TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm 1 Semestre Eng De Controle E Automação

Casos: Atps Adm 1 Semestre Eng De Controle E Automação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  3.814 Palavras (16 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 16

Atividades Práticas

Supervisionadas

Engenharia de Controle e Automação

Administração

Etapa 1

Aula tema: Contexto organizacional: o ambiente da empresas. Contexto organizacional. Planejamento estratégico.

Esta atividade é importante para que você utilize o livro- texto para compreensão dos múltiplos ambientes, onde as empresas vivem, e interpretá-los.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

1. Ler o capítulo quatro do livro-texto da disciplina.

2. Ler o artigo: GIMENEZ, A. P. ET AL. Estratégia em pequenas empresas. Uma aplicação do modelo de Miles e snow. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141565551999000200004&script=sci_arttex

3. Ler o artigo: Análise do Ambiente. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141565551999000200004&script=sci_arttex

Passo 2

Utilizar como parâmetro o quadro apresentado na figura 1 e fazer uma resenha de uma página referente ao ambiente, na qual a empresa em que você trabalha.

Passo 3

Ler o capítulo do livro texto, ou da bibliografia complementar, que traz informações sobre o Planejamento Estratégico. Fazer texto que mostre como um projeto novo de telecomunicações está relacionado a um Planejamento Estratégico da empresa.

Passo 4

Organizar as informações trabalhadas nesta etapa em um relatório com o nome de Relatório 1 – Contexto Organizacional e entregar ao professor conforme sua orientação.

Etapa 2

Aula tema: Organização empresarial: o desenho organizacional.

Esta atividade é importante para que você utilize o livro-texto para compreensão dos múltiplos ambientes empresariais e interpretá-los. O desenho organizacional, que constitui umas das prioridades da administração, define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão aplicados.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Ler no do livro-texto da disciplina, ou nas referências complementares, sobre desenho organizacional e analisar na empresa em que você trabalha a estrutura do desenho organizacional.

Passo 2

Tendo como base o estudo realizado no passo anterior, efetuar:

1. um texto que explique o que é um organograma, sua importância para a organização e a função que possui;

2. fazer o organograma do atual desenho organizacional da empresa, descrevendo cada cargo existente;

3. elaborar uma nova proposta do desenho organizacional para a empresa objeto de estudo deste desafio, criando ou eliminando cargos existentes e justificando as ações.

Passo 3

Entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome: Relatório 2 – Desenho Organizacional, contendo as atividades descritas no Passo 2 desta Etapa.

Resolução

INTRODUÇÃO

Esta atividade prática supervisionada tem por objetivo de aprofundar as formas de compreensão sobre o Planejamento. Especifica sobre o planejamento estratégico, tático e operacional, envolvendo a visão global, a objetividade e a organização. Identifica o confronto entre as mensagens de diferentes autores sobre o conceito de planejamento. Aborda sobre a organização da ação empresarial, tendo em vista um projeto de extensão universitária, o qual atenda alguma necessidade onde a faculdade está inserida.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 - Passo 1

Pesquisa Comparativa.

Planejamento

O planejamento, segundo o conteúdo do livro PLT, consiste em se formular os objetivos claros, seria a previsão e organização dos vários níveis organizacionais da empresa buscando traçar metas para alcançar os objetivos determinados para garantir a execução da previsão elaborada para o crescimento da empresa seja ela técnica, econômica ou sociológica.

O planejamento numa acepção mais ampla sempre abrange várias ideias nunca podemos planejar exige uma busca diária e continua de informações e estudos científicos para garantir o resultado estratégico esperado, porém nunca devemos pensar em um planejamento pronto, imutável e definitivo.

Devemos acreditar que ele representa talvez uma primeira aproximação de medidas adequadas a uma determinada realidade no momento disponível seria garantir maior consistência no desempenho das organizações.

Em geral, o planejamento pode levar a um momento em que as decisões importantes podem ser adiadas ou simplesmente não são tomadas por alguma situação necessária a ser tomadas no atual momento seriam algumas situações que precisa ser determinadas para garantir a o determinado objetivo, pois o planejamento requer que se pense no futuro.

Baseado no estudo do livro administração de recursos humanos (George T. Malkovich John W. Boudreau) podemos analisar que várias condições organizacionais afetam diretamente a as decisões na área de RH: os objetivos da empresa, a total situação financeira. Um dos grandes critérios para garantir tudo isso poderia ser atendimento personalizado, foco no problema e oportunidades do cliente, projetos customizados, visão sistêmica, foco na estratégia e assim estando preparado para garantir a qualidade e bom funcionamento da empresa.

Já diferente de pesquisas encontradas no livro Gestão de Custos (Dálvio José Rolando Beulke) sobre Organização dos princípios Componentes Monetárias dos custos Operacionais e das despesas Administrativas entende-se que se trata de verificar e organizar custos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com