Cada um sabe, nem que seja um pouco, da sua origem, e da sua cultura em sim.Por exemplo: Os alemães tem sotaques, costumes diferente dos gaúchos, e facilmente dentro de uma sala de aula isso é percebido pelas crianças.

O professor pode usar de varias maneiras a pluralidade que encontra dentro da sala de aula. Os alunos acabam aprendendo de uma maneira mais fácil e prazerosa. O professor de geografia, pode antes de explicar as regiões do Brasil, perguntar para um alemão o que ele sabe da sua cultura, ao italiano o que ele sabe da sua cultura, ao negro, ao gaucho e diversas outras culturas.”O homem nada pode aprender senão em virtude do que já sabe” (Aristóteles)

3.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com