TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm Da Produção E Operação

Pesquisas Acadêmicas: Atps Adm Da Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A administração de produção é um ramo da administração que estuda as atividades que agregam valores a bens, tangíveis ou intangíveis. No início da humanidade, o homem produzia somente para a sua manutenção. Os artesãos além de produzirem objetos para si começaram a produzir para comercializar.

A partir de então, surgiram às primeiras ideias organizacionais para atender às necessidades dos então consumidores. Com o advento da revolução industrial surgiu a necessidade de organização nos processos, devido a crescente produção. Em suma, administrar a produção é, antes de tudo tomar decisões quanto aos recursos utilizados pela organização tendo como principal objetivo, melhorar a produtividade.

1.0 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Em um sistema o objetivo é formular planos de como organizar. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção. Definindo-o como um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.

Objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado. O objetivo é fornecer informações necessárias para o dia-a-dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica o objetivo principal é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros.

Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura. Sendo assim, pode-se considerar como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para à integração da manufatura. O PCP é um elemento decisivo na estratégia das empresas para enfrentar as crescentes exigências dos consumidores por melhor qualidade, maior variação de modelos entrega mais confiava. Por isso, a necessidade de se buscar uma maior eficiência nos sistemas. Dificilmente se encontram, na prática, dois sistemas de Planejamento e Controle da Produção igual.

Os principais fatores responsáveis por esta diferenciação são: tipo de indústria, tamanho da empresa e diferenças entre estruturas administrativas. No entanto, independente do sistema de manufatura e estrutura administrativa, um conjunto básico de atividades deve ser realizado. Estas atividades são necessárias para a consecução dos objetivos do PCP, mas não necessariamente deverão estar todas sendo executadas numa área específica. Isto dependerá da configuração organizacional adotada pelo sistema de manufatura. As atividades devem ter uma hierarquia, isto é, devem ser executadas segundo uma ordem. No entanto, lembram que o uso dessa abordagem requer cuidados para não se incorrer em sub-otimização.

O Planejamento e Controle da Produção é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos. Que orientarão a produção e servirão de guia para o seu Controle a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção. Considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. São definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa.

Neste nível participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um Plano de Produção. No nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento-Mestre da Produção, obtendo o Plano-Mestre da Produção. No nível operacional são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos. O PCP então prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção. Portanto, em termos simples, determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. Há, entre os autores da área, certa divergência quanto às fases ou atividades do PCP.

2.0 PROGRAMAÇÃO DO CONTROLE DA PRODUÇÃO

A programação da produção é realizada com base na carteira de pedidos e eventualmente leva-se em consideração o histórico de vendas, produzindo para estoque de curto prazo. Para atender a demanda dos produtos, a empresa estabelece um programa de produção por lotes divididos por: dimensões, cores e designer. Na empresa esta fase é auxiliada por um sistema, desenvolvido internamente, que emite o relatório de programação da produção, contendo as quantidades e produtos a serem produzidos. O PCP, apesar de ser uma área antiga e possuir uma enorme quantidade de pesquisas já desenvolvidas, ainda não tem um consenso sobre quem são os seus principais autores.

O objetivo deste trabalho é identificar os principais autores da área por meio de um survey mundial com pesquisadores da área. Foram identificados os dez principais autores na opinião dos pesquisadores entrevistados, bem como a influência direta ou indireta ou sobre algum problema específico do PCP e o impacto na indústria ou na teoria e na pesquisa ou no ensino do PCP. As principais contribuições deste artigo são: detectar, dentre uma infinidade de obras relacionadas ao PCP, quais são as de maior impacto para a área; direcionar os estudos daqueles que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos na área por meio da apresentação dos principais livros e autores da área e dar o primeiro passo na determinação dos grandes mentores do PCP. O planejamento diz respeito às tarefas mais abrangentes, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de materiais, fica mais difícil dizer que se está programando uma compra, em vez de se estar planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.

Deixando esta semântica de lado, o importante é mostrar uma visão abrangente do Planejamento, Programação e Controle da Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com