TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural

Artigo: Pluralidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as diferentes formas de abordar as diferentes culturas? E qual a importância de ações efetivas?

Multiculturalismo aborda questões de origem sexual, raça, etnia, diversidade e diferença cultural, envolve estratégias de dês-familiarização e uma narratológica crítica, bem como: discursos e políticas de centralização, em contextos sociais, políticos, educativos e culturais.

Contextualização e compreensão da produção das diferenças.

O multiculturalismo ocorre devido à imigração, o que leva à formação de vários grupos sociais, que podem ser marginalizados pela população do país, o que os pode levar o isolamento e dar início ao racismo.

A Pluralidade Cultural tem como principal desafio respeitar as diferentes culturas que compõem a formação brasileira e mundial, estimular o convívio de diversos grupos e fazer disso um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir...

Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.

Dentro da Pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar sobre preconceito, racismo,o índio, imigração, as diversas religiões, como o judaísmo,o catolicismo,os protestantes, e o islamismo.

A educação tem um papel vital para a sociedade a qual traz diretrizes para o ser humano,dando sentido do ser enquanto subjetivo , e do existir enquanto agente contaminador , transferidor ,e dinamizador de conhecimentos . Sendo, que um povo é conhecido por suas práticas educativas ,os quais assim, transfere a cultura e modo de pensar ,de agir ,de vestir e de reagir a situações externas. Portanto, quando uma cultura entra em contato com outra acontece o que chamamos choque cultural. No entanto, há dois tipos de choques culturais, o que traz o etnocentrismo e a total falta de compreensão e respeito com o diferente, sendo que simplesmente foi a opção do outro. O segundo ,é que mesmo não adquirindo as práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com