TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Adm Da Produção E Operação

Casos: Atps - Adm Da Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

Passo 1

Administração da produção e sua evolução histórica.

Sempre existiram sistemas de produção: as pirâmides egípcias, a Grande Muralha da China, os aquedutos e estradas do Império Romano atestam a indústria dos povos da Antiguidade. Os sistemas de produção anteriores a 1700 são chamados de sistemas caseiros, dado que a produção era realizada em casa ou em cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual dos produtos.

O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O motor a vapor forneceu força às fábricas e estimulou outras invenções; com as novas máquinas de produção foi possível reunir os trabalhadores em fábricas distantes dos rios; surge então a necessidade de organizar de maneira lógica os trabalhadores para a produção.

Já no período pós-guerra civil nos EUA (1812) também tivemos um cenário para a grande expansão da capacidade de produção no século XX. Surgiram modernas formas de capital por meio de companhias com ações em comum: o capitalista separou-se do empregador; os administradores tornaram-se assalariados dos financistas que possuíam o capital. Surgem as ferrovias, novos territórios são criados, dando início ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação.

Um dos importantes desenvolvimentos de nosso tempo é a disseminação dos serviços na economia, acelerada após a Segunda Guerra Mundial. Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção.

Atualmente, a Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização. Insumos são matérias-primas, pessoal, máquinas, prédios, tecnologia, dinheiro, informações e outros recursos. O processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção.

Principais Conceitos

Just in time - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Engenharia Simultânea - é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.

Tecnologia de Grupo - é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos similares (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.), são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).

Consórcio Modular - é uma estratégia única construída em termos de conceitos logísticos que procuram utilizar de forma eficiente e criativa as ferramentas, os processos e soluções conhecidas na prática para criar um novo conceito de produção, no qual fornecedores são partes do processo de produção.

Células de produção - É um conceito que divide uma fabrica em pequenas fabricas mais ou menos independentes e não obrigatoriamente no mesmo prédio. A soma dos produtos dessas unidades compõe o produto final.

Manufatura integrada por computador é o eficiente uso da tecnologia de informação em manufatura para aumentar a produtividade e eficiência de modernas empresas de manufatura. Obviamente, o projeto do sistema de informação de cada sistema de manufatura é um esforço crucial na implementação em um ambiente.

Benchmarking - é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Produção Customizada - é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto

Passo 2 e 3

Nome da empresa: Tart’graf

Localização: Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, 1796 - Vila Prudente - São Paulo, SP

Segmento: gráfico

Porte: Médio

Produtos comercializados: impressão e personalização de produtos gráficos e cartões comerciais.

Público alvo: empresas públicas e privadas.

Nome do funcionário: Amanda

Cargo na empresa: Assistente de faturamento

Inputs

Mão de obra: operadores de máquinas, revisores, design gráfico, etc.

Capital: instalações prediais, máquinas e equipamentos.

Insumos: principais matérias primas – papel, tinta, plástico.

Funções de transformação

Matéria-prima são transformadas através de máquinas e impressoras industriais.

Outputs

Impressões diversas e cartões bancários, comerciais, etc.

Etapa 2

CONSÓRCIO MODULAR - CONCEITO

No consórcio modular, os fornecedores, também chamados modulistas, estão instalados dentro da planta da montadora e são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com