TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural

Seminário: Pluralidade Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  Seminário  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 5

Pluralidade Cultural

A pluralidade cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas, incentivando o convívio dos diversos grupos. Com ela propomos a respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas, e ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Lutar por um mundo, onde ambos os lados respeitem a cultura um dos outros.

Todas as culturas humanas criavam modos de viver coletivamente, de organizar sua vida, ou se relacionar com o meio ambiente. Assim a pluralidade cultural, indica antes de tudo um acumulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós.

Dentro da pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar sobre preconceito, racismo, entre outros.

1

Preconceito

A palavra “preconceito” tem como significado uma opinião ou um conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação, sem uma análise mais profunda ou conhecimento de um determinado assunto. As pessoas não levam em consideração suficientes argumentos contrários e favoráveis e também múltiplos aspectos sobre os fatos, por consequência, sem a suficiente e necessária e reflexão.

Não devemos nos deixar levar por esses pontos de vista e sim depois de um determinado conhecimento de um assunto tirar as nossas conclusões, evitando assim um pré-conceito.

2

Racismo

O racismo surge na Cultura Ocidental, ligado a certas concepções sobre a Natureza Humana que fundamentaram a sua discriminação, tendo em vista a sua exploração.

A discriminação dos homens, na Europa era aceita até o Século XIX, como algo NATURAL. Em relação aos escravos desde a Antiguidade Clássica que se discutia se estes eram escravos por natureza ou por condição social.

Na antiga Grécia, filósofos como Platão e Aristóteles (séc. IV e III A.C.), procuraram, fundamentar a escravatura em aspectos particulares da natureza humana dos escravos.

A sua argumentação racista que estava, contudo longe de ser aceita, a escravatura em geral entendida como um ato de violência do mais forte sobre o mais fraco. Esta era a concepção que predominou entre os romanos.

Hoje é crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre os outros. Pode manifestar-se como discriminação, violência ou abuso verbal.

As teorias contemporâneas racistas surgem no século XVIII. Os cientistas do tempo esforçaram-se por identificar e classificar as diferentes raças. Umas são consideradas

3

inferiores (em especial a raça negra) e apenas uma é assumida como superior ( a raça branca europeia).

4

Multiculturalismo

O multiculturalismo chega a nós em forma de falsa aceitação do outro, por parte é claro, de sociedades ainda muito preconceituosas e hierárquicas nos seus modos de pensar e agir. Ficam a exemplo, alguns movimentos sociais e de mídia que promovem liberdades, diferenças, falta de fronteiras, mas agem com ditatorismo com os que fogem a regra. Neste século XXI, a globalização aproxima os indivíduos, através dos seus processos de interdependência das economias, mas na realidade não propicia a aproximação e aceitação social entre todos. Assim as manifestações preconceituosas e de exclusão na contemporaneidade estão implícitas de romper com as desigualdades econômicas, e com as relações de exploração próprias da sociedade capitalista atual, que impõe distância entre os cidadãos a partir de suas vulnerabilidades financeiras ou não.

O multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. No Brasil é a mistura de culturas e miscigenação dos credos ocorridos no Brasil desde os tempos da colonização.

5

Distinção entre: Pluralidade cultural e multiculturalismo.

Os seres humanos possuem diversas variáveis físicas como: cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde, onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa diversidade dentro da espécie humana é a chamada "pluralidade cultural" e desde que o homem adquiriu formas de se locomover a grandes distancias, ela tem sido causa e efeito da evolução do planeta.

Se por um lado a diversidade cultural promove o surgimento de novas organizações políticas, religiosas e culturais, por outro, é motivadora de conflitos, guerras e movimentos ideológicos hegemônicos, totalitários e radicais.

Num mundo globalizado, cada vez mais cedo, precisa-se aprender a conviver com as diferenças sem que elas continuem a representar uma ameaça ou o que a ideia de “certo e errado”, seja algo a ser concluído e determinado pela pressão de sociedades com mais privilégio histórico, político, econômico, cultural ou tecnológico.

No Brasil de alguns anos atrás, o ensino escolar passou a ideia equivocada de que todo brasileiro é o resultado apenas biológico da mistura de negros, brancos e índios, ignorando ou desprezando os aspectos culturais dessas influencias e as posteriores migrações de outros povos que se fixaram em regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com